É ilícita a dissolução parcial de companhia sob o fundamento de quebra da affectio societatis?

Perguntado por: Denis Tomás Silva Nogueira Valente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (51 avaliações)

É ilícita a dissolução parcial de companhia sob o fundamento de quebra da affectio societatis. Nas ações de dissolução parcial desse tipo de sociedade, é exigida a formação de litisconsórcio necessário com todos os acionistas.

O que é quebra da affectio societatis?

Se a vontade de um determinado sócio for divergente dos interesses iniciais para os quais foi constituída a sociedade, há a quebra do affectio societatis.

E causa de dissolução parcial da companhia?

Além disso, enquanto na sociedade limitada a dissolução parcial pode ter por causa a morte do sócio, sua exclusão ou o exercício do direito de retirada, na anônima, apenas esta última tem cabimento.

O que é dissolução parcial?

Na dissolução parcial ocorre o desligamento de um sócio sem a extinção da sociedade. Ultimamente, em sítio doutrinário e de jurisprudência, a possibilidade de extensão do procedimento dissolutório às sociedades por ações, tem sido objeto de amplo debate.

São hipóteses de dissolução parcial?

O artigo 599 do CPC denota que a ação de dissolução parcial de sociedade tem cabimento em três hipóteses: (i) falecimento do sócio; (ii) exclusão do sócio; e (iii) retirada do sócio, como se dá nas hipóteses legais de exercício do direito de recesso.

Direito Empresarial I - Processo Dissolutório (Dissolução Parcial da Sociedade)

22 questões relacionadas encontradas

Quando ocorre dissolução parcial da sociedade?

A dissolução parcial poderá ocorrer nos seguintes casos: morte de sócio; retirada de sócios; exclusão de sócio; falência e liquidação da quota a pedido de credor de sócio.

Quais são as etapas da ação de dissolução parcial de sociedade?

A dissolução por si só não extingue a sociedade, apenas inicia a fase de liquidação ao fim da qual esta se encerra. Portanto, para a extinção da sociedade são necessárias três etapas: dissolução, liquidação e extinção.

O que significa dissolução parcial da sociedade?

Conforme o CPC, são todas as espécies de ações que versem sobre a extinção parcial da sociedade, o que inclui a hipótese de falecimento do sócio, sua exclusão e o exercício de seu direito de retirada ou recesso.

Como fazer dissolução parcial de sociedade?

A dissolução parcial pode ser procedida de forma extrajudicial, quando os sócios, em comum acordo assim determinam, com a apuração dos haveres e liquidação das quotas do sócio retirante, sendo realizada a respectiva alteração contratual relativa a saída do sócio.

Em que consiste a dissolução parcial e apuração de haveres?

A apuração dos haveres na dissolução parcial da sociedade segue as regras da retirada do sócio, previstas no contrato social, e no silêncio do contrato, pela via do balanço de determinação.

Quais as causas de dissolução de uma companhia?

Principais causas que levam à dissolução societária
  1. 1 – Formação de um contrato. ...
  2. 2 – Dissolução de sociedade em comum acordo. ...
  3. 3 – Dissolução de sociedade por vontade de um dos sócios. ...
  4. 4 – Dissolução de sociedade por exclusão de um dos sócios. ...
  5. 5 – Dissolução de sociedade mediante saída dos sócios.

São causas legais de dissolução parcial da sociedade limitada?

As causas mais comuns de dissolução parcial de uma Sociedade Limitada são:
  1. 1 - Causa mortis. Os artigos 1052 ao 1087 do Código Civil, que tratam da Sociedade Limitada, não trazem regras que disciplinem a questão de falecimento de sócios. ...
  2. 2 - Direito de retirada. ...
  3. 3 - Exclusão de um sócio.

E causa de dissolução da sociedade?

As causas que levam a dissolução parcial da sociedade ocorrem por morte ( art. 1.028 do Código Civil ), retirada ou recesso ( art. 1.029 ) e exclusão ou expulsão do sócio ( arts. 1.085 e 1.030 do Código Civil ).

Qual a importância do affectio societatis?

A affectio societatis é considerada pela doutrina majoritária como sendo um elemento essencial e indispensável à constituição e andamento de certos tipos societários, onde a pessoa dos sócios e a relação de confiança entre eles são de total relevância que sua quebra pode acarretar a exclusão do sócio que não ...

É possível afirmar que a quebra do affectio societatis é causa de extinção da sociedade simples?

A quebra de affectio societatis, insista-se, não é causa de exclusão de sócio; o que pode eventualmente justificar a exclusão de sócios é a violação dos deveres de lealdade e de colaboração...”

O que precisa para poder desfazer uma sociedade?

Os 5 passos para você sair de uma sociedade empresária
  1. A certeza de que quer deixar a sociedade.
  2. Declare sua vontade aos outros sócios (art. 1.029 do Código Civil)
  3. Aguarde o prazo (art. 1.029 do Código Civil)
  4. Registre a alteração do contrato social.
  5. Receba o que investiu da devida forma.

Quais são as 4 fases da dissolução da sociedade?

II - o consenso unânime dos sócios; III - a deliberação dos sócios, por maioria absoluta, na sociedade de prazo indeterminado; IV - a falta de pluralidade de sócios, não reconstituída no prazo de cento e oitenta dias; V - a extinção, na forma da lei, de autorização para funcionar.

Quem pode propor a ação de dissolução parcial de sociedade?

Os legitimados para a ação de dissolução parcial são: a) o espólio do sócio falecido, quando a totalidade dos sucessores não ingressar na sociedade; b) os sucessores, após a partilha do sócio falecido; c) a sociedade, se os sócios sobreviventes não admitirem o ingresso do espólio ou dos sucessores do falecido na ...

Qual o prazo legal para o pagamento dos haveres em caso de dissolução parcial da sociedade?

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou que a data-base para apuração de haveres devidos a sócio retirante, em caso de dissolução parcial de sociedade limitada de prazo indeterminado, deve respeitar o prazo de 60 dias, conforme prevê o caput do artigo 1.029 do Código Civil.

Qual o valor da causa na ação de dissolução parcial de sociedade?

O valor da causa em ação de dissolução parcial de sociedade deve ser equivalente ao montante do capital social correspondente à participação do sócio que se pretende afastar do grupo. Esse entendimento foi adotado pela Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em julgamento de recurso especial.

Qual o procedimento deverá ser utilizado pelo juiz na apuração de haveres da ação de dissolução parcial de sociedade?

Em caso de omissão do contrato social, o juiz definirá, como critério de apuração de haveres, o valor patrimonial apurado em balanço de determinação, tomando-se por referência a data da resolução e avaliando-se bens e direitos do ativo, tangíveis e intangíveis, a preço de saída, além do passivo também a ser apurado de ...

Quais são hipóteses de dissolução de uma sociedade empresária?

Há três hipóteses de dissolução parcial: a morte, retirada e a exclusão. A morte rompe um vínculo que une a sociedade a um determinado sócio, entretanto, a sociedade persistirá relação aos outros sócios que exercerão com suas atividades de circulação de bens e serviços ou de ambos, conforme o caso.

Quais são as três fases da dissolução total da sociedade?

Portanto, para a extinção da sociedade são necessárias três etapas: dissolução, liquidação e extinção.

Como ocorre a dissolução da sociedade simples?

A sociedade simples pode dissolver-se pela vontade dos sócios, esta é a previsão do art. 1.033 II, quando a decisão é unânime, ou quando a maioria decide pela dissolução, na sociedade de prazo indeterminado, art. 1.033, III.

O que é dissolução de uma sociedade?

A dissolução de sociedade é a deliberação dos sócios pela extinção da empresa, que pode ser parcial ou total e pode ocorrer por diversas razões, tanto de comum acordo entre os sócios, pela vontade de um sócio, se for ocorrer a dissolução parcial, por término do prazo da empresa, pelo falecimento ou impossibilidade de ...

Artigo anterior
Como cadastrar o NIS na conta de luz pela internet?
Artigo seguinte
O que significa parafuso grau 8?