Como o coordenador pedagógico pode orientar o professor?

Perguntado por: Tatiana Kyara Baptista Castro Alves  |  Última atualização: 30. April 2022
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A cada ano, o coordenador pedagógico pode ajudar o professor a preparar aulas, atividades e projetos que atendam aos objetivos anuais da escola. Para isso: Separe um tempo com cada professor, no início de cada semestre. Promova reuniões de equipe pedagógica constantemente.

Como a equipe pedagógica pode orientar o professor?

A equipe pedagógica deve acompanhar todo o processo, realizar reuniões com os professores sobre práticas pedagógicas, orientar no planejamento das aulas, discutir critérios e instrumentos de avaliação, ou seja, retomar a formação didático-pedagógica.

Como um coordenador pedagógico deve agir?

Ele deve sempre proporcionar questionamentos, uma postura crítica e reflexiva de seu corpo docente e escolar como um todo. Assim, o Coordenador Pedagógico se torna responsável por recriar constantemente o ambiente escolar, sempre com o auxílio das personas — pais, alunos, professores.

Como a equipe pedagógica pode orientar o professor através do PPP?

Tomando como base o projeto político-pedagógico, pode-se compreender todo o funcionamento, a estrutura, a metodologia e a prática pedagógica, enfim, tudo o que pode e deve ser esclarecedor para o bom entendimento quanto à estrutura e o funcionamento da escola, tanto por parte da comunidade e especialmente pelos ...

Como o coordenador avalia o professor?

Faça o acompanhamento de algumas aulas

Uma vez combinado desde o início do ano letivo, o coordenador ou mesmo o diretor podem decidir a qualquer momento assistir a uma aula do professor. Também existe a possibilidade de que seja gravada uma aula para depois assistirem juntos e comentarem sobre ela.

Como os coordenadores podem ajudar os professores

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Quem avalia o professor?

Avaliar o professor, oficialmente, é uma responsabilidade da diretoria e mantenedores do centro de ensino. Entretanto, o que este artigo busca apresentar é uma forma de você, aluno, saber se aquele professor está sendo bom para seu aprendizado. Claro, é extremamente importante ressaltar que a sua parte deve ser feita.

Quais são as funções de um professor coordenador?

É o coordenador quem analisa, avalia e dá feedback para pais e professores em relação aos resultados de aprendizagem dos alunos. Portanto, ele é quem planeja formas de trabalhar as demandas dos discentes. Para cumprir a função de transformador, o coordenador fornece condições reais para a aprendizagem.

Como deve ser atuação do professor e sua Inter-relação com a equipe administrativa e pedagógica?

A equipe pedagógica pode orientar o professor na execução do projeto pedagógico de modo que muitas vezes a uma adaptação na execução das tarefas escolares dando a inclusão de novos elementos pedagógicos, por isso a equipe pedagógica pode instituir os professores quanto a estas mudanças e como agir.

Como orientar o professor?

NOVE CONSELHOS PARA ORIENTAR O TRABALHO DOS PROFESSORES
  1. 1) NO COMEÇO, APRENDER DEVE SER DIFÍCIL. ...
  2. 2) ELOGIOS PODEM SER MAIS PREJUDICIAIS DO QUE BENÉFICOS. ...
  3. 3) O PROFESSOR DEVE TER TOTAL DOMÍNIO SOBRE A MATÉRIA. ...
  4. 4) NÃO HÁ EVIDÊNCIAS FAVORÁVEIS A MONTAR GRUPOS BASEADOS EM HABILIDADES.

Como a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do desenvolvimento da disciplina?

A Equipe Pedagógica é responsável pela coordenação das ações didático-pedagógicas, que acontecem na instituição escolar. É um trabalho de liderança que ajuda a escola a desempenhar melhor o seu processo de ensino-aprendizagem, em função de uma educação de qualidade oferecida aos alunos.

O que o coordenador pedagógico não pode fazer?

Os 6 papéis equivocados do coordenador pedagógico
  • O fiscal. Perfil Ele parece que está na escola só para verificar se tudo está nos conformes. ...
  • O secretário. Perfil Conferir listas de chamadas e arquivá-las. ...
  • O psicólogo. ...
  • O síndico. ...
  • O relações-públicas. ...
  • O assistente social.

Quais são os três princípios de um coordenador pedagógico?

Para exercer essa função o perfil do coordenador pedagógico deve ser baseado em três princípios: A capacidade de ser formador de opinião, articulador e transformador.

Como é a rotina de um coordenador pedagógico?

Na rotina de um coordenador pedagógico, algumas tarefas são: preenchimento de pautas de reuniões de pais e professores, revisão de portfólios, registros de classe e planejamentos, relatórios de conselhos de classe, tabulações de avaliação de desempenho dos alunos e registros das observações de aulas dos docentes.

Quem orienta o professor?

Podemos conceber o coordenador pedagógico como sendo um formador, um promotor da formação continuada, um estimulador da aprendizagem discente através do aperfeiçoamento docente, um elo entre comunidade, educador, educando e educação.

Como deve ser a relação coordenação pedagógica e corpo docente?

Relacionamento entre coordenador e professor exige respeito e cumplicidade. Trabalhar diretamente com pessoas, em qualquer profissão, exige saber se relacionar. ... E ele será muito mais eficiente se a relação com os professores for de respeito, apoio, reconhecimento e cumplicidade.

Como fazer uma devolutiva para o professor?

5 dicas para fazer uma boa devolutiva de observação em sala de aula
  1. Marcar uma conversa franca com o professor. ...
  2. Produzir uma devolutiva formativa escrita, apontando inicialmente os aspectos positivos vistos na prática docente.

O que é estratégia na educação?

As estratégias de ensino-aprendizagem são técnicas que têm como objetivo ajudar o aluno a construir seu conhecimento a respeito de um determinado tema. O professor que consegue aplicar diferentes estratégias de ensino-aprendizagem em suas aulas consegue que seus alunos obtenham melhores resultados.

O que é o acompanhamento pedagógico?

O acompanhamento pedagógico é uma forma de coordenadores e professores avaliarem individualmente o desempenho escolar dos alunos. Por meio do acompanhamento, é possível oferecer uma metodologia personalizada e exclusiva para cada aluno, atendendo às suas dificuldades específicas.

Qual a importância da relação do professor com a equipe pedagógica?

Promover a integração da equipe docente

Colocar os docentes em contato é uma prática de grande valor para qualquer instituição escolar. Não só pela troca de informações e conhecimentos, mas também pela possibilidade de integrar a equipe e estimular a construção coletiva das propostas pedagógicas e institucionais.

Qual a relação entre pedagogo e professor?

O Pedagogo é um profissional especialista em educação, que atua dentro da escola nos processos ligados ao ensino e aprendizagem. É um trabalho de apoio educacional que fortalece a construção do conhecimento e está relacionado diretamente às atividades do professor.

Qual a atuação do professor na educação infantil?

O professor que atua na educação infantil deve ter uma preocupação específica de como lidar com as crianças no dia-a-dia e em situações especiais. Ao se tratar de alunos iniciantes no convívio escolar surgem situações diferentes e inesperadas em relação às demais fases escolares.

Quais são as habilidades do coordenador pedagógico?

As principais habilidades de coordenador pedagógico
  • Liderança. ...
  • Boa comunicação. ...
  • Visão geral. ...
  • Senso de coletividade. ...
  • Humanidade.

Quem é o coordenador?

substantivo masculino Pessoa especializada que se responsabiliza pelo andamento de uma equipe, pelo progresso de um projeto, pela orientação escolar e pedagógica de crianças; quem se qualifica para atuar na organização e estruturação metódica de alguma coisa: coordenador de projetos; coordenador pedagógico.

Como o aluno pode avaliar o professor?

Alunos. Você pode até incluir os alunos no sistema de avaliação, por meio de assembleias, por exemplo, em que cada sala se reúne e levanta alguns pontos positivos e negativos sobre o trabalho do professor. Também podem ser feitos questionários, entregues individualmente para cada aluno.

Como o professor deve avaliar seus alunos?

Novas formas de avaliar os alunos na escola
  • Autoavaliação. ...
  • Diversificação das atividades avaliativas. ...
  • Estimulo à cooperação. ...
  • Avaliações atreladas a elementos do cotidiano. ...
  • Valorização da interdisciplinaridade.

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