Como informar CAT 2021?

Perguntado por: Álvaro Alexandre de Moura  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (46 avaliações)

A partir de 8 de junho de 2021, o cadastramento de CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho deverá ser realizado exclusivamente em meio eletrônico, ou seja, por eSocial, conforme determina a PORTARIA SEPRT/ME nº 4.334, de 15/04/2021, para empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões.

Como comunicar CAT 2021?

Empresa onde trabalha a pessoa vítima do acidente de trabalho ou de trajeto. Caso a empresa não cumpra com esta obrigação, podem registrar a CAT: O próprio trabalhador(a); Dependentes do(a) empregado(a);
...
  1. Acesse o formulário;
  2. Escolha o tipo de CAT;
  3. Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.

Como comunicar a CAT via internet?

Veja como:
  1. Entre nenhum site fazer INSS, na Página Específica fazer CAT. ...
  2. Encontre uma opção “Registro do CAT on-line” e clique em “Cadastrar CAT”;
  3. Uma página da Previdência Social CAT abrirá;
  4. Vá ao menu “Cadastramento”;
  5. Selecione a opção “CAT”;

Como informar a CAT ao INSS?

Para registrar a CAT no INSS é necessário acessar o formulário. Primeiro, o trabalhador ou dependente deve informar o tipo de CAT. E então, preencher todas as informações obrigatórias para conseguir concluir o pedido e enviar o formulário.

Qual o prazo para informar a CAT no eSocial?

Além da CAT, o empregador deverá informar o afastamento do trabalhador, quando houver. O prazo para o empregador registrar a comunicação do acidente de trabalho é até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato.

Passo a Passo Para Preencher Uma CAT em 2021 (COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO)

45 questões relacionadas encontradas

Qual o prazo para entregar a CAT?

Qual o prazo para o trabalhador exigir a CAT? A lei não fala em prazos para o trabalhador, mas para a empresa, que tem prazo de um dia útil após o dia do acidente para emitir a CAT, podendo ser multada, caso não o faça.

Precisa enviar CAT ao eSocial?

O eSocial não altera nada em termos de legislação, a CAT é apenas diferente no que diz respeito à forma como as informações são enviadas. Desta forma, todo comunicado de acidente de trabalho deve ser registrado pelo empregador neste evento independente se há ou não afastamento do trabalhador.

Como informar CAT em atraso?

Procure uma agência do INSS

Nos casos em que não for possível o registro da CAT de forma online e para que a empresa não esteja sujeita a aplicação da multa por descumprimento de prazo, o registro da CAT poderá ser feito em uma das agências do INSS (consulte a agência mais próxima).

O que fazer após emitir a CAT?

Na hipótese de impossibilidade do cadastramento online pela empresa ou empregador doméstico, após o preenchimento do formulário o empregado ou um representante legal da empresa deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social (APS) para que seja efetivado o lançamento dos dados no sistema adequado.

Onde deve ser entregue a CAT?

A CAT deverá ser preenchida com todos os dados informados nos seus respectivos campos, em quatro vias, com a seguinte destinação:
  • 1ª via: ao INSS;
  • 2ª via: ao segurado ou dependente;
  • 3ª via: ao sindicato dos trabalhadores; e.
  • 4ª via: à empresa.

Como eu sei que foi aberto o CAT?

Como verificar se a CAT foi registrada

Para verificar se a CAT foi registrada no INSS, basta acessar o site do INSS: www.inss.gov.br, com o número da CAT, os dados do emitente, do acidentado ou da empresa.

Qual é o número da CAT?

Esse numero voce encontra se a CAT foi feita pelo site e ela foi feita atraves de formulario esse numero é colado pelo agente receptor.

Quando enviar o evento S-2210?

Qual é o prazo de envio no evento S-2210? A comunicação do acidente de trabalho deve ser registrada até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato.

Quando a empresa deve comunicar o CAT?

E essa informação chega ao órgão previdenciário através da CAT: a Comunicação de Acidente de Trabalho. Mas fique atento: o prazo para emissão da CAT é até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência. No caso de óbito, a comunicação deverá ser de imediato!

Quem abre CAT tem estabilidade no emprego?

Para que a CAT de reabertura gere estabilidade ao trabalhador, precisará cumprir os mesmos requisitos da CAT inicial: Que o empregado tenha sofrido agravamento da lesão que decorreu de acidente de trabalho (que pode ser o acidente típico, as doenças ocupacionais e os acidentes por equiparação);

O que o funcionário deve fazer com a CAT?

A empresa preenche a CAT inicial nas seguintes situações: acidente de trabalho, acidente de trajeto ou doença ocupacional. Isso deve ser feito mesmo que o acidente resulte em morte imediata do funcionário. É preciso notificar na CAT inicial que o acidente provocou a morte do trabalhador.

Quais são as vantagens de se ter uma CAT?

Qual a vantagem para o trabalhador de ter uma CAT? A vantagem é que a CAT funciona como um registro de que sua doença ou acidente pode ser decorrente do trabalho, o que vai ser comprovado, ou não, na perícia médica.

É possível fazer um CAT retroativo?

É possivel sim fazer CAT retroativa, ainda mais neste caso em que é uma ordem judicial. O procedimento é o mesmo como se estivesse dentro do prazo.

O que acontece se abrir CAT fora do prazo?

Multa por abrir CAT fora do prazo

A empresa que não informar o acidente de trabalho dentro do prazo legal estará sujeita à aplicação de multas, conforme previsto nos art. 286 e 336 do Decreto nº 3.048/1999.

Pode abrir CAT depois de 24 horas?

Nessa situação não é necessário o cumprimento do prazo previsto em lei para a emissão da CAT, que é de 24 horas após a ocorrência do acidente ou de a empresa ter tomado ciência deste.

Como cadastrar CAT e social?

Como cadastrar CAT e enviar o S-2210 para o eSocial?
  1. Acesse o menu PROCESSOS, clique em COMUNICAÇÃO ACIDENTE TRABALHO;
  2. No campo COLABORADOR, informe o código do empregado que sofreu o acidente;
  3. Clique no botão [Novo];
  4. Na guia CAT, subguia INFORMAÇÕES DA EMISSÃO, no campo:

Como imprimir CAT do eSocial?

Impressão da CAT
  1. Informe o número do Recibo eSocial ou...
  2. Número do recibo eSocial:
  3. Informe o número da CAT ou...
  4. Número da CAT:
  5. digite os dados abaixo para impressão.
  6. * Tipo Empregador: 1 - CNPJ. 2 - CEI. 3 - CPF. 4 - NIT/PIS/PASEP. 5 - CAEPF. 6 - CNO.
  7. Número CNPJ:
  8. * CPF do Acidentado:

Qual a relação entre o PPP é o eSocial?

Com a entrada em vigor do eSocial, o PPP se integra ao sistema do eSocial e passa a ser eletrônico, fato que padronizará as informações. Desta forma, será modificada a forma de elaboração da PPP onde as empresas utilizarão vários eventos do eSocial, para descrever as atividades desempenhadas pelo empregado.

Quem deve emitir a CAT e qual o prazo para emissão?

O empregador está obrigado a emitir a CAT até o primeiro dia útil subsequente contado do dia do acidente de trabalho ou da ciência acerca da doença profissional, ainda que o empregado não se afaste das suas atividades laborais.

Quando enviar os 2220?

O evento deve ser enviado até o dia 07 (sete) do mês subsequente ao da realização do correspondente exame. Essa regra não altera o prazo legal para a realização dos exames, que deve seguir o previsto na legislação, sendo que somente o registro da informação no eSocial é permitido até o dia 07 (sete) do mês subsequente.

Artigo anterior
Quando Maracanaú se emancipou?
Artigo seguinte
Como Tratar feridas com pus?