Como interpretar o exame PCR?

Perguntado por: Lorena Branco de Pires  |  Última atualização: 20. August 2024
Pontuação: 4.2/5 (52 avaliações)

A dosagem da PCR pode ser feita através de um simples exame de sangue rotineiro em unidades de saúde. Com isso, observa-se que: < 0,3 mg/dL: Normal; 0,3 a 1 mg/dL: Pode ser normal, ou uma pequena elevação.

Quando o valor do PCR é preocupante?

PCR entre 10,0 a 40,0 mg/L: pode ser sinal de infecções mais graves e infecções moderadas, como catapora, COVID-19 ou outra infecção respiratória; PCR superior a 40 mg/L: geralmente indica infecção bacteriana; PCR superior a 200 mg/L: pode indicar septicemia, uma situação grave que coloca em risco a vida da pessoa.

Como saber se o resultado do PCR é positivo?

Não reagente: Presença da linha controle (C). Indica que o exame funcionou e o resultado foi “negativo”. Reagente: Presença de duas linhas controle (C) e teste (T) na tira reagente. Significa que o resultado foi positivo.

Qual valor de PCR é normal?

O valor considerado normal de proteína C reativa é abaixo de 10 mg/L ou 1mg/dL. Os números podem variar um pouco, segundo o laboratório em que foi realizado o exame. Se valores altos de PCR indicam uma possível infecção, valores abaixo do normal podem ocorrer em pessoas que: Tiveram grande perda de peso.

Que doenças o PCR detecta?

Além disso, outras doenças causadas por microrganismos (vírus ou bactérias) podem ser diagnosticadas pelo exame de PCR, como a Dengue, Clamídia e HPV. Na oncologia, a PCR auxilia na identificação de células que apresentam sequências gênicas características de um determinado tipo de câncer.

Exames: avaliação hepática

21 questões relacionadas encontradas

Quando PCR indica infarto?

O risco cardiovascular é considerado médio quando o resultado do exame PCR ultrassensível apresentar valores entre 0,1 mg/dL (1 mg/L) e 0,3 mg/dL (3 mg/L). Se os níveis de PCR estiverem abaixo de 0,1 mg/dL (1 mg/L), significa que a pessoa tem um baixo risco de desenvolver doença cardiovascular.

O que é PCR alto no exame de sangue?

Trata-se de uma análise de sangue, a partir de uma coleta simples, para verificar a dosagem de proteína C reativa, que é produzida no fígado e, quando elevada, pode indicar que há um processo inflamatório ou infeccioso. O problema é que o PCR indica apenas isso.

Qual o melhor resultado da proteína C reativa?

Como interpretar o resultado do exame de Proteína C Reativa (PCR)?
  • Inferior a 10 mg/L. Os valores de proteína reativa C estão dentro da normalidade em pacientes que não possuem nenhum tipo de inflamação ou infecção relevante.
  • Entre 10 mg/L e 40 mg/L. ...
  • Superior a 40 mg/L.

O que fazer quando o PCR está alto?

A PCR é uma substância que se eleva devido à presença de um processo infeccioso ou inflamatório no corpo. Portanto, para baixar a proteína C reativa alta, é preciso tratar a doença que causou o seu aumento. A abordagem terapêutica adequada fará com que os níveis de PCR no sangue voltem ao normal.

Quando PCR indica pneumonia?

Valores de PCR inferiores a 20mg/L ou de procalcitonina menor que 0,1ng/ml tornam a hipótese de pneumonia bacteriana pouco provável e valores de PCR maiores que 100mg/L ou de procalcitonina maiores que 0,25, provável.

Quando o PCR da Positivo?

Caso seja encontrada grande quantidade de material genético viral em uma amostra, o teste é, então, considerado positivo. O PCR-RT é um exame de muito bom desempenho, já que ele tem alto índice de acerto ao diferenciar um paciente infectado do não-infectado.

Para que serve o exame de proteína C reativa PCR?

Essa proteína é muito utilizada para avaliar a possibilidade de existir alguma infecção ou processo inflamatório não visível, como apendicite, aterosclerose ou suspeita de infecções virais e bacterianas, por exemplo.

O que quer dizer PCR negativo?

verdadeiro-negativo: resultado negativo em uma pessoa não-infectada pelo vírus; falso-positivo: resultado positivo em uma pessoa não-infectada pelo vírus; falso-negativo: resultado negativo em uma pessoa infectada pelo vírus.

O que fazer para diminuir o PCR?

Tomar drogas anti-inflamatórias não esteroides (AINEs como aspirina, ibuprofeno e naproxeno) ou estatinas pode reduzir os níveis de PCR no sangue. Tanto as drogas anti-inflamatórias quanto as estatinas podem ajudar a reduzir a inflamação, diminuindo, assim, a PCR.

Qual o valor normal do PCR em criança?

Conclusão: Um valor acima de 5mg/L de PCR tem ainda um valor diagnóstico limitado no diagnóstico de infecção grave (no máximo, apenas 1 em cada 40 crianças teriam infecção grave). No entanto um valor abaixo de 5mg/L permite excluir infecção grave e a necessidade de encaminhamento para o meio hospitalar.

Qual valor do PCR para dengue?

Teste Rápido de Dengue IgG, IgM e Antígeno NS1 - R$59,00 - Labi Saúde.

Como baixar PCR naturalmente?

Cereais integrais. São grãos que auxiliam na diminuição do risco de inflamação. Isso porque grãos integrais contêm fibras, que reduzem os níveis de proteína C reativa, que em alta quantidade cria risco de doenças cardíacas, infecções em qualquer parte do corpo, reumatismo e até câncer.

Qual o exame de sangue que detecta inflamação?

O exame VHS (Velocidade de Hemossedimentação) pode ser um grande aliado no diagnóstico de diversas infecções e doenças. Com uma pequena amostra de sangue é possível identificar alterações que podem indicar um estado inflamatório no corpo.

Qual o limite do PCR?

A dosagem da PCR pode ser feita através de um simples exame de sangue rotineiro em unidades de saúde. Com isso, observa-se que: < 0,3 mg/dL: Normal; 0,3 a 1 mg/dL: Pode ser normal, ou uma pequena elevação.

Qual medicamento aumenta o PCR?

Medicamentos habitualmente não afetam o desempenho dos testes.

Qual a função da proteína C?

A proteína C é um anticoagulante natural importante na regulação da hemostasia e coagulação. É uma glicoproteína de síntese hepática, proteína K dependente que pode inibir a coagulação do sangue. A proteína C é regulada por uma série de reações conhecida como a via da proteína C.

Qual o tipo de exame de sangue que detecta câncer?

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

Qual proteína indica infarto?

A mioglobina apresenta elevada importância no diagnóstico precoce de IAM. Essa proteína possui baixo peso molecular, apresentando-se já nas primeiras horas após o início dos sintomas.

Qual o valor da proteína C reativa para artrite reumatoide?

A velocidade de hemossedimentação (VHS) é de 66 mm/h e a proteína C reativa (PCR) é 0,1 mg/dL.

O que é PCR como indicador de risco cardiovascular?

A PCR é uma proteína plasmática sintetizada no fígado que funciona como um marcador sensível e dinâmico de inflamação – por exemplo, na presença de citocinas, como as interleucinas.

Artigo anterior
Qual a principal característica da administração?
Artigo seguinte
Qual o objetivo de uma empresa que introduz a gestão de processos?