Como iniciar atividade nas finanças?

Perguntado por: Fabiana Madalena Coelho de Leite  |  Última atualização: 29. Dezember 2021
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O primeiro passo para ser um trabalhador independente é abrir atividade. Pode fazê-lo presencialmente, num balcão das Finanças, mas também pode fazê-lo online. Basta autenticar-se no Portal das Finanças e entrar em “Todos os serviços > início de atividade > entregar declaração”.

Como iniciar actividade no Portal das Finanças?

Como se pode Abrir atividade nas finanças?
  1. Aceda ao Portal das Finanças.
  2. Autentique-se.
  3. Na caixa de pesquisa, procure por “início de atividade”.
  4. Nos resultados, escolha “Serviços > Atividade > Início de Atividade”.
  5. Escolha “Entregar declaração”.

Como abrir atividade recibos verdes?

Para abrir atividade como trabalhador independente, e começar a passar recibos verdes, deve deslocar-se a um Serviço de Finanças com o seu cartão de cidadão e o seu NIB ou aceder ao Portal das Finanças e enviar a declaração de início de atividade pela internet.

Como reabrir atividade nas Finanças online?

Para fazer a reabertura de actividade online basta:

Entrar no portal das finanças e fazer o login. Ir a Consultar – Declarações – Atividade – Inicio de Actividade. Aparece um formulário que deve ser completado. Alguns dados já estão preenchidos (nome, morada, nif, etc.)

O que tenho que fazer para passar recibos verdes?

Para emitir recibos verdes eletrónicos, siga os seguintes passos:
  1. Aceder aos recibos verdes eletrónicos. ...
  2. Escolher entre “Fatura ou Fatura-Recibo” ou “Recibo” ...
  3. Preencher dados em falta. ...
  4. Selecionar a opção “Importância recebida a título de” ...
  5. Colocar o “Valor Base” ...
  6. Escolher o regime de IVA.

COMO ABRIR ATIVIDADE NAS FINANÇAS ONLINE -Passo a passo

44 questões relacionadas encontradas

Como emitir recibos verdes Portugal?

Como emitir o Recibo Verde em Portugal?
  1. Acesse o ícone “Faturas e Recibos Verdes”
  2. Clique em “Emitir”
  3. Escolha uma das modalidades “Fatura ou Fatura-Recibo” ou “Recibo”;
  4. Preenche com as informações da prestação do seu serviço;
  5. Emita o documento com sucesso!

Quanto paga de imposto recibo verde?

O regime simplificado abrange os trabalhadores independentes com rendimentos abaixo de 200 mil euros/ano e que não tenham optado pelo regime da contabilidade organizada. No regime simplificado, de acordo com o artigo 31.º do CIRS, o montante sujeito a imposto corresponde a 75% do rendimento bruto anual.

O que é atividade aberta nas finanças?

Abrir atividade nas finanças é um dos primeiros passos a dar por quem é trabalhador independente. Informar a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) de que vai começar a trabalhar é obrigatório. ... Mas é importante dar um passo de cada vez e o primeiro é, então, abrir atividade nas finanças.

Como cancelar abertura de atividade?

Para terminar atividade como trabalhador independente deve aceder ao Portal das Finanças e seguir os seguintes passos:
  1. Selecione Serviços > Entregar > Declarações;
  2. Clique em Atividade;
  3. Escolha Cessação de Atividade;
  4. Preencha a declaração, valide e submeta o documento;

Como contactar as finanças?

​Meios de contacto não presenciais: e-Balcão (Portal das Finanças): https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/formularioContacto.action. Centro de Atendimento Telefónico -CAT: 217 206 707.

O que é o código CAE?

O número CAE/IPI é um número de identificação internacional para compositores e editores que é gerado após a filiação em uma sociedade de direitos autorais.

O que é início de atividade?

O início de atividade é um momento de crucial importância no estabelecimento de um novo relacionamento, que se pretende, antes de mais, esclarecedor, com o contribuinte, seja ele pessoa singular ou coletiva e constitui uma espécie de “livre trânsito” para o exercício de atividade.

Qual o CAE para outros prestadores de serviços?

Se não encontrares uma atividade que seja especificamente aquilo que vais prestar enquanto profissional por conta própria, podes colocar o código 1519 que corresponde a “outros prestadores de serviços”.

Como contribuir como autônomo em Portugal?

Quem assumir a função deverá ter, apenas, ser sujeito passivo de IVA em território português. Deverá também ter residência legal e efetiva em território português, atividade aberta e ativa nas Finanças, já emitir os recibos vinculados a essa atividade e ter sua situação contributiva regularizada.

Como preencher declaração de cessação de atividade?

Fechar atividade nas Finanças online

Selecionar a opção “Atividade” Escolher “Cessação de Atividade” Preencher a Declaração com os dados solicitados, validar e submeter o documento; Imprimir o comprovativo de cessação de atividade.

O que é cessação de atividade?

É uma prestação em dinheiro atribuída aos trabalhadores independentes que sejam economicamente dependentes de uma única entidade contratante, para compensar a perda de rendimentos resultante da cessação involuntária do contrato de prestação de serviços com a entidade contratante, residam em território nacional e reúnam ...

O que é Cessação em IVA?

Nos termos do artigo 34.º do Código do IVA (CIVA), a cessação de atividade verifica-se quando deixem de se praticar atos relacionados com atividades determinantes de tributação durante dois anos consecutivos, quando se esgote o ativo da empresa, ou quando sejam partilhados os bens afetos ao exercício da atividade.

Quem pode ser trabalhador independente?

Um trabalhador independente é definido como uma pessoa singular que exerce uma atividade profissional sem estar sujeito a um contrato de trabalho ou equivalente em termos legais e que não seja obrigado a prestar a outrem os resultados do seu trabalho.

Qual o desconto para recibos verdes?

Os descontos dos trabalhadores independentes para a Segurança Social (SS) são calculados trimestralmente. Todos os meses, têm de entregar um montante que resulta da aplicação da taxa contributiva de 21,4%, aplicada diretamente a 70% do rendimento médio dos últimos três meses.

Como funciona Os recibos verdes 2021?

Por exemplo, se é trabalhador independente e começou a trabalhar por conta de outrem em janeiro de 2021, a isenção só produz efeitos no mês seguinte à ocorrência. Isto quer dizer que terá que pagar contribuições relativamente ao mês de janeiro, pois a sua isenção só entra em vigor em fevereiro.

Como funciona o pagamento a recibos verdes?

Como o próprio nome diz é um documento emitido no momento em que você recebe o valor descrito na fatura. Você deve emitir o recibo para o cliente e a duplicata fica com você para gerir sua faturação anual.

Onde emitir recibo verde?

Para emitir recibos verdes deverá ter atividade aberta e aceder ao Portal das Finanças. Se já está registado inicie sessão com o seu NIF e senha escolhida. Se ainda não se registou, poderá fazer o seu pedido online (normalmente, no prazo de uma semana, receberá os dados na morada indicada).

Como emitir recibo das Finanças?

Emissão de Fatura-Recibo no Portal das Finanças
  1. Aceda ao Portal das Finanças. ...
  2. Inicie sessão. ...
  3. Todos os Serviços. ...
  4. Localize “Recibos Verdes” e clique em “Emitir” ...
  5. Data e tipo de prestação do serviço. ...
  6. Preencimento do Recibo. ...
  7. Imprimir ou guardar o recibo. ...
  8. Exemplo de preenchimento:

Como funciona recibo verde para o estrangeiro?

Particularidades a ter em conta com os clientes estrangeiros

O primeiro ponto a ter em consideração na altura do preenchimento de recibos verdes para clientes estrangeiros é o país do adquirente do serviço. Deve selecionar o país adequado. Também deve ter em atenção o IVA.

O que é CAE 53200?

Compreende a recolha, tratamento, transporte e distribuição, nacional e internacional de envios postais (correspondências e encomendas postais) por empresas não sujeitas a obrigações de serviços universal. Inclui entregas ao domicílio e serviços de estafetas urbanos.

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