Como o INSS avalia o PPP?

Perguntado por: Érika Luísa Alves  |  Última atualização: 13. März 2022
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O documento estabelece que “quando da análise do PPP pela Perícia Médica Previdenciária, seja observado que o campo de registro de responsável pela monitorização biológica deverá ser preenchido obrigatoriamente pelo médico do trabalho da empresa”.

Quanto tempo o INSS leva para analisar o PPP?

Ou seja, o tempo de análise para quase todos os benefícios foi ampliado. O prazo legal previa o limite máximo de 45 dias para a análise de todos os benefícios. No entanto, o INSS vinha descumprindo esse limite. Por isso agora o INSS terá um prazo de 30 a 90 dias para analisar a concessão, dependendo do benefício.

Quando o PPP não é aceito pelo INSS?

Os motivos mais comuns que o INSS alega são: Ausência ou informações insuficientes acerca dos documentos.

Porque o INSS pede o PPP?

O PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) é o documento mais importante para você conseguir uma Aposentadoria Especial ou para comprovar seu tempo de atividade insalubre no INSS.

O que influencia o PPP para ajuda na aposentadoria?

O PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário – é fundamental para a concessão de aposentadoria especial. Esse cuidado com a saúde do trabalhador foi criado para mapear as condições de trabalho, de forma a fundamentar um menor tempo de serviço para os empregados que se submetem a condições prejudiciais à saúde.

Entenda tudo sobre o PPP na aposentadoria do INSS

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Quem tem direito ao PPP para aposentadoria?

Todos empregados tem direito ao PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), independente da profissão ou atividade na empresa. Isso mesmo! Mesmo os empregados que não tem direito a aposentadoria especial tem direito ao PPP.

Como saber se o PPP dá direito a aposentadoria especial?

Para isso, o profissional precisa solicitar ao empregador os documentos de Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e o Laudo das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT). Com esses documentos, quem recebe periculosidade tem direito à aposentadoria especial.

Quem avalia o PPP no INSS?

O documento estabelece que “quando da análise do PPP pela Perícia Médica Previdenciária, seja observado que o campo de registro de responsável pela monitorização biológica deverá ser preenchido obrigatoriamente pelo médico do trabalho da empresa”.

Quem deve preencher o PPP?

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um documento em formato de formulário que deve ser preenchido por toda empresa que tem funcionários em seu quadro profissional. Foi criado em 2004 e é de caráter sigiloso e individual, ou seja, cada empregado deve ter o seu.

Como incluir PPP no INSS?

Para solicitar o PPP para aposentadoria, é necessário apenas solicitar o documento para a mesma. Normalmente, o setor que cuida da documentação do trabalhador é o RH, mas pode haver outro setor responsável. É importante fazer o pedido de uma maneira que você tenha um registro da solicitação.

Como provar tempo especial sem o PPP?

Passo 1 - Comprove que você não conseguiu o PPP!
  1. Envie uma correspondência com AR pro endereço das empresas que seu cliente trabalhou. ...
  2. Lembre-se de colocar a descrição do conteúdo da Carta como “SOLICITAÇÃO DE PPP e LTCAT”, assim o juiz vai saber que a carta foi enviada com a finalidade da solicitação do PPP e do LTCAT.

O que fazer quando o PPP está errado?

É necessário impugná-los na instância apropriada, ou seja, na Justiça do Trabalho. O primeiro passo, porém, seria requerer formalmente ao empregador a retificação do PPP para que passe a constar dele informações corretas acerca do trabalho.

Quanto tempo demora para sair o resultado do BPC?

INSS tem 30 dias para concluir a análise de pedido de BPC/LOAS feito há 9 meses. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) determinou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve concluir em análise de pedido de Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) feito há 9 meses em até 30 dias.

Quando o benefício é concedido Quanto tempo para receber?

Apesar do prazo legal de 45 dias, atualmente, o período é de cerca de 120 dias para que o cidadão receba uma resposta, o que causa filas de espera. Ao longo da análise, é possível acompanhar o requerimento por meio do site do INSS ou por telefone.

Quem pode ser responsável pelos registros ambientais PPP?

Sim. O Técnico de Segurança do Trabalho é um dos profissionais que pode responder pelo preenchimento dos registros ambientais (informações) no PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).

Quais os requisitos para a concessão da aposentadoria especial?

Para se aposentar, você precisa de:
  • 55 anos de idade + 15 anos de atividade especial, para as atividades de alto risco;
  • 58 anos de idade + 20 anos de atividade especial, para as atividades de médio risco;
  • 60 anos de idade + 25 anos de atividade especial, para as atividades de baixo risco.

Como faço para conseguir o PPP?

Como conseguir o PPP de empresa que fechou?
  1. Procure o seu sindicato. ...
  2. Procure os antigos sócios da empresa. ...
  3. Busque por processos de aposentadoria de ex-funcionários da empresa. ...
  4. Encontre testemunhas ou solicite uma perícia.

Quem tem direito a aposentadoria especial de 25 anos?

Quem tem direito à aposentadoria especial? Contribuintes expostos, de forma contínua e ininterrupta, aos agentes nocivos especificados em lei. Com duração de 25, 20 ou 15 anos com, no mínimo, 180 meses de efetiva atividade e contribuição (carência).

Como saber se o meu BPC foi aprovado?

Como saber se seu requerimento foi aprovado para receber o BPC? O INSS enviará uma carta para a sua casa informando se você vai receber ou não o BPC. Essa carta também informará como e onde você receberá o dinheiro do BPC.

Como saber o resultado da perícia do BPC?

Há também a possibilidade de saber o resultado da perícia médica do INSS por meio do telefone. Para isso, o cidadão deve ligar para o número 135 e informar CPF, número do benefício, nome completo e data de nascimento.

Como ser aprovado no BPC?

O BPC é concedido ao cidadão com 65 anos ou mais ou pessoa com deficiência que não tenha condições de trabalhar e que está em situação de vulnerabilidade social. Nessa última situação, é necessário comprovar ter uma renda per capita mensal de até 25% do salário mínimo.

Como pedir retificação de PPP?

Muitas vezes o empregador preenche de forma incorreta o PPP, deixando de colocar, total ou parcialmente, as funções de risco. Nesses casos, a primeira providência do empregado é requerer à empresa, por escrito, para a retificação do PPP. Muito importante: esse pedido deve ser entregue com cópia assinada de recebimento.

Qual o valor da multa do PPP?

Deixar de emitir tal documento, que constitui uma obrigação do empregador, sujeita este ao pagamento de multa, cujo valor mínimo é R$ 2.519,31 e pode chegar até a R$ 251.929,36.

Como comprovar período especial?

A partir de 1995 ou se antes disso você não exerceu nenhuma das profissões automaticamente reconhecidas como especiais você deve provar com documentos que esteve exposto a agentes insalubres ou à periculosidade. A partir de 2004 o documento válido para comprovar a atividade especial é o PPP.

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