Como o IPv6 pode de fato afetar a segurança de uma rede?

Perguntado por: Cláudio Salvador Vaz Gaspar Nunes  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.2/5 (50 avaliações)

O principal problema de segurança é que os túneis não autorizados podem tornar o tráfego de IPv6 invisível criando um caminho desprotegido para dentro e fora da rede corporativa. O fechamento desses caminhos requer visibilidade e é importante saber como funcionam os mecanismos de transição para o IPv6.

Como funciona o aspecto da segurança no IPv6 Este modo é mais seguro que o IPv4 Se sim explique o porquê?

Atuando em 128 bits, o IPv6 suporta cerca de 340 undecilhões de endereços, contra 4 bilhões suportados pelo IPv4. ... Um exemplo é o IP Security, que garante autenticidade, integridade e confidencialidade por meio de criptografia, embora o IPv4 conte com firewalls e outros dispositivos para garantir segurança.

Porque o IPv6 é necessário?

Permite maior número de dispositivos conectados

Esse é um dos maiores ganhos que o IPv6 trará. A possibilidade de conectar múltiplos aparelhos simultaneamente será fundamental para as estratégias de empresas. Afinal, ela torna o uso de novas tecnologias, como a Internet das Coisas e a internet 5G, muito mais prática.

O que é IPv6 Como funciona?

IPV6 é o protocolo da internet. A versão 6 é a mais atual e sucede a anterior, IPV4. Ao enviar e receber informação pela internet, os dados são divididos em pacotes. Cada pacote é identificado por um endereço de quem envia e de quem recebe.

Como ativar IPv6 na minha rede?

Instalar IPv6
  1. Clique em Iniciar, clique em Painel de Controle e clique duas vezes em Conexões de Rede.
  2. Clique com o botão direito do mouse em qualquer conexão de área local e clique em Propriedades.
  3. Clique em Instalar.
  4. Clique em Protocolo e clique em Adicionar.
  5. Clique em Microsoft TCP/IP versão 6 e clique em OK.

Como o IPv6 afeta a segurança das redes

18 questões relacionadas encontradas

Como atribuir IPv6?

Em endereços IPv6 ela continua sendo escrita do mesmo modo que no IPv4, utilizando a notação CIDR. Esta notação é representada da forma “endereço-IPv6/tamanho do prefixo”, onde “tamanho do prefixo” é um valor decimal que especifica a quantidade de bits contíguos à esquerda do endereço que compreendem o prefixo.

Como saber se IPv6 está ativado?

Para saber se sua rede conta com suporte a IPv6, é necessário realizar os testes em sites específicos. Um exemplo é o teste de IPv da FCT. Lá, serão disponibilizados endereços com essas configurações. E, caso sua máquina esteja configurada com IPv6, seu dispositivo conseguirá fazer a leitura.

Onde é usado o IPv6?

O IPv6 é a versão mais recente do chamado Internet Protocol (Protocolo de Internet), mais conhecido como IP. Esse é o padrão usado para a comunicação entre todos os computadores ligados à Internet.

O que melhora com IPv6?

O protocolo IPv6 pode manipular pacotes de maneira mais eficiente, melhorar o desempenho e aumentar a segurança. Ele permite que provedores de serviços de internet reduzam o tamanho de suas tabelas de roteamento, tornando-os mais hierárquicos.

O que acontece se desativar o IPv6?

Não é recomendável desativar o IPv6 em condições normais, mas usuários avançados recorrem à prática para resolver alguns problemas de conexão. Por ser relativamente novo, o protocolo pode ter sido mal implementado pelo provedor, causando problemas de rotas e incompatibilidades com sistemas.

Qual é a principal motivação para o desenvolvimento do IPv6?

Motivação para IPv6

A redução do espaço de endereços IPv4 tem sido o principal fator para migrar para o IPv6. À medida que África, Ásia e outras áreas do mundo ficarem mais conectadas à Internet, não haverá endereços IPv4 suficientes para acomodar esse crescimento.

Por que o NAT não é necessário no IPv6?

a) A implementação do IPv6 em uma rede LAN faz com que não seja necessária a utilização de NAT, pois o protocolo em sua nova versão possui endereços válidos o suficiente para dispensar seu uso, além de proporcionar maior velocidade na troca de informações.

Qual é mais seguro IPv4 ou IPv6?

Um dos pontos chave desta transição é a segurança. Muitos têm apostado que o IPv6 é naturalmente mais seguro que o IPv4, se baseando, provavelmente, no suporte obrigatório que o IPv6 oferece ao IPSec.

Qual a principal diferença do IPv4 para o IPv6?

A diferença mais óbvia, e a mais aplicável para pessoas comuns, é a diferença nos formatos: IPv4 usa um endereço de 32 bits. IPv6 usa um endereço de 128.

O que é melhor IPv4 ou IPv6?

IPv4vs IPv6 – Segurança

O IPv6 traz recursos adicionais de segurança de rede, como o IP Security, que garante autenticidade, integridade e confidencialidade por meio de criptografia, embora o IPv4 conte com firewalls e outros dispositivos para garantir segurança.

Como criar um endereço IPv6?

Para iniciar a interface IPv6 que criou, siga estes passos:
  1. Na linha de comandos, introduza STRTCPIFC (comando Start TCP/IP Interface) e prima F4 (Pedido) para aceder ao menu Iniciar Interface de TCP/IP.
  2. No pedido Endereço Internet, especifique o endereço IPv6 que definiu e prima Enter.

Como mudar para o IPv6?

Para alterar as configurações para uma conexão sem fio, selecione a guia sem fio, em seguida, selecione a rede sem fio apropriada. Clique em Editar e, na janela que aparece, selecione a aba Configurações IPv4 ou Definições IPv6.

Como configurar protocolo IPv6?

Criar manualmente uma interface IPv6
  1. Em System i Navigator, expanda sistema > Rede > Configuração de TCP/IP > IPv6.
  2. Faça clique com o botão direito do rato em Interfaces e siga um destes passos: ...
  3. Siga os passos do assistente Nova Interface IPv6 para criar uma.

Por que o IPv4 está acabando?

A Internet continua a crescer exponencialmente, com a conexão de novas empresas, instituições e pessoas à rede. Fatores como a inclusão digital e as tecnologias 3G, entre muitos outros, contribuem para esse crescimento. Por isso os endereços estão terminando.

Como funciona o aspecto da segurança no IPv6?

O IPv6 também suporta resolução de nomes mais segura. O protocolo Secure Neighbor Discovery (SEND) é capaz de permitir a confirmação criptográfica de que um host é quem ele afirma ser no momento da conexão. Isso torna mais difícil o ARP Poisoning e outros ataques baseados em nomes, como o IP Spoofing.

Para que serve o IPv4?

IPv4 significa Protocol version 4, ou versão 4 de protocolos. É a tecnologia que permite que nossos aparelhos conectem na Internet, seja qual for o tipo de gadget – pode ser PC, Mac, smartphones ou outros aparelhos.

Por que usar tunelamento para IPv6 com o IPv4?

O tunelamento é um método de integração onde um pacote de IPv6 é encapsulado dentro de outro protocolo, como o IPv4. Esse método permite a conexão das ilhas de IPv6 sem que haja a necessidade de converter as redes intermediárias para o IPv6.

O que acontece se ativar o IPv6 no roteador?

Logo, ativar o IPv6 na rede reduz os custos com a mesma. Grandes sites como Google, Youtube, Facebook, Amazon e praticamente todos os principais serviços da internet da atualidade já funcionam com o IPv6. Então, boa parte do tráfego do provedor vai acabar passando pelo IPv6.

O que é o que é Nat?

o que é nat (Network Address Translation)?

O NAT protocolo aplicado na camada de rede e tem como função fazer a tradução dos endereços IP e Portas TCP da rede local para o mundo (Internet).

Quais são as principais características do IPv6?

Característica do IPv6
  • Endereços Maiores. O novo tamanho de endereço é a mudança mais visível. ...
  • Formato Flexível de Cabeçalho. O IPv6 usa um formato de um datagrama inteiramente novo e incompatível. ...
  • Opções Aprimoradas. ...
  • Suporte para Alocação de Recursos. ...
  • Provisão para Extensão de Protocolos.

Artigo anterior
O que mancha piso de porcelanato?
Artigo seguinte
Qual a diferença de despercebido para despercebido?