Como Marie Curie contribuiu para a história da química?

Perguntado por: Lisandro Barbosa  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (2 avaliações)

Sua maior contribuição para a ciência foi a descoberta da radioatividade e de novos elementos químicos. Nascida em Varsóvia, na Polônia, em 1867, a caçula da família Sklodowska, foi batizada como Maria.

Quem foi Marie Curie Qual foi a importância histórica?

Nascida na Polônia em 1867, Marie estudou química e física na França. Foi ela quem deu nome ao termo e descobriu dois novos elementos químicos: o rádio e o polônio. Seu primeiro Prêmio Nobel - pelas pesquisas sobre radiação, em 1903 - foi dividido com seu marido Pierre Curie e o físico Henri Becquerel.

Quem foi Marie Curie e qual sua contribuição para a radioatividade?

Marie Curie foi a primeira pessoa a receber o prêmio Nobel duas vezes, um em Física, ao demonstrar a existência da radioatividade natural em 1903, e o outro em Química, pela descoberta de dois novos elementos químicos em 1910.

O que motivou Marie Curie?

Apesar de enfrentar um quadro depressivo, ela foi incentivada por seu pai a se dedicar aos estudos, formando-se aos 15 anos e sendo destaque em sua turma. Por se posicionar a favor da independência da Polônia em uma Varsóvia dominada pela Rússia czarista, o pai de Marie foi demitido.

Qual foi a maior descoberta de Marie Curie?

Numa época em que a ciência era dominada pelos homens, Marie Sklodowska Curie fez uma verdadeira revolução no meio científico e na própria história ao ser a primeira mulher do mundo a ganhar um Prêmio Nobel. Sua maior contribuição para a ciência foi a descoberta da radioatividade e de novos elementos químicos.

MULHERES E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A QUÍMICA: MARIE CURIE

29 questões relacionadas encontradas

Como o casal Curie definiu o termo radioatividade?

O termo radioatividade, que descreve o fenômeno da radiação causada pela decomposição atômica, foi de fato cunhado por Marie Curie. No laboratório de seu marido estudou o mineral pechblenda, do qual o urânio é elemento primário e relatou a provável existência de um ou mais outros elementos radioativos nesse mineral.

Como Madame Curie morreu?

Marie Curie morreu em 1934, aos 66 anos, em um sanatório em Sancellemoz (Alta Saboia), na França, de anemia aplástica, causada por exposição à radiação durante sua pesquisa científica e seu trabalho radiológico em hospitais de campanha durante a Primeira Guerra Mundial.

Quem foi que descobriu a radioatividade?

Prêmio Nobel

Em 1903, Marie e Pierre dividiram o Prêmio Nobel de Física com Henri Becquerel pela descoberta da radioatividade e, em 1911, a cientista foi agraciada com o Prêmio Nobel de Química pela descoberta e pelos estudos em torno dos elementos rádio e polônio.

Quem descobriu a radioatividade e como isso ocorreu?

O primeiro elemento químico radioativo a ser descoberto foi o urânio, pelos cientistas Antoine Henri Becquerel (1852-1908), Marie Sklodowska Curie (1867-1934) e Pierre Curie (1859-1906). A descoberta da radioatividade levou-os a ganhar o prêmio Nobel de Física, em 1903.

Como o estudo da radioatividade contribuiu?

Através deste estudo pode-se perceber que a descoberta da radioatividade foi de suma importância desde a construção do modelo atômico de Thompson ao modelo atômico de Rutherford, porém é possível notar que mesmo tendo contribuído para a construção de tais modelos existem muitos poucos materiais relacionados à temática.

Qual a contribuição de Marie Curie na I Guerra Mundial no campo da medicina?

As aplicações práticas da radioatividade

Mas sua contribuição para a ciência ainda não havia terminado. Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914, Marie Curie percebeu que os raios-x seriam muito importantes para o tratamento de ferimentos de balas e fraturas.

O que o marido de Marie Curie e seu cunhado inventaram que ajudou nos trabalhos dela?

Mas foi num laboratório improvisado, mais parecido com um celeiro ou uma estrebaria, que, em dezembro de 1898, o casal de franceses Pierre e Marie Curie fez uma descoberta que revolucionaria a ciência: um elemento químico que chamaram de radium – ou, em bom português, rádio.

Que prêmio recebeu Pierre Curie da Royal Society de Londres?

A Royal Society de Londres solicitou a presença do casal. Nesse mesmo ano foi lançada a segunda edição da memorável tese de Marie, que, juntamente com Pierre e Antoine Henri Becquerel, recebeu o Prêmio Nobel de Física.

Quem ajudou Marie Curie?

Em 1910, finalmente, auxiliada pelo químico francês André Debierne, Marie Curie conseguiu obter o rádio em estado metálico. Em 1911, Marie Curie foi agraciada com o segundo "Prêmio Nobel", desta vez de Química, por suas investigações sobre as propriedades e potencial terapêutico do rádio.

Qual é a origem da radioatividade?

A radioatividade foi descoberta em 1896, pelo cientista francês Henri Becquerel ao estudar a fosforescência natural das substâncias. Utilizando amostras que continham urânio, Becquerel observou que as emissões radioativas ocorriam espontaneamente. Os principais tipos de radioatividade são: emissões alfa, beta e gama.

O que significa o termo radiação?

Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contêm energia, carga eléctrica e magnética. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem.

Qual a importância de Pierre Curie?

Buscando provar suas descobertas, e ignorantes a respeito dos efeitos da radiação atômica, o casal fazia seus experimentos em contato direto com os elementos radioativos. Pela ousadia e pioneirismo, receberam o Prêmio Nobel de Física em 1903.

Quem foi Madame correr?

Marie Curie (1867-1934) foi uma cientista polonesa naturalizada francesa que contribuiu nos estudos da radioatividade e a primeira mulher a receber um Prêmio Nobel. Descobriu também os elementos rádio e polônio, dando a este um nome em homenagem ao país onde nasceu.

Quantos prêmios Nobel Albert Einstein ganhou?

O físico alemão Albert Einstein (1879-1955) recebeu uma série de prêmios e honrarias em sua homenagem. Em 1922, foi premiado com o Nobel de Física de 1921, "por seus serviços à física teórica e, especialmente, pela sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico".

Para que o polônio é utilizado?

O polônio é utilizado normalmente como fonte de raios alfa para a pesquisa e a medicina, mas também, entre outras coisas, como fonte de calor nos veículos espaciais.

Qual a contribuição dele para a radioatividade?

Antoine Henri Becquerel é o responsável pelos estudos que, em 1896, um ano após a descoberta dos raios X, puderam revelar que o urânio emitia radiação. Sua descoberta influenciou pesquisas sobre os efeitos da radioatividade e suas contribuições para a humanidade.

Artigo anterior
Onde usar o espelho Adnet?
Artigo seguinte
O que acontece se jogar camisinha no vaso?