Como negociar dívida através do Procon?

Perguntado por: Letícia Érica de Amaral  |  Última atualização: 9. Oktober 2024
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NEGOCIE SUA DÍVIDA PELO PORTAL CONSUMIDOR.GOV.BR A negociação também poderá ser feita pelo portal Consumidor.gov.br, um serviço público e gratuito que conecta consumidores e empresas para a resolução de conflitos. Você pode acessar o portal usando a sua conta Gov.br (prata ou ouro).

Tem como limpar o nome pelo Procon?

Se o consumidor constatar que seu nome está na lista de algum órgão de proteção ao crédito por erro, deve procurar a instituição que consta como informante e solicitar o cancelamento.

Como falar com o Procon pelo WhatsApp?

A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), informa que o atendimento pelo WhatsApp (65) 99228-3098 foi restabelecido. O órgão disponibilizou também mais um número para atendimento pelo WhatsApp: (65) 3613-2100.

Como funciona o processo do Procon?

O Procon é um órgão de defesa do consumidor, e ao registrar uma reclamação e abrir um processo administrativo contra uma empresa, o cliente ou comprador terá a mediação do órgão para resolver a questão. Pelo Procon, qualquer empresa pode ser intimada a lidar com um conflito consumerista.

Como participar do mutirão de dívidas?

As tratativas poderão ser feitas diretamente com a instituição financeira, em seus canais oficiais, ou pelo portal consumidor.gov.br, da Senacon. Nesse último caso, o consumidor precisa ter uma conta no Gov.br, o portal de serviços do governo federal, com nível Prata ou Ouro.

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Quem pode me ajudar a pagar minhas dívidas?

Quem pode me ajudar a pagar minhas dívidas? Quem está buscando crédito para quitar dívidas mais caras e reorganizar a vida financeira pode contar com a ajuda do Serasa Crédito, serviço da Serasa que busca opções de empréstimo e cartão de crédito gratuitamente e 100% online.

Como fazer um acordo para limpar meu nome?

Acesse o Serasa Limpa Nome ou o aplicativo. Informe seu CPF e senha (ou cadastre-se, caso não tenha login). Confira sua dívida na tela e clique em "Negociar".

Quais são os problemas que o Procon resolve?

Má qualidade, defeitos e falta de segurança de produtos (eletroeletrônicos, veículos, brinquedos e etc). Cobrança de taxa indevida ou dúvidas sobre cobrança de serviços. Propaganda e venda enganosa ou não cumprimento de uma oferta. Instruções de uso imprecisas e em desacordo com as normas vigentes.

Quanto tempo leva para o Procon resolve um problema?

O consumidor registra sua reclamação e a empresa tem até 10 dias para analisar e responder. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para comentar e avaliar a resposta da empresa, informando se sua reclamação foi Resolvida ou Não Resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.

O que precisa para abrir um processo no Procon?

Documentos Necessários para abertura de um processo no Procon:
  1. Cópia do RG;
  2. Cópia do CPF;
  3. Cópia da Nota Fiscal;
  4. Cópia do Contrato (se tiver);
  5. Cópia da Fatura Contestada (se for caso de cartão de crédito, água, energia elétrica, telefone);
  6. Cópia da Ordem de Serviço (se se tratar de conserto);

Como funciona o Procon online?

O Canal Eletrônico está disponível para envio de consultas, reclamações ou denúncias 7 (sete) dias por semana, 24 (vinte e quatro) horas por dia. As consultas são respondidas em até 5 (cinco) dias úteis e as reclamações registradas em até 15 (quinze) dias, contados da data do recebimento da reclamação.

Como falar com o Procon pelo celular?

Atendimento Telefônico – 151 (disponível para a Capital)

Como escrever para o Procon?

As reclamações de denúncias ao Procon-PE podem ser feitas presencialmente, por telefone, por e-mail, online e por WhatsApp. Atendimentos presenciais requerem agendamento online que pode ser feito aqui. O e-mail é: denuncia@procon.pe.gov.br. O telefone do call center é: 0800-282-1512, e o WhatsApp é: (81) 3181-7000.

O que acontece se a empresa não responder ao Procon?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), no fornecimento de produtos ou serviços que envolvam outorga de crédito ou concessão de financiamento, as multas de mora decorrentes do atraso de pagamento não poderão ser superiores a 2% do valor não pago.

Qual órgão procurar para limpar o nome?

Através das agências de Correios você pode negociar dívidas diretamente com os credores, desde que estejam na base de dados do Serasa. Uma vez que a dívida é negociada, você tem seus dados retirados do cadastro de restrição ao crédito e fica com o nome positivado.

Qual instituição procurar para limpar o nome?

O SPC Brasil ajuda consumidores e empresas a negociarem dívidas de forma justa para os dois lados.

O que acontece depois de abrir uma reclamação no Procon?

Após fazer a reclamação, o Procon notificará a empresa envolvida, que terá um prazo para apresentar uma solução. Caso a empresa não apresente uma solução satisfatória, o Procon poderá aplicar sanções e multas, além de promover ações judiciais em defesa dos direitos dos consumidores.

O que acontece quando eu aciono o Procon?

O acordo feito é registrado em ata que será homologado junto ao Poder Judiciário. Não havendo acordo, o órgão emite uma decisão administrativa, podendo o fornecedor ser penalizado com uma sanção administrativa tal como multa, suspensão de comercialização de produtos, dentre outras previstas em lei.

O que acontece depois de uma reclamação no Procon?

Se houve a resolução da demanda, há o seu arquivamento. Caso contrário, o PROCON Paulistano instaura um processo administrativo de reclamação. O fornecedor é intimado para resolver a demanda do consumidor, apresentar proposta de acordo ou apresentar defesa, no prazo de 20 dias.

Quando o cliente pode acionar o Procon?

O prazo para o consumidor reclamar do problema é de: • 30 dias para produto ou serviço não durável (por exemplo, alimentos, serviços de manicure, transporte público etc.). 90 dias para produto ou serviço durável (por exemplo, eletrodomésticos, móveis, serviço de ensino etc.).

Qual é o valor da multa do Procon?

De acordo com o art. 57, parágrafo único, do Código de Defesa do Consumidor, a multa não poderá ser inferior a duzentas e superior a três milhões de vezes o valor da UFIR.

Quando o cliente tem direito a indenização?

Para que seja caracterizado o dano moral no Direito do Consumidor, é necessário que exista uma relação de consumo estabelecida e que haja uma conduta ilícita do fornecedor de produtos ou serviços. Essa conduta pode envolver desde práticas abusivas de venda até a comercialização de produtos defeituosos.

Estou com muitas dívidas e não tenho como pagar?

O que fazer quando estiver devendo muito?
  1. 1 – Anote todos os gastos. ...
  2. 2 – Crie metas financeiras. ...
  3. 3 – Organize o orçamento. ...
  4. 4 – Converse com a família. ...
  5. 5 – Corte gastos desnecessários. ...
  6. 6 – Busque uma renda extra. ...
  7. 7 – Negocie com os credores.

Como quitar uma dívida com desconto?

Quatro passos para negociação de dívidas
  1. Acesse o Serasa Limpa Nome.
  2. Informe seu CPF.
  3. Digite sua senha. Caso ainda não tenha cadastro na Serasa, pode fazer gratuitamente na hora.
  4. Pronto! Caso tenha alguma oferta de renegociação, ela aparecerá na tela.

Como tirar os juros de uma dívida?

Por via de regra, não é possível tirar os juros de uma dívida. No entanto, por meio de negociações junto às instituições onde há débitos pendentes é possível reduzi-los.

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