Como identificar zeugma?

Perguntado por: Yasmin Neuza Assunção de Oliveira  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (25 avaliações)

Um caso especial da elipse
A zeugma é uma figura de linguagem caracterizada por suprimir as palavras da oração sem que modifique o entendimento da mensagem. Através desse recurso, é possível fazer a omissão de um termo que já foi mencionado anteriormente por meio do contexto e de outros elementos gramaticais da oração.

Como identificar o zeugma?

O zeugma pode ser considerado um tipo especial de elipse, sendo que esta última se destaca pelo fato de ocultar um termo que nunca foi utilizado em determinada frase. Exemplo de elipse: “Na minha cama, roupas e toalhas usadas”. Já no caso do zeugma, como visto, o termo oculto já foi utilizado anteriormente.

Como usar o zeugma?

A Zeugma é uma figura de linguagem que está na categoria de figuras de sintaxe ou de construção. Isso porque ela interfere na construção sintática das frases. Ela é usada para omitir termos na oração com o intuito de evitar a repetição desnecessária de alguns termos, como o verbo ou o substantivo.

Qual é a diferença entre elipse e zeugma?

Zeugma, assim como a elipse, também é uma figura de sintaxe caracterizada pela omissão de um termo. Porém, na elipse, o elemento omitido fica subentendido pelo contexto. No zeugma, essa omissão se dá especificamente com um elemento que já apareceu explicitamente em momento anterior no enunciado.

Como identificar a elipse?

A elipse é caracterizada pela omissão de termos da oração sem que se prejudique o entendimento da mesma, dado que essa omissão é permitida pelo contexto e pelos restantes elementos gramaticais da oração, estando o termo claramente subentendido.

Elipse e zeugma

18 questões relacionadas encontradas

O que é elipse é um exemplo?

Exemplo de elipse

“Na minha mesa, papéis e livros” (o verbo “haver” está oculto nesta sentença, caso contrário a frase seria: “na minha mesa há papéis e livros”). “No fim da noite, no chão, pessoas e garrafas” (o verbo “haver” também está oculto). “Chegamos cedo hoje” (o pronome “nós” foi ocultado neste caso).

O que significa elipse e exemplos?

A elipse é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de um termo no enunciado; porém, esse termo pode ser subentendido pelo contexto. Por isso, embora o elemento esteja omitido, o contexto nos ajuda a perceber qual elemento é esse. Observe os exemplos a seguir! Ele fez isso e eu: “Você está louco?”

Quando ocorre elipse?

A elipse é uma figura de linguagem que ocorre com a omissão de um termo que pode ser subentendido no texto. A expressão omitida não interfere na compreensão da mensagem e mesmo sem está explícita ela pode ser percebida como parte da oração.

Como fazer zeugma?

A zeugma é uma figura de linguagem caracterizada por suprimir as palavras da oração sem que modifique o entendimento da mensagem. Através desse recurso, é possível fazer a omissão de um termo que já foi mencionado anteriormente por meio do contexto e de outros elementos gramaticais da oração.

O que é elipse em Geografia?

O que é elipse? Essa figura geométrica plana de formato arredondado é obtida na intersecção de um plano e um cone. Uma elipse é uma figura geométrica plana obtida pela intersecção entre um plano e um cone. É por isso que essa figura é chamada de cônica, assim como a circunferência, a parábola e a hipérbole.

Estou rindo para não chorar?

Sim, antítese. Antítese, pois "chorar" e "rir" são palavras com significados opostos, numa mesma frase.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Está pronta a comida figura de linguagem?

Tanto na literatura, como na música, o hipérbato é usado muitas vezes para auxiliar na rima e sonoridade dos versos. Mas lembre-se que também utilizamos essa figura de linguagem no cotidiano, por exemplo: Está pronta a comida.

Qual é a diferença entre aliteração e assonância?

Aliteração e assonância

A assonância é uma figura de linguagem similar à aliteração, porém se caracteriza pela repetição de sons vocálicos, especialmente das sílabas tônicas, para gerar o efeito discursivo. Portanto, trata-se de uma figura sonora equivalente à aliteração, mas que utiliza as vogais.

O que é paradoxo é um exemplo?

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

O que é aliteração é um exemplo?

O que é Aliteração:

A repetição de alguns fonemas numa determinada frase pode ser de difícil pronúncia. Exemplo: “O rato roeu a roupa do rei de Roma” ou “Três tigres tristes para três pratos de trigo. ... As aliterações são caracterizadas por serem repetições harmoniosas e ritmadas.

O que é silepse e exemplos?

O que é uma Silepse:

A silepse é um recurso da escrita em que a concordância não ocorre de acordo com os termos da frase, mas com a ideia que se quer passar. Como em "a violenta São Paulo", em que a palavra violenta está no feminino por concordar com o termo oculto "a cidade de".

O que é pleonasmo e exemplos?

Exemplo de Pleonasmo

No poema de Manuel Bandeira, na frase, "Chovia uma triste chuva de resignação", o autor ao usar a palavra chuva, repete a ideia já contida no verbo chover (chovia chuva). Essa repetição foi usada para reforçar a expressividade do verbo chover.

O que significa coesão por elipse?

⇒ Coesão por elipse: Ocorre por meio da omissão de uma ou mais palavras sem que isso comprometa a clareza de ideias da oração: Maria faz o almoço e ao mesmo tempo conversa ao telefone com a amiga. Em vez de: Maria faz o almoço e ao mesmo tempo Maria conversa ao telefone com a amiga.

O que é anáfora é um exemplo?

Geovana e Flávia são muito estudiosas. Elas têm ótimas notas. No exemplo, a anáfora ocorre quando o pronome “elas” retoma o elemento “Geovana e Flávia”, apresentado anteriormente. Perceba que, em vez de repetir o termo “Geovana e Flávia”, usou-se outro termo como referência: “elas”.

O que é Polissíndeto é um exemplo?

Polissíndeto é a figura de construção caracterizada pela repetição de conjunções, o que muitas vezes acaba gerando um efeito de intensificação do discurso. Observe: “Há dois dias meu telefone não fala, nem ouve, nem toca, nem tuge, nem muge.” (Rubem Braga)

O que é uma anástrofe?

Significado de Anástrofe

substantivo feminino [Retórica] Inversão da ordem habitual das palavras dentro de um mesmo constituinte, sentença, oração etc. Etimologia (origem da palavra anástrofe). Do francês anastrophé; pelo latim anastrophe.es.

Como identificar a figura de linguagem?

Figuras de Linguagem
  1. Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. ...
  2. Figuras de pensamento: trabalham com a combinação de ideias e pensamentos. ...
  3. Figuras de sintaxe ou construção: interferem na estrutura gramatical da frase.

O que é metonímia e exemplos?

Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, quando entre ambas existe uma relação de proximidade de sentidos que permite essa troca. Ex.: O estádio aplaudiu o jogador. ... A substituição de uma palavra por outra se realiza principalmente destes modos: O autor pela obra: ler Machado de Assis.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Artigo anterior
Qual o drink mais chique do mundo?
Artigo seguinte
Como gerar um extrato PDF na Caixa?