Como mandar mensagem na Ouvidoria do INSS?

Perguntado por: Emanuel Carlos Pinho Borges Vaz  |  Última atualização: 7. Juni 2024
Pontuação: 5/5 (7 avaliações)

A ouvidoria do INSS não disponibiliza atendimento por WhatsApp. Os únicos meios oficiais de atendimento são o Portal Meu INSS e o telefone do INSS, 135. O órgão garante que não faz a solicitação de documentos e informações pessoais por meio de mensagens de texto, aplicativos ou terceiros.

Onde fica a Ouvidoria no site do INSS?

Registrar uma manifestação na Ouvidoria é fácil. Por telefone, basta o cidadão ligar para a Central 135 e digitar a opção 3 no menu eletrônico. Se preferir a internet, o segurado deve acessar o portal da Previdência Social (www.previdência.gov.br) e clicar no link Ouvidoria-Geral.

Como falar com o INSS por e-mail?

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não faz atendimento por e-mail. Todos os atendimentos são realizados pelo site ou aplicativo Meu INSS e pela Central 135, que recebe ligações gratuitas de telefones fixos e celulares, e nas Agências da Previdência Social (APS), mediante agendamento, dependendo do caso.

Como entrar em contato com INSS pelo WhatsApp?

O INSS não faz contatos via Whatsapp, os contatos são feitos exclusivamente pelo número 135 ou pelo portal Meu INSS. Fique atento, pois é comum que estelionatários abordem beneficiários da previdência social para aplicar golpes envolvendo seus dados pessoais e solicitação de benefícios.

Como faço para fazer uma reclamação na Ouvidoria?

Para registro no Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal – e-OUV, basta acessar o link: https://sistema.ouvidorias.gov.br e fazer sua manifestação. Para o registro de uma denúncia deve-se ter o máximo de informações possíveis que possibilitem a apuração dos fatos.

COMO FAZER RECLAMAÇÃO NA OUVIDORIA DO INSS.

16 questões relacionadas encontradas

Como entrar no site da Ouvidoria?

Formas de Acesso
  1. Acesse a plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR.
  2. Faça ou crie um login.
  3. Escolha como órgão superior o Ministério da Economia - ME.
  4. Informe seu CPF ou CNPJ (essa informação é importante para agilizar seu atendimento)

Como fazer uma denúncia para o INSS?

A partir do dia 1º de fevereiro, registros de reclamações, denúncias, sugestões e elogios ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) deverão ser enviados na Central 135 ou plataforma Fala.BR, com o próprio INSS como órgão destinatário.

Como ligar para o 135 do exterior?

Atualmente o 135 é o único canal de atendimento por telefone oficial. Pessoas que estiverem no exterior também conseguem fazer a ligação para o 135, é um número único para qualquer situação.

Como fazer uma denúncia ao INSS pela internet?

Para denunciar casos suspeitos, basta ligar para a Central 135 ou acessar o Portal www.previdencia.gov.br e registrar a denúncia na Ouvidoria-Geral da Previdência Social. É importante destacar que todas as informações são mantidas sob sigilo.

Como entrar no site do INSS pelo celular?

A plataforma pode ser acessada pelo computador ou pelo celular (Android e IOS). Para acessar, digite o endereço meu.inss.gov.br ou instale o aplicativo Meu INSS no seu celular.

Como falar com alguém do INSS?

Antes era possível ter atendimento telefônico no número 0800 728 0191, mas esse canal foi desativado! Atualmente, o único canal de atendimento telefônico oficial do INSS é o 135, que substitui o 0800. Confira: O que é unidade orgânica INSS?

Como resolver problemas com o INSS?

Telefone: Você pode ligar para a Central de Atendimento do INSS pelo número 135, inclusive pelo celular. Esse serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Agendamento Eletrônico: É possível agendar atendimentos presenciais em uma agência através do site ou pelo aplicativo “Meu INSS“.

Como funciona o atendimento virtual do INSS?

O atendimento será realizado por servidor efetivo do INSS treinado para tanto. O servidor irá se identificar no início do atendimento, informando seu nome e seu registro. Será iniciada a reunião virtual com a identificação do advogado.

O que fazer se a Ouvidoria do INSS não responde?

O que fazer se não for resolvido pela ouvidoria? Após a reclamação na Ouvidoria do INSS, o sistema gera um código de acesso para você poder acompanhar o seu caso pelo telefone 135.

Qual o horário de atendimento da Ouvidoria do INSS?

Você liga na Central de Atendimento 135, de segunda à sábado, das 7h às 22h (de acordo com o horário de Brasília). Por meio da Central Telefônica do INSS é possível ter acesso a atendimento com uma pessoa.

Como eu faço para fazer uma reclamação?

Consumidor.gov.br

O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder.

O que acontece quando uma pessoa é denunciada no INSS?

Uma vez comprovada a concessão indevida (mediante fraude) do benefício pela Autarquia Previdenciária, o segurado pode ser condenado a devolver todos os valores recebidos, acrescidos de juros e correção monetária, bem como responder criminalmente, podendo inclusive, ser condenado de 2 a 6 anos de reclusão, além de multa ...

Como posso fazer uma denúncia?

Como registrar Denúncia Anônima pelo Fala.BR
  1. Acessar o Fala.BR pelo link https://falabr.cgu.gov.br e selecionar a opção “Ouvidoria”.
  2. Selecionar a opção “Denúncia”.
  3. Selecionar agora a opção “Continuar sem se identificar”.

Como faço para ligar do exterior para o Brasil?

Para fazer chamadas internacionais (para fora do Brasil)

“00” + “código da operadora” + “código DDI do país” + “código DDD da cidade” + “número de telefone de destino”.

Qual o número do telefone da Ouvidoria do INSS?

Qual o telefone da Ouvidoria INSS? Para entrar em contato com a ouvidoria INSS pelo telefone, basta ligar para o número 135, Central de Atendimento que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, horário de Brasília. Ao ser atendido, basta solicitar a transferência da ligação para o setor de ouvidoria.

Pode ligar para 135 do celular?

Para ligar para o número 135, que é o telefone da Previdência Social, do seu celular, siga estas instruções básicas: 1 – Abra o aplicativo de telefone do seu celular: Geralmente, você pode encontrar o ícone do telefone na tela inicial do seu smartphone.

Qual é o site oficial do INSS?

Meu INSS - Serviços Digitais.

Quem é o responsável pelo INSS?

A sigla INSS significa Instituto Nacional do Seguro Social. Ele é um órgão federal do Ministério da Previdência Federal e é o responsável por garantir o pagamento das aposentadorias e de outros benefícios previdenciários.

O que é Ouvidoria online?

A Ouvidoria é o canal de relacionamentocom o público em geral para receber e tratar reclamações, denúncias, elogios, sugestões, solicitações de providências e pedidos de acesso à informação.

O que a Ouvidoria não faz?

O registro de Ouvidoria não subs tui os procedimentos legais de recurso em processos sele vos, licitações e etc.

Artigo anterior
Quais os cuidados importantes no ambiente de manipulação?
Artigo seguinte
Quais são as etapas do processo orçamentário?