Quando usar parenteses e travessão?

Perguntado por: Paulo Santos  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.5/5 (1 avaliações)

Os parênteses são utilizados para indicar que a ideia intercalada é acessória, ou seja, algo a mais para a construção do texto, sem o qual ainda se conseguiria atingir o objetivo comunicativo. O travessão, por sua vez, tem finalidade oposta: serve para dar ênfase, para destacar o elemento por ele intercalado.

Quando usar parênteses exemplos?

Os parênteses são também usados para indicar nomes de autores, obras e capítulos relativos a citações. Exemplos: “A imaginação é mais importante que o conhecimento.” (Albert Einstein) “Salve, símbolo augusto da paz!” (Hino à Bandeira)

Quando usar virgula ou parênteses?

O uso da vírgula é independente do uso dos parênteses, pois se a locução entre parênteses não estiver na frase (e é característica da informação entre parênteses o facto de ser adicional ou não essencial), a pontuação deverá ser exactamente a mesma (ex.: Ele respeita os sinais de trânsito, observando todas as regras.).

Quando usar entre travessão?

Usos do travessão
  1. Discurso direto. O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas. Veja: ...
  2. Para separar expressões ou frases intercaladas. Os travessões também são utilizados substituindo as vírgulas para intercalar trechos em que se pretende dar ênfase.

Quais são as funções do travessão?

Em casos em que há fala direta de um personagem, sem a participação de um narrador, o travessão é usado para identificar que a partir daquele ponto se inicia um discurso. Além disso, ele é utilizado quando há mudança de narrador, precedido do verbo que anuncia a fala, como: afirmar, perguntar, responder, entre outros.

Pontuação - Aspas, travessão e parênteses [Prof Noslen]

45 questões relacionadas encontradas

O que substitui o travessão?

O Travessão (—) é um sinal de pontuação usado especialmente no início de cada fala no discurso direto. Há, porém outras formas de utilização, em que ele substitui parênteses, vírgulas ou parênteses.

Para que serve o segundo travessão?

Na fala do segundo personagem, um segundo travessão é utilizado, dessa vez, para indicar o término da fala e a retomada da narração por parte do narrador. Para esse propósito, o travessão pode ser substituído pelas aspas (“ “), como no exemplo abaixo.

Quando pode substituir vírgula por travessão?

Nas orações intercaladas, o travessão pode substituir a vírgula ou os parênteses, separando-as da oração principal. Há quem o faça — mas não o aconselha — por isso não o farei. Eles dizem — embora ninguém acredite — que são de confiança.

Como usar o travessão no diálogo?

O travessão serve para indicar a abertura do diálogo, aparecendo obrigatoriamente no início da fala. Ele pode ser repetido no meio da sentença para a inserção de alguma informação que apareça intercalada, mas não é usado no fim do que é dito: — Não quero, mas preciso ir — Joana lamentava-se.

O que substitui uma vírgula?

Uma mesma informação pode vir entre vírgulas, travessões ou parênteses. Assim como não há palavras inocentes, não há sinais ingênuos. O travessão grita. ...

Quando usar vírgula adjunto adverbial?

A vírgula é opcional depois de adjunto adverbial deslocado que tenha até três palavras. Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.

Pode usar depois do parênteses?

Quando uma frase está entre parênteses, a pontuação vai depois do parêntese, a não ser que o sinal de pontuação pertença verdadeiramente à frase, isto é, àquilo que se diz, como no exemplo seguinte: Dizem que ele roubou o patrão.

Qual a diferença entre parênteses e colchetes?

Os colchetes são uma espécie de parênteses. Os colchetes, na verdade, são um tipo de parênteses, já que são responsáveis por apresentar informações acessórias, entretanto os seus usos requerem a observância de algumas regras. ... Caso objetive-se isolar uma parte maior, na qual já existem parênteses.

Como usar ()?

Os parênteses são usados: Na introdução de explicações, comentários, considerações e reflexões sobre algo que foi mencionado na frase. Existe dois tipos de orações coordenadas: as sindéticas (ligadas através de uma conjunção) e as assindéticas (ligadas através da vírgula).

Qual o efeito do uso das reticências?

Reticências são sinais gráficos que fazem referência ao sentido de continuísmo, podendo ser utilizadas no início, meio ou fim de uma frase. ... De uma forma geral, as reticências indicam um pensamento que ainda não terminou ou a omissão de alguma coisa que não foi escrita.

Como fazer uma frase com travessão?

Veja o exemplo abaixo: Pedro chegou ao trabalho e perguntou ao colega: - João, você fez o relatório trimestral? Observe que a passagem intercalada pelos travessões “João, você fez o relatório trimestral?” está em discurso direto e, por isso, introduzida por travessões.

Como se escreve um diálogo?

Como escrever bons diálogos: veja 4 dicas
  1. Mantenha-se fiel a seus personagens. Cada pessoa tem seu próprio jeito de falar, influenciado por fatores como faixa etária, região, grau de instrução e situação de conversa. ...
  2. Fique atento ao ritmo. ...
  3. Use os incisos a seu favor. ...
  4. Leia em voz alta e interprete seus diálogos.

Como pontuar corretamente um diálogo?

Veja, então, como pontuar corretamente seus diálogos: TRAVESSÃO: diferentemente da língua inglesa, que pontua diálogos com aspas, na língua portuguesa inserimos os diálogos com o travessão. Eles aparecem no início da fala e também para separá-la do discurso indireto, ou seja, quando entra a voz do narrador.

Como colocar o travessão?

Como fazer
  1. - Hífen: tecla normal do hífen.
  2. – Meia-risca: Alt + 0150.
  3. — Travessão: Alt + 0151.

Qual a forma correta !? Ou ?!?

será "?!" ou "!?" Quando há exclamação e interrogação ao mesmo tempo, é mais usual escrever o ponto de exclamação antes do de interrogação (!?).

Quando usar meia risca ou travessão?

Apesar de parecerem semelhantes, estes três tipos de traço são usados de formas bem diferentes: o hífen é comumente usado para fazer uma ligação entre palavras, o meia-risca para unir os valores extremos de uma série (1–10,A–Z), e o travessão, é utilizado para indicar mudança de interlocutor e para isolar palavras ou ...

Para que serve os dois pontos em uma frase?

Os dois pontos (:) fazem parte dos sinais de pontuação usados na língua portuguesa. Durante a construção dos textos, servem para indicar uma pequena pausa no ritmo ou entonação de uma frase que ainda não foi concluída.

Qual é a função do Ponto final?

O ponto final é um sinal de pontuação usado para indicar o final de um período, marcando uma pausa absoluta. Exemplo: “Amo-te.”

Qual é o símbolo do travessão?

O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (—) e tem como objetivo marcar o discurso direto ou destacar trechos em textos.

Artigo anterior
O que é se frustrando?
Artigo seguinte
O que é clientes?