Como o cliente com deficiência intelectual deve ser atendido?

Perguntado por: Ivan Tiago de Andrade  |  Última atualização: 13. März 2022
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Aja sempre com naturalidade. Se ocorrer alguma situação inusitada, uma boa dose de delicadeza, sinceridade e bom humor nunca falham. Quando relacionar-se com pessoas cegas ou com deficiência visual, identifique-se, faça-a perceber que você está falando com ela e ofereça seu auxílio.

Como atender um cliente com deficiência intelectual?

Fale diretamente com a pessoa, e não de lado ou atrás dela. Faça com que a sua boca esteja bem visível. Gesticular ou segurar algo em frente à boca torna impossível a leitura labial. Quando falar com um cliente com deficiência auditiva ou surdo, tente ficar num lugar iluminado.

Como deve ser o atendimento ao cliente com deficiência?

Dicas para o bom atendimento a pessoas com deficiência
  1. Deixe a pessoa surdocega apoiar-se em seu antebraço ao andar.
  2. Alerte sempre que houver portas, escadas ou veículos.
  3. Tente ser bem claro na sua forma de se comunicar, combine com ela um sinal para ser identificada.

Como as empresas precisam se preparar para atender as pessoas com deficiência?

Para incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, é necessário realizar um processo seletivo específico.
...
3. Seleção especializada
  • 3.1. Contratação de empresa especializada. ...
  • 3.2. Levantamento de competências. ...
  • 3.3. Identificação de necessidades. ...
  • 3.4. Emprego da tecnologia.

O que as empresas podem fazer para facilitar a inserção das pessoas com deficiência na sociedade?

Os treinamentos também serão fundamentais para construir as relações de trabalho que permitirão a inclusão. É possível que os colaboradores e a empresa precisem modificar processos operacionais, além de promover adaptações na execução de tarefas para que a PcD consiga se adaptar à rotina de trabalho.

[Reprise] Como estimular Habilidades Cognitivas na Deficiência Intelectual

28 questões relacionadas encontradas

O que as empresas podem fazer pela inclusão de pessoas com deficiência?

O Que as Empresas Podem Fazer pela Inclusão das Pessoas com Deficiência. O Instituto Ethos busca trazer a diferença para dentro da empresa, combatendo o preconceito e reconhecendo a igualdade essencial entre as pessoas, é uma atitude que faz parte da postura ética a ser adotada como valor e prática nos negócios.

Qual a maneira correta de atender um deficiente?

– Quando você atender um cliente cadeirante, procure sempre atendê-lo na mesma altura que ele – se estiver de pé, puxe uma cadeira. – Não se apóie em uma cadeira de rodas ou a toque sem pedir. Também não a empurre sem permissão.

Como deve ser o atendimento do profissional da saúde para pacientes com deficiência física?

Se estiver acompanhando uma pessoa que ande ou fale devagar, recepcione-a com calma e atenção e sempre procure acompanhar o seu ritmo. Seja gentil, não movimente a cadeira de rodas sem antes pedir permissão e perguntar como proceder.

Como devemos tratar as pessoas com deficiência visual?

6 dicas para ajudar uma pessoa com deficiência visual sem pagar...
  1. Não “force” uma ajuda. ...
  2. Evite andar sobre o piso tátil. ...
  3. Evite ficar no celular enquanto anda. ...
  4. Identifique-se ao falar com uma pessoa cega ou com baixa visão. ...
  5. Ofereça lugar no transporte coletivo.

O que fazer quando o cliente e grosseiro?

10 dicas de como tratar cliente mal educado
  1. 1 – Pratique a escuta ativa. ...
  2. 2 – Faça perguntas para ter uma noção mais clara da situação. ...
  3. 3 – Demonstre empatia pelo cliente. ...
  4. 4 – Disponha-se a solucionar os problemas com agilidade e eficiência. ...
  5. 5 – Seja honesto e sincero com o cliente.

Quais tipos de comunicação podemos utilizar durante o atendimento diferenciado?

Os principais tipos de atendimento utilizados
  • Presença no PDV. A forma mais tradicional é, sem dúvidas, o atendimento presencial no ponto de vendas. ...
  • Telefone. O uso do telefone também é bastante comum e conveniente, na maioria dos casos. ...
  • Email. ...
  • Chat. ...
  • Redes sociais. ...
  • Autoatendimento. ...
  • Omnichannel. ...
  • Chatbots nas redes sociais.

Quais os tipos de clientes difíceis e como lidar com cada um deles?

9 tipos de clientes difíceis de atender e como lidar com essa missão
  • 1 – O cliente confuso. Muitas vezes chega para o time comercial – principalmente para os SDR – cliente confusos. ...
  • 4 – O cliente apressado. O apressado é um dos tipos de clientes que pode ser assim por diversas maneiras. ...
  • 7 – O cliente que não aparece.

Como podemos nos comunicar com pessoas com deficiência visual?

Fale diretamente com a pessoa, não de lado ou atrás dela. Faça com que a sua boca esteja bem visível. Gesticular ou segurar algo em frente a boca torna impossível a leitura labial. Fique num lugar iluminado e evite ficar contra a luz, pois isso dificulta ver o seu rosto.

Quais os recursos acessíveis utilizados por deficientes visuais?

Pessoas cegas necessitam utilizar recursos não-ópticos como a grafia em Braille, recursos táteis, eletrônicos e de discriminação auditiva. A Biblioteca Central disponibiliza impressora de Braille e sala especial com livros em Braille, livros falados em fita cassete e em arquivos .

Quais são os serviços na área de saúde voltado para as pessoas com deficiência?

Toda pessoa com deficiência tem o direto de ser atendida nos serviços de saúde do SUS, desde os Postos de Saúde e Unidades de Saúde da Família, até os Serviços de Reabilitação e Hospitais.

Quais as ações como técnico em enfermagem na atenção às pessoas com deficiência?

atua na reabilitação, autocuidado, alimentação, aparência e no próprio lar da pessoa com deficiência, pois são os familiares, ou acompanhantes que convivem com as inúmeras dificuldades a serem enfrentadas, sendo que neste aspecto O enfermeiro também atuará, tentando facilitar o acesso e promovendo uma aproximação ...

Para que serve a reabilitação de pessoas com deficiências e quais os profissionais que atuam?

Reabilitação é processo de consolidação de objetivos terapêuticos não caracterizando área de exclusividade profissional e sim uma proposta de atuação multiprofissional e interdisciplinar, composto por um conjunto de medidas que ajudam pessoas com deficiências ou prestes a adquirir deficiências a terem e manterem uma ...

Como é o atendimento personalizado?

5 técnicas de atendimento personalizado
  1. 1 – Crie um banco de dados para seus clientes. ...
  2. 2 – Construa um relacionamento com seus clientes. ...
  3. 3 – Interaja de maneira humanizada. ...
  4. 4 – Proporcione certas exclusividades para cada cliente. ...
  5. 5 – Invista no treinamento das equipes de atendimento.

Como as empresas devem implementar um programa de inclusão para pessoas com deficiência?

Passo a passo para implementar o Programa de Inclusão

Buscar apoio especializado para a elaboração de um programa alinhado aos objetivos, missão e valores da empresa. Sensibilizar a alta direção para a importância do programa, em consonância com a legislação e como compromisso com a responsabilidade social.

Como as empresas estão fazendo para realizar a inclusão social?

Para promover a inclusão e o respeito às diversidades, sua empresa precisa motivar o relacionamento entre os membros da equipe. Afinal, todas as pessoas devem se sentir incluídas dentro daquele ambiente — e isso não vai acontecer se os funcionários não compreenderem a importância da causa.

Como uma pessoa com deficiência visual pode se comunicar através da leitura e da escrita?

O sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação.

Quais são as formas de se comunicar?

Quais são os tipos de comunicação?
  • Comunicação Verbal.
  • Comunicação não verbal.
  • Comunicação escrita.
  • Comunicação visual.

Pode falar deficiente visual?

O correto é dizer: pessoa cega ou pessoa com deficiência visual; pessoa surda ou pessoa com deficiência auditiva, pessoa com deficiência mental; pessoa com deficiência física; pessoa com hanseníase. A Lei Federal nº 9.010 de 23/03/1995, proíbe a utilização do termo lepra e derivados.

Qual o tipo de cliente mais difícil de atender?

Cliente especialista

Tipo mais difícil de abordar, o cliente especialista tem mais conhecimento sobre o produto ou serviço do que a própria equipe de vendas. É a pessoa que pesquisou antes de entrar em contato, por isso é provável que ele tenha comparado o produto ou serviço com diversas referências e saiba detalhes.

O que seria um cliente difícil?

Quando usamos a palavra “difícil” queremos dizer que se trata de um perfil que exige mais paciência e atenção. Vendedores, por exemplo, podem se deparar com clientes que não pagam em dia ou então que tenham algum tipo de limitação no entendimento do processo de venda.

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