Como o conceito de medidas está inserido o cotidiano das crianças?

Perguntado por: Davi Denis Valente Morais  |  Última atualização: 13. August 2024
Pontuação: 4.5/5 (21 avaliações)

As medidas estão em diversas atividades cotidianas das crianças. Os objetos possuem massas, volumes, tamanhos e temperaturas diferentes. Além disso, ainda podemos medir atividades, experiências e tarefas, pelo tempo.

Qual a importância das unidades de medidas no nosso cotidiano?

Elas são utilizadas para medir grandezas, como comprimento, massa, capacidade, volume e tempo. As unidades de medida mais comuns para medir comprimento são centímetros (cm), metros (m) e quilômetros (km). As unidades de medida mais comuns para medir massa são gramas (g) e quilogramas (kg).

Porque trabalhar medidas na Educação Infantil?

O ensino das medidas é importante não apenas pela possibilidade de usá-las em situações cotidianas mas também porque permite estabelecer conexões entre conhecimentos matemáticos distintos, uma habilidade importante para toda a vida escolar.

Como ensinar medidas para crianças?

É aconselhável que comece pela medida de comprimento, pela facilidade de manuseio dos instrumentos. Nesse momento o professor deve pedir que eles escolham entre a régua, a trena, a fita métrica (instrumentos mais conhecidos para medir comprimento) para medir todos os objetos que mediram antes com o palmo e com o lápis.

Qual o objetivo de trabalhar medidas?

(EF02MA16) Reconhecer e relacionar medidas de comprimento, capacidade e massa, relacionando medidas padronizadas ou não. Compreender ideias de medidas de comprimento, massa e capacidade com unidades padronizadas ou não em diferentes situações do cotidiano. Diferentes instrumentos de medidas padronizados ou não.

COMO APRENDER AS MEDIDAS DE COMPRIMENTO - Vila Educativa

42 questões relacionadas encontradas

Como trabalhar unidades de medidas na educação infantil?

Para estimular que a criança se questione sobre seu peso e altura pergunte se ela se acha grande ou pequena; e se pudesse se medir com maçãs, quantas maçãs ela acha que precisaria para corresponder à sua altura; pergunte também quantas maçãs ela precisaria para corresponder ao seu peso.

Como trabalhar medida de tempo na educação infantil?

Mas, como trabalhar as noções de tempo na escola, especificamente na Educação Infantil?
  1. Usar a rotina como aliada. ...
  2. Utilizar uma linguagem precisa. ...
  3. Tenha, em sala de aula, ferramentas que fazem referência ao tempo. ...
  4. Usar a natureza como aliada.

O que são grandezas e medidas na educação infantil?

mesma espécie, por exemplo, dois comprimentos, duas áreas, dois volumes. Ao comparar, geralmente não basta saber se é maior ou menor, pesado ou leve. É preciso saber quanto é maior, menor, mais pesado ou mais leve, por isso temos que medir. As grandezas são atributos dos objetos que são passíveis de serem medidos.

Quais são as noções de grandeza na educação infantil?

A partir do corpo das crianças, é possível explorar noções de altura, peso, medidas das mãos e pés, tamanho de roupas e calçados, temas pelos quais os alunos manifestam interesse e curiosidade. Objetos da sala de aula podem ser comparados e medidos quanto ao comprimento, ao peso, à massa.

O que é medida de massa educação infantil?

As medidas de massa são unidades padronizadas. A massa é a medida da quantidade de matéria em um corpo. Quando colocamos um objeto em uma balança, é comum dizer que queremos saber seu “peso”, mas, na verdade, o que estamos medindo é a massa do objeto.

O que se trabalhar em grandezas e medidas?

A minha pretensão ao trabalhar Grandezas e Medidas tem como foco a frequente necessidade de se conhecer as diversas medidas existentes, pois desde muito cedo todos tem experiências com as marcações de tempo (dia, noite, hoje, amanhã, ontem) e com as medidas de massa, capacidade.

Quais são as noções de tamanho?

Pequeno, médio e grande.

Quais são as medidas que usamos no dia a dia?

Atualmente as unidades de medidas utilizadas e padronizadas pelo sistema internacional de medidas são: Quilômetro (km), Hectômetro (hm), Decâmetro (dam), metro (m), Decímetro (dm), Centímetro (cm) e Milímetro (mm).

Como a unidade de medidas está presente no dia a dia?

O sistema de medidas está presente no nosso dia a dia de diversas formas. Por exemplo: é comum irmos ao supermercado e fazermos a conversão de gramas (g) para quilogramas (kg) de um determinado produto, a fim de sabermos se é mais vantajoso comprá-lo numa embalagem maior ou através de algumas menores.

Qual é a importância de se ensinar grandezas e medidas?

O estudo de Grandezas e Medidas, dentre outros conteúdos, traz para a aprendizagem do aluno grande importância tanto de caráter prático como no utilitário, daí a importância da escola potencializar essa aprendizagem para que os alunos possam vê cada vez mais significância quando forem trabalhados com eles, conteúdos ...

Quais os conceitos para trabalhar na educação infantil?

Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade.

O que significa noções de tamanho?

São as possibilidades de obter as medidas de largura, comprimento e profundidade em figuras e sólidos geométricos.

Quais são os conceitos de matemática na educação infantil?

Os primeiros conceitos e habilidades matemáticas incluem: compreender tamanho, forma, padrões; capacidade de contar verbalmente; reconhecer numerais; identificar mais e menos; compreender a correspondência um a um.

O que diz a Bncc sobre grandezas e medidas?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza que as medidas quantificam grandezas do mundo físico e são fundamentais para a compreensão da realidade.

São exemplos de grandezas e medidas?

Algumas das grandezas físicas estudadas na Física são: deslocamento, velocidade, aceleração, força, comprimento, corrente elétrica, intensidade luminosa, massa, quantidade de substância, temperatura e tempo. Todas as grandezas físicas são, no mínimo, descritas com um valor número e uma unidade de medida.

Quais são as principais grandezas e medidas?

No Sistema Internacional de Unidades, foram definidas sete principais grandezas, sendo elas: comprimento (m), massa (kg), tempo (s), corrente elétrica (A), temperatura termodinâmica (K), quantidade de substância (mol[12]), e intensidade luminosa (cd). A partir dessas unidades, se derivaram as demais.

O que é noção de tempo e espaço na educação infantil?

As noções espaciais ajudam a criança a conhecer e compreender melhor o espaço ao qual está inserido, facilitando assim, suas vivências nesse lugar e também uma visão mais ampla sobre esse espaço. As noções temporais favorecem a construção temporal, ou seja, a noção da simultaneidade de acontecimentos.

Qual habilidade para medida de tempo?

Habilidade da BNCC

EF04MA22 - Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.

Como trabalhar medidas de tempo em sala de aula?

Apresente uma atividade de organização semanal escolar, fazendo as principais observações. Peça aos alunos que anotem em seu caderno a agenda semanal das aulas que eles têm durante a semana, perguntando quantos minutos tem cada aula e quantas horas de aula há durante a semana.

Artigo anterior
Qual é a metade de 23 reais?
Artigo seguinte
O que fazer quando se trava a coluna?