Como mudar um pneu passo a passo por escrito?

Perguntado por: Luís Vieira Torres  |  Última atualização: 16. Oktober 2024
Pontuação: 4.4/5 (30 avaliações)

Como trocar o pneu do carro? Passo a passo
  1. 1) Pare em um lugar seguro e sinalize.
  2. 2) Pegue o estepe, o macaco e a chave de roda.
  3. 3) Afrouxe os parafusos.
  4. 4) Levante o veículo.
  5. 5) Solte os parafusos.
  6. 6) Faça a troca do pneu.
  7. 7) Aperte os parafusos.
  8. 8) Desça o veículo.

Como trocar o pneu do carro passo a passo?

Passo a passo de como trocar pneu
  1. Encoste o carro em um local plano e sinalize. ...
  2. Puxe o freio de mão e engate a 1ª marcha. ...
  3. Afrouxe os parafusos com a chave de roda. ...
  4. Engate o macaco e erga o carro. ...
  5. Substitua o pneu furado pelo estepe. ...
  6. Aperte os parafusos de maneira cruzada. ...
  7. Guarde o pneu furado e as ferramentas.

Como deve ser feita a troca de pneus?

Utilize o triângulo de sinalização para indicar o local que você está parado para trocar o pneu do automóvel. Mas, atenção com a distância mínima entre o carro e a sinalização. Ela deve ser de 30 metros. Em seguida, puxe o freio de mão, engrene o carro e afrouxe os parafusos.

O que fazer quando trocar o pneu do carro?

Faça a revisão geral. Assim você evita causar os mesmos danos ao pneu e corrige alguns defeitos do seu carro que poderiam se agravar no futuro. Acompanhe: é recomendado que nos primeiros 1.000 Km seguintes a uma troca se redobre o cuidado com as rodas e pneus. Você deve verificar se existem folgas ou barulhos incomuns.

Para que lado gira a chave para tirar o pneu?

Hora de pegar o pneu estepe, a chave de roda e o macaco. A primeira coisa a ser feita, é afrouxar os parafusos. E se você tem dúvida para que lado gira o parafuso do pneu, anota aí: é para o sentido anti-horário!

TROCAR PNEU - Deixa que a Fabiana Troca o Pneu

15 questões relacionadas encontradas

É melhor colocar pneus novos na frente ou atrás?

No caso de ter dúvidas entre colocar os pneus novos na frente ou atrás, o mais indicado é sempre priorizar a traseira, garantindo mais segurança. Por exemplo, em uma situação de pista molhada, é exigida a aderência dos pneus. As ranhuras da borracha fazem a drenagem dessa água parada na estrada.

É melhor colocar pneu novo na frente ou atrás?

Caso o motorista tenha dúvidas entre colocar seus pneus novos na frente ou atrás, o correto para ele é sempre apostar na traseira do carro, priorizando sua segurança. Por exemplo, em uma ocasião na qual a estrada se encontra molhada, a aderência dos pneus é exigida.

Quando troca os pneus é preciso fazer alinhamento?

Contudo, no caso da troca dos pneus, é recomendado refazer os processos. Um alinhamento ou balanceamento incorretos podem aumentar o desgaste dos pneus e forçar uma troca antecipada dos compostos. Por outro lado, a cambagem, que é o ajuste da inclinação das rodas, nem sempre é necessária, mas deve ser verificada.

O que é o alinhamento e balanceamento?

O balanceamento do automóvel faz parte do processo de manutenção preventiva, garantindo que as rodas girem sem vibrações. Já o alinhamento serve para ajustar os ângulos das rodas, evitar acidentes e garantir uma direção mais tranquila ao motorista, além de economizar combustível.

É possível trocar apenas um pneu?

São condições mais específicas em que a troca de apenas um pneu é recomendada. Mas, no geral, a recomendação é sempre substituir pelo menos dois pneus localizados no mesmo eixo. Se tiver somente dois pneus novos, os fabricantes orientam a utilizá-los sempre no eixo traseiro, independente do tipo de tração.

Para que lado tira o parafuso do pneu?

Dessa vez, gire no sentido anti-horário. Para apertar os parafusos, use a chave de roda, apertando-a com o pé no sentido anti-horário para que os 4 parafusos fiquem bem firmes. Guarde o roda com o pneu furado no lugar do estepe, lave as mãos e siga viagem!

O que é o estepe do carro?

O pneu reserva, chamado popularmente no Brasil de estepe, é o pneu sobressalente que a maioria dos automóveis possuem obrigatoriamente como item de segurança.

O que fazer primeiro alinhamento ou balanceamento?

É importante ressaltar que não se faz balanceamento sem primeiro fazer o alinhamento do veículo. O correto é fazer o balanceamento a cada 10 mil quilômetros rodados.

Como é feito o alinhamento?

Como o alinhamento é feito? Muitas pessoas acreditam que o alinhamento é feito apenas nos pneus. Na verdade, ele é executado no conjunto de pneus e rodas. Ao balancear a roda, o profissional utiliza uma máquina especializada para balanceamento que identifica os pontos com desnível e peso em excesso.

Como é feito o balanceamento?

Esse procedimento consiste em equilibrar o conjunto do pneu e das rodas, de modo que o veículo fique alinhado perfeitamente para rodar. O balanceamento é feito usando contrapesos, ou seja, pequenas peças que auxiliam na hora de equiparar a massa total dos eixos e lados do conjunto das rodas.

Pode fazer balanceamento sem alinhamento?

Não é obrigatório fazer o alinhamento e o balanceamento juntos. O que é recomendado é que sempre que for fazer um serviço você verifique a necessidade de realizar o outro.

É necessário balancear as rodas traseiras?

Se o motorista sentir trepidações na carroceria, por exemplo, é possível que haja desbalanceamento das rodas traseiras. Se as trepidações forem sentidas na direção, há possível desbalanceamento das rodas dianteiras. Portanto, ambos os eixos são importantes.

Qual pneu gasta mais na frente ou de trás?

Por conta da sua maior utilização nas curvas e frenagens, os pneus dianteiros são os mais exigidos e desgastam com mais facilidade.

Qual é a melhor marca de pneus?

Ranking das melhores marcas de pneus
  • Goodyear. Há mais de 120 anos, a Goodyear fabrica pneus para diversos tipos de veículos, incluindo carros. ...
  • Michelin. ...
  • Continental. ...
  • Bridgestone. ...
  • Pirelli. ...
  • Kumho. ...
  • Firestone. ...
  • Momo.

Qual a vida útil de um pneu novo?

Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa.

Onde montar os pneus novos?

É por isso que pneus novos devem ser colocados na parte de trás. Já os pneus traseiros antigos (que já estavam no carro) devem ir para a frente, já que sofreram menos desgaste do que os dianteiros antigos.

Pode colocar pneu 165 na frente e 175 atrás?

“Pneus de dimensões diferentes não devem ser montados no mesmo veículo, a não ser em casos nos quais o veículo já vêm de fábrica com medidas diferentes nos dois eixos, como ocorre com alguns modelos esportivos”, diz José Carlos Quadrelli, gerente-geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone Brasil.

Qual o valor de um alinhamento e balanceamento?

Qual o preço para fazer o alinhamento e o balanceamento? O valor do alinhamento e balanceamento pode variar bastante de acordo com a oficina mecânica, região e modelo do veículo. No entanto, o serviço de alinhamento e balanceamento pode custar, em média, entre R$80 e R$250.

O que é o balanceamento?

O que é balanceamento? Por que balancear? O objetivo do balanceamento do pneu é distribuir o peso igualmente em toda a circunferência do pneu, evitar vibrações e aumentar a vida útil do pneu.

Tem que alinhar as 4 rodas?

Se você tiver um veículo com tração nas quatro rodas, precisará obter um alinhamento nas quatro rodas. Por outro lado, se o seu veículo usa um sistema de tração dianteira ou traseira, ele precisa de um alinhamento frontal ou alinhamento do ângulo de empuxo.

Artigo anterior
O que é robótica Desplugada *?
Artigo seguinte
É vedado o non liquet?