Como misturar inoculante na soja?

Perguntado por: Mia Nádia Ramos  |  Última atualização: 19. Mai 2024
Pontuação: 4.8/5 (17 avaliações)

Você pode fazer a inoculação para soja no sulco de plantio, mas deve considerar a dose de no mínimo 2,5 vezes a dose do inoculante usada nas sementes de cultivares de soja e diluída em no mínimo 50 litros de água/há.

Como usar inoculante na soja?

O inoculante líquido pode ser aplicado via semente e via sulco de semeadura. O inoculante à base de turfa só pode ser aplicado via semente. O agricultor deve seguir rigorosamente as orientações de inoculação descritas pelos fabricantes.

Como diluir inoculante?

Para cada 500g de inoculante devem ser adicionados de 300 a 400 ml de solução açucarada (9 a 7 colheres de sopa de açúcar cristal em um litro de água.

Quantos litros de inoculante por hectare?

Inoculante líquido no sulco de semeadura

Lembre-se de que o volume mínimo de aplicação (inoculante mais água) deve ser de 50 L/ha.

Como deve ser feita a inoculação?

Os métodos de inoculação mais utilizados são:
  1. Inoculação bacteriana. ...
  2. Coinoculação. ...
  3. Selecionar os inoculantes adequados à sua cultura. ...
  4. Proteger as sementes do sol e do calor. ...
  5. Aplicar a dose recomendada pelo fabricante. ...
  6. Ser cuidadoso na combinação com outros produtos. ...
  7. Atentar-se ao prazo para semeadura.

INOCULANTE SOJA - aplicação com e sem o produto correto !!!

35 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor inoculante para soja?

AzoTotal Max é um inoculante promotor de crescimento de plantas, desenvolvido especialmente para a coinoculação da cultura da soja e do feijoeiro.

Quais os inoculantes para soja?

Quais são os tipos de inoculante para soja
  • Inoculante líquido. Este tipo de inoculante é uma suspensão líquida de bactérias fixadoras de nitrogênio. ...
  • Inoculante em pó ou turfoso. Trata-se de um pó fino que contém bactérias fixadoras de nitrogênio. ...
  • Redução de custos. ...
  • Sustentabilidade. ...
  • Aumento da qualidade do produto final.

Quantas doses de inoculante usar na soja?

A pesquisa recomenda que para áreas cultivadas sucessivamente com soja, a inoculação deve fornecer no mínimo 1,2 milhões de células por semente, num volume mínimo de 100 mL de inoculante por 50 kg de sementes.

Quando usar o inoculante?

O uso de inoculantes só se justifica quando todo o processo de ensilagem tiver sido feito com qualidade. Um dos grandes segredos para garantir ótima qualidade é a utilização de forrageiras com alto teor nutritivo. O inoculante é uma tecnologia complementar ao processo, que irá acelerá-lo.

Para que serve a inoculação da soja?

Inoculante para soja: para que serve? Em uma visão geral, a inoculação serve para promover a associação entre os microrganismos e as plantas. A prática serve principalmente para fornecer nitrogênio (N), nutriente principal para desenvolvimento da soja, através de uma simbiose.

Quais os tipos de inoculação?

Como é feita a inoculação? Os inoculantes estão disponíveis na forma líquida, em gel, ou sólida (turfa). Cada tipo de inoculante tem forma de aplicação específica.

Como usar o inoculante no silo?

Para um melhor resultado, o inoculante biológico deve ser pulverizado ou aspergido no material a ser ensilado. Pode-se fazer isso usando uma bomba costal ou aplicador com bomba dosadora acoplada a máquina de ensilar.

O que é inoculante soja?

A inoculação é a prática de adicionar um produto que contém determinado microrganismo biológico, refletindo em funções benéficas ao crescimento e desenvolvimento das plantas.

O que é fertilizante inoculante?

Diferente do adubo mineral, o inoculante contém organismos vivos, que tem prazo de validade, pouca tolerância ao sol e podem perder o efeito quando associados a alguns fungicidas e inseticidas.

O que é a técnica de Coinoculação?

Consiste em adicionar mais de um microrganismo reconhecidamente benéfico às plantas, visando maximizar a contribuição dos mesmos.

Pode usar inoculante vencido?

❖ Aplicar o inoculante garantindo boa cobertura e homogeneidade de cobertura das sementes. ❖ Não utilizar inoculante vencido ou aberto.

Em quais culturas é comum o uso de inoculantes?

As forrageiras e plantas de cobertura como cornichão, ervilhaca, alfafa e mucuna e diversas outras culturas também são beneficiadas pela tecnologia e possuem microrganismos autorizados para produção de inoculantes (BRASIL, 2011).

Como armazenar inoculante?

É importante que ele seja armazenado em um local fresco na fazenda, evitando que ultrapasse limites de temperatura em que a bactéria não sobrevive. Também não se deve guardar o inoculante em freezer, pois temperaturas muito baixas também causam mortalidade das bactérias.

Qual a diferença entre inoculação é Coinoculação?

Para entender cada método, podemos explicar a inoculação como um processo de adição de bactérias do gênero Bradyrhizobium, fixadoras de nitrogênio, nas sementes e a coinoculação como o processo de adição de bactérias do gênero Azospirillum.

O que é o processo de inoculação?

Em que consiste o processo de inoculação? Inoculação é o processo por meio do qual bactérias fixadoras de nitrogênio, selecionadas pela pesquisa, são adicionadas às sementes das plantas antes da semeadura. A inoculação é feita com um produto chamado de inoculante ou biofertilizante.

O que é um inoculante turfoso?

Os inoculantes são comercializados em formato líquido e sólido (turfoso), e seu objetivo é facilitar o contato entre a semente, o solo e as bactérias.

Qual é a composição dos inoculantes?

Atualmente, os aditivos biológicos, inoculantes bacterianos, são compostos por bactérias ácido-láticas, adicionados ou não de enzimas (celulases, amilases e hemicelulases), e abrangem a classe com mais rápido desenvolvimento em todo o mundo.

Como age o Azospirillum?

O Azospirillum é um gênero de bactérias promotoras de crescimento de plantas (BPCP) que associado a gramíneas, como o milho, realiza a fixação biológica de nitrogênio (FBN) e a síntese de hormônios, entre outros processos benéficos para a planta.

Como liberar fósforo do solo?

Como vimos, o fósforo retido no solo pode ser aproveitado por meio da ação dos ácidos organicos. Para isso, é necessário buscar insumos que contem com ácidos orgânicos e de alta pureza em sua composição. Além disso existem outras fontes minerais e orgânicas que podem ser utilizadas para o suprimento deste elemento.

Artigo anterior
Qual é a vantagem das plantas?
Artigo seguinte
Quando ocorre a perda da posse?