Como morbidades?

Perguntado por: Simão Daniel Moreira Vicente Assunção  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (36 avaliações)

Em epidemiologia, morbidade ou morbilidade é a taxa de portadores de determinada doença em relação à população total estudada, em determinado local e em determinado momento.

O que é uma pessoa com morbidade?

O que é Morbidade:

Morbidade é uma variável característica das comunidades de seres vivos e refere-se ao conjunto de indivíduos, dentro da mesma população, que adquirem doenças (ou uma doença específica) num dado intervalo de tempo.

O que é morbidade de exemplo?

MORBIDADE é a variável característica das comunidades de seres vivos, refere-se ao conjunto dos indivíduos que adquirem doenças (ou determinadas doenças) num dado intervalo de tempo em uma determinada população. A morbidade mostra o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população.

O que causa a morbidade?

Entre as causas mais prevalentes de morbidade, destacam-se as doenças circulatórias, neoplasias e doenças respiratórias.

Quais casos de morbidade?

Doenças Infecciosas e parasitárias; Doenças Transmissíveis; Doença Contagiosa; Doença Infecto-Contagiosa; Doença Tropical são termos que designam o grupo de doenças causadas por agentes biológicos.

MORBIDADE

38 questões relacionadas encontradas

São casos que podemos considerar como morbidade exceto?

Ref.: 3581066 Pontos: 0,00 / 1,00 São casos que podemos considerar como morbidade, exceto: anorexia e bulimia paciente com câncer fumante obesidade transtorno obsessivo compulsivo (TOC) 9.

O que é causas desconhecidas e não especificadas de morbidade?

CID 10: R69 CID

O código é R69, a descrição é causas desconhecidas e não especificadas de morbidade, classificado como não tem dupla classificação, a restrição para o sexo pode ser utilizada em qualquer situação, causador de óbito não há restrição, com referência não há e os códigos que agora são R69 não há nenhum.

O que são causas externas de morbidade?

De acordo com a Classificação Estatística Internacional de Doenças e problemas relacionados à Saúde (CID 10ª Revisão), os acidentes e violências são denominados de causas externas.

Quais são as causas externas de morbidade e mortalidade?

O capítulo XIX (Lesões, envenenamentos e algumas outras conseqüências de causas externas) refere traumatismos, queimaduras, envenenamentos ocasionados nas pessoas, por quaisquer tipos de acidentes, homicídios e suicídios, que são, por sua vez, tratados no capítulo XX (Causas externas de morbidade e mortalidade).

O que é consciência de morbidade?

Refere-se ao entendimento que o indivíduo tem sobre o seu próprio estado de saúde.

O que quer dizer morbidade hospitalar?

Expressa as informações sobre o número de casos de câncer matriculados no hospital, segundo as variáveis relacionadas ao paciente, as características do tumor, localização do tumor, tipo de células que compõem o tumor (histologia) e extensão da doença.

O que é uma pessoa imunossuprimidos?

Dessa maneira, pacientes imunossuprimidos são aqueles que possuem a “imunidade baixa”, alguns idosos e também portadores de doenças como: lúpus, Doença de Crohn, artrite reumatoide, síndrome de Sjögren, esclerose sistêmica, entre outras.

O que é comorbidade em psicologia?

Na psicologia, a comorbidade consiste em transtornos que ocorrem no indivíduo no âmbito mental e não no físico. Esta é uma área abordada pela Psicologia e Psiquiatria. A comorbidade psiquiátrica consiste na existência de mais de um transtorno psiquiátrico em simultâneo no mesmo indivíduo.

Quais as comorbidades para Covid-19?

As comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a Covid-19 são:
  • Diabetes.
  • Pneumopatias crônicas graves:
  • Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
  • Hipertensão arterial estágio 3.
  • Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.
  • Doença renal crônica.
  • Imunocomprometidos.

Quais são as causas externas de mortalidade?

As causas externas estão relacionadas ao traumatismo, lesões ou quaisquer outros agravos à saúde, intencionais, ou não, de início súbito e que tem como consequência imediata de violência ou outra causa exógena (GONSAGA, 2012).

O que são as causas externas?

As causas externas são traumatismos, lesões ou quaisquer outros agravos à saúde – intencionais ou não – de início súbito e como consequência imediata de violência ou outra causa exógena.

O que são causas externas de morte?

Podemos definir as mortes causadas por fatores externos como uma morte “não natural”, provocada por uma intervenção voluntária, como por exemplo, o homicídio ou suicídio, ou por uma causa extremamente brutal, como um acidente de trânsito (CHESNAIS,2003).

O que é violência externa?

Trata-se de arrancá-lo de um estado de diminuição intelectual e moral, muitas vezes provocado por suas renúncias, frente as modernas e cruéis condições de vida.

Quais as causas externas propostas para explicar a violência física?

As causas externas são todos os acidentes e violên- cias. No Brasil, como em vários países, estão entre os mais importantes problemas de Saúde Pública e as le- sões delas decorrentes são classificadas segundo a in- tenção do ato.

Qual o significado de Cid R69?

CID10 - R69 - Causas Desconhecidas e Não Especificadas de Morbidade.

Qual o Cid de câncer de mama?

CID10 - C50 - Neoplasia Maligna da Mama.

O que é Cid R09?

CID10 - R09 - Outros Sintomas e Sinais Relativos Aos Aparelhos Circulatório e Respiratório.

Quais são os 7 indicadores de saúde?

As principais modalidades de indicadores de saúde são: Mortalidade / sobrevivência • Morbidade / gravidade / incapacidade • Nutrição / crescimento e desenvolvimento • Aspectos demográficos • Condições socioeconômicas • Saúde ambiental • Serviços de saúde.

São objetivos do uso da epidemiologia exceto?

03-São objetivos da Epidemiologia, EXCETO: A. Definir e determinar os fatores contribuintes aos agravos à saúde; B. Identificar e explicar os padrões de distribuição geográfica das doenças; C.

O que é morbidade materna e fetal?

A morbidade materna é um continuum que tem início com a ocorrência de alguma complicação durante a gestação, parto e puerpério e que tem como possíveis desfechos a resolução ou a morte materna.

Artigo anterior
Quais são os impactos socioambientais provocados?
Artigo seguinte
Como descrever personagem irritado?