Como iniciar uma constelação familiar?

Perguntado por: Nelson Santiago Torres Esteves  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (37 avaliações)

“Precisa ter um foco, um objetivo. Deve ter um ponto de partida e um de chegada. A Constelação é como um GPS e vai fazer esse percurso”, exemplifica. A partir disso, o constelador vai montar o sistema familiar com as representações, sejam pessoas ou bonecos, e reproduzir aspectos da vida familiar do cliente.

O que falar na constelação familiar?

Um indicativo de um bom tema para olhar através da Constelação Familiar é olhar para os acontecimentos da vida que parecem ter um padrão que se repete, tanto na própria biografia da pessoa, como no sistema familiar – desde pessoas que vivem na mesma geração do cliente como em gerações anteriores.

O quê constelar primeiro?

O tema para constelar

No início do trabalho, há uma pequena conversa entre o facilitador e o cliente. Não é necessário que o cliente repasse muita informação: esse momento é apenas uma oportunidade para o cliente se conectar com sua questão e o facilitador se conectar com o cliente e o que ele traz para o trabalho.

Porque constelação familiar é perigoso?

Além da falta de comprovação científica sobre sua eficácia enquanto método psicoterapêutico, o uso da técnica das constelações familiares nas varas de família e violência doméstica pode ser contraproducente, pois ao olhar para o passado e para os comportamentos que se repetem em determinada família, atribuindo a forças ...

Como é feita a constelação familiar individual?

Como funciona a constelação familiar individual

Com ajuda do terapeuta, o cliente coloca em um campo os objetos que vão representar a família. Esses objetos são dispostos de acordo com a imagem inconsciente que ele tem do seu sistema familiar. ... O sistema quando não funciona bem não deixa que a energia flua livremente.

COMO INICIAR UMA CONSTELAÇÃO INDIVIDUAL COM BONECOS? | Constelação Familiar | Alex Nielsen

16 questões relacionadas encontradas

O que acontece depois da constelação familiar?

Na Constelação acontece ou pode acontecer algo semelhante a nível emocional. Você pode se sentir cansado(a) por uma semana ou pouco mais. Alguns sentimentos que não estavam conscientes podem surgir. Você pode chorar muito, sentir mágoa, tristezas, raiva, medo, entre outros.

O quê o Espiritismo fala sobre Constelação Familiar?

A Constelação Familiar é método terapêutico difundido em vários países pelo seu criador, o alemão Bert Hellinger. ... A informação que aparece é o que é acessado pelos representantes do campo familiar do cliente que traz o tema da constelação. Não se trata de religião ou sessão espírita.

O que a Constelação Familiar fala sobre autismo?

Vários fatores podem contribuir para o desenvolvimento do autismo, como questões genéticas, ambientais e biológicas. Entretanto, nenhum deles diz respeito a uma ligação entre a condição e um “assassinato na família”, como sugerem vertentes de uma pseudociência bastante popular, a Constelação Familiar.

Quem já fez Constelação Familiar?

A Segunda Constelação – Incômodo

Tinha bastante gente para vivenciar a constelação. ... Logo após uns 30 minutos de constelação, catarses começaram a ocorrer e algumas pessoas choravam e se emocionavam. Fiquei sem jeito ali, principalmente depois que me escolheram para ser um familiar, dentro do campo.

O que vc pode constelar?

Exemplos: doenças, sintomas, relacionamento amoroso, relacionamento com você mesmo, relacionamentos com filhos, dificuldades com pai, mãe ou irmãos, famílias mosaico (muito importante organizar o lugar de cada um), situações financeiras difíceis, dinheiro, prosperidade, trabalho/profissão, escolha de profissão, perdas, ...

O que é constelar se?

1. Dispor ou dispor-se em constelação ou de forma semelhante a uma constelação (ex.: as luzes constelaram a cúpula; o campo constelou-se de pirilampos ). 2. [Figurado] Cravejar, adornar.

Pode constelar mais de uma vez?

Não há uma regra para o número exato de constelações. Uma única sessão tem efeitos por semanas, meses e às vezes até mais de dois anos. Por este motivo, é importante não constelar o mesmo tema duas vezes.

O quê Bert Hellinger fala sobre autismo?

Quando a doença conduz a origem sistêmica e a sua compreensão, a doença perde o sentido de continuar existindo, pois ela cumpriu a sua missão. O “amor que adoece”, segundo Bert Hellinger, criador da Terapia Familiar Sistêmica, deve ser purificado e transformado no “amor que cura” e traz paz, alegria.

O que é metilação no autismo?

*A metilação é um processo fundamental para “silenciar” genes sem a necessidade de alterar a sequência do DNA, sendo um dos mecanismos responsáveis pelas diferentes características fenotípicas (aquilo que vemos “a olho nu”) que conhecemos, como por exemplo a afinidade por determinada disciplina ou a sensação térmica ( ...

Quanto custa uma sessão de constelação familiar?

A Constelação Familiar tem um preço que varia muito, principalmente entre as cidades. Em São Paulo, é possível encontrar profissionais capacitados que façam por uma média que varia entre R$ 400 a R$ 1000.

O que é Constelação Familiar na psicologia?

Constelação familiar: o que é o método que promete curar traumas familiares. ... É um método terapêutico que tem crescido e pretende ajudar na compreensão de problemas que acontecem em diferentes áreas da vida --seja na família, relacionamentos amorosos ou até no trabalho.

Qual a diferença entre Constelação Familiar e sistêmica?

A análise efetuada nos levou a concluir que a Constelação Familiar não pode ser considerada uma prática sistêmica, mas sim uma técnica baseada nos princípios epistemológicos da ciência moderna. Palavras-chave: Constelação Familiar; Terapia Familiar Sistêmica; Pensamento Sistêmico; Família.

Como constelar alguém?

Certificações necessárias para constelar uma pessoa
  1. Voluntariedade. Não adianta. ...
  2. Disposição. Considerando tudo isso, ainda é importante saber se a pessoa está disposta a passar pelo processo de constelar uma pessoa. ...
  3. Escolha da modalidade. ...
  4. Constelação com bonecos. ...
  5. Constelação em grupo. ...
  6. Constelação em família.

Quanto tempo depois da constelação familiar fazer efeito?

Nos dias seguintes da constelação, por algumas semanas, meses e em alguns casos até dois anos a pessoa continua processando tudo que vivenciou na sua constelação. Durante este tempo a pessoa elabora as mudanças que vão ocupar um novo lugar na sua vida.

Quais são os benefícios da constelação familiar?

Ajuda a identificar problemas familiares que, na maioria das vezes, não são percebidos facilmente. Proporciona alívio emocional, pois, através da técnica, o indivíduo poderá dar o primeiro passo para resolver os problemas identificados. É possível resolver problemas familiares e restabelecer a paz.

Quanto tempo dura uma sessão de Constelação Familiar?

A duração da sessão é em torno de 1 hora. Cada consulta de Constelação é muito única e não existe certo ou errado, existe o que faz sentir para o cliente.

Como fazer Constelação Familiar sozinho?

“Precisa ter um foco, um objetivo. Deve ter um ponto de partida e um de chegada. A Constelação é como um GPS e vai fazer esse percurso”, exemplifica. A partir disso, o constelador vai montar o sistema familiar com as representações, sejam pessoas ou bonecos, e reproduzir aspectos da vida familiar do cliente.

Como é feito a constelação?

Na constelação, é preciso ter como norte três ordens, as chamadas ordens do amor: Hierarquia: é uma ordem cronológica, que coloca os pais antes que os filhos, o primeiro filho antes do segundo, e o amor entre pai e mãe antes do amor entre pais e filhos.

Quantas vezes pode fazer Constelação Familiar?

Pessoas que aplicam a constelação familiar dizem que uma única sessão é suficiente para ter resultados satisfatórios. Não é recomendável nem usual trabalhar mais de um tema em uma sessão. A pessoa pode, sim, fazer outra sessão, mas para um tema diferente e com um intervalo mínimo de um mês, em média.

Artigo anterior
Qual é o piano mais caro do mundo?
Artigo seguinte
Como se preparar para o exame eletroencefalograma?