Como lançar previdência privada no IRPF 2020?
Perguntado por: Marco Kevin Lopes Pires Coelho | Última atualização: 20. Januar 2025Pontuação: 5/5 (46 avaliações)
- declare o PGBL na seção “Pagamentos Efetuados” do programa da Receita Federal pelo código “36 – Previdência Complementar (inclusive FAPI).” ...
- informe o CNPJ e o nome completo da seguradora ou da entidade de Previdência Privada em que você contratou o plano;
Onde colocar Contribuição à previdência privada no Imposto de Renda 2020?
Dentro do programa da Receita Federal, no caso de ser um investidor em PGBL, informe os resultados em “Pagamentos Efetuados”. Em seguida, escolha entre os códigos disponíveis aquele que é correspondente ao PGBL no Imposto de Renda, no caso, o 36, “Previdência Complementar”.
Onde lançar previdência privada na declaração de Imposto de Renda?
- Abrir o programa de declaração disponibilizado pela Receita Federal;
- Acessar a ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”;
- Selecionar a opção “12 - Outros;
- Informar o CNPJ e nome do plano de previdência;
Onde lançar previdência privada no IR?
previdência privada.
Os fundos PGBL, plano gerador de benefício livre, uma das modalidades da previdência privada, oferecem até 12% de dedução no Imposto de Renda para quem investir nesses ativos até o fim do ano – em 2023, o prazo vai até o dia 29 de dezembro.
Como declarar no Imposto de Renda PGBL e VGBL?
Para declarar o saldo do VGBL no Imposto de Renda:
Acesse a ficha “Bens e Direitos”, no grupo “99 – Outros Bens e Direitos”, e depois o código “06 – VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre”. No campo “Discriminação”, informe o nome da entidade que administra os recursos e seu CNPJ.
COMO DECLARAR PREVIDÊNCIA PRIVADA NO IMPOSTO DE RENDA 2024: PASSO A PASSO
Como declarar previdência privada VGBL no IR?
No campo “Situação em 31/12/2022”, informe o total investido no plano VGBL até essa data. Já em “Situação em 31/12/2023”, o total histórico aplicado até essa data. Depois, informe o CNPJ da seguradora e no campo “discriminação”, as informações da apólice.
É preciso declarar PGBL em bens e Direitos?
No caso do PGBL, deve-se informar as contribuições e os resgates realizados nos anos em que ocorreram. Já no VGBL é preciso informar os resgates e o saldo do plano na ficha “Bens e Direitos”. Essa diferença acontece devido à maneira como o Imposto de Renda é descontado.
Como declarar previdência privada PGBL no IR?
- No programa da Receita Federal, acesse "Pagamentos" no menu e clique em "Novo";
- Procure o item "36 – Previdência Complementar";
- Informe se o plano é de sua titularidade ou de um dependente;
- Informe o CNPJ da Brasilprev: 27.665.207/0001-31;
Como lançar o PGBL no Imposto de Renda?
Vale a pena ter PGBL se você faz a declaração do Imposto de Renda completa. Como ele tem uma limitação de 12% na dedução de aportes da renda anual tributável, é recomendado que o beneficiário não aplique mais do que essa quantia. O valor destinado ao PGBL deve ser informado na Ficha “Pagamentos Efetuados”.
Como saber se a Previdência e PGBL ou VGBL?
Como saber se um plano VGBL ou PGBL foi aprovado pela SUSEP? Pode-se saber se um plano foi aprovado pela SUSEP no sítio eletrônico www.susep.gov.br. Lá também é possível simular o valor da renda a ser recebida ou verificar informações fornecidas pela empresa.
Como saber se o PGBL é progressivo ou regressivo?
Como visto, a tabela progressiva do PGBL funciona com a mesma lógica da tributação dos salários. Ou seja, ela cresce proporcionalmente ao valor da renda do investidor. No caso do PGBL regressivo, a alíquota de IR reduz conforme o tempo do investimento.
O que é plano PGBL e VGBL?
PGBL e VGBL são os dois tipos de previdência privada aberta que existem no mercado, ou seja, aqueles comercializados por bancos, corretoras de seguros e corretoras de investimentos. Basicamente, a diferença entre ambos está na forma de incidência do Imposto de Renda, conforme veremos a seguir.
Onde declarar contribuição à previdência privada e ao FAPI?
Os Fundos de Aposentadoria Programada Individual, conhecidos pela sigla FAPI, também devem ser declarados no imposto de renda. As contribuições feitas ao FAPI precisam ser informadas na ficha 'Pagamentos Efetuados' com o código 36 – 'Previdência Complementar (inclusive FAPI)'.
O que significa a sigla FAPI?
LEI Nº 9.477, DE 24 DE JULHO DE 1997.
Institui o Fundo de Aposentadoria Programada Individual - FAPI e o Plano de Incentivo à Aposentadoria Programada Individual, e dá outras providências.
Como declarar previdência privada regime progressivo?
Declarando a Previdência Privada pela tabela progressiva
Então os ganhos obtidos serão somados a outros rendimentos, e a alíquota será aplicada sobre toda a base de cálculo. Logo, no momento da declaração, a sua renda com a Previdência deve constar na aba de “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”.
É preciso declarar previdência privada no Imposto de Renda?
Se você investiu em planos PGBL ou VGBL em 2023, é preciso declará-los para o Fisco este ano. Também é de suma importância conhecer as diferentes tributações e a melhor forma de preencher o programa da Receita Federal.
O que é tributação definitiva previdência privada?
Já a tributação definitiva da previdência privada é baseada no tempo em que o dinheiro ficará investido. Isso significa que quanto maior for o tempo do investimento, menor será o imposto.
Como funciona o plano PGBL?
O PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é uma modalidade de Previdência Privada em que o Imposto de Renda incide sobre todo o valor acumulado no momento do resgate. Esse tipo de plano tem como objetivo principal ajudar as pessoas a planejar seu futuro financeiro e garantir uma renda adicional na aposentadoria.
Como declarar previdência privada Brasilprev?
informar o CNPJ da Brasilprev: 27.665.207/7170-31; confirmar o nome: Brasilprev Seguros e Previdência S.A.; dizer o valor total pago no ano anterior, referente ao ano de declaração conforme descrito no campo “(4) Total de contribuições à previdência privada em 20XX”.
Como funciona os 12% do PGBL?
A dedução é feita sobre a base de renda tributável pela Receita Federal. Na prática, portanto, o valor investido em um plano PGBL pode ser descontado da base de cálculo de cobrança do Imposto de Renda — com valor limite de 12% do total da renda tributável ao longo de 2023.
É obrigatório declarar o VGBL?
Só é preciso declarar os resgates do VGBL quando o valor do saldo ou da renda for resgatado. Para realizar a declaração dos resgates, você precisa observar a tabela do seu plano: tabela progressiva ou tabela regressiva.
Quanto pago de IR no resgate do PGBL?
Plano PGBL com tabela de tributação Progressiva Compensável: É descontado 15% de IR sobre o valor total que será resgatado (valor investido + rendimento), com possível ajuste na Declaração Anual de Imposto de Renda, podendo chegar até 12,5%.
Como funciona o regime de previdência complementar?
A previdência complementar possibilita ao trabalhador, facultativamente, acumular reservas para que, no futuro, possa desfrutar de uma complementação na sua aposentadoria e assegurar pensão aos seus dependentes, objetivando dar maior qualidade de vida na fase pós-laborativa.
Qual a temperatura ideal para vinho tinto seco?
Porque meu implante dentário está mole?