Como identificar uma situação de emergência psiquiátrica?

Perguntado por: Diogo Simão Mendes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (20 avaliações)

Em geral, acomete pacientes com sinais intensos de angústia quando estão associados aos sintomas corporais. Os mais evidentes são sudorese, taquicardia (coração acelerado), tremores nas mãos, falta de ar e mal-estar.

Qual as situações de emergência psiquiátrica?

Os casos de emergência de pacientes psiquiátricos são caracterizados por quaisquer alterações nos pensamentos, comportamentos ou sentimentos, para os quais se faz indispensável um atendimento rápido, por representar risco significativo para o próprio paciente ou para as outras pessoas.

Como é realizada a avaliação em uma emergência psiquiátrica?

A avaliação psiquiátrica de emergência consiste em: entrevista, exame físico, exame do estado mental, exames laboratoriais e radiológicos, se necessário, e exame do suporte familiar. A segurança física e emocional do paciente é uma questão prioritária.

Qual o conceito de emergência psiquiátrica?

Emergências psiquiátricas podem ser caracterizadas como uma condição em que há um distúrbio de pensamento, emoções ou comportamento, na qual um atendimento médico se faz necessário imediatamente, objetivando evitar maiores prejuízos à saúde psíquica, física e social do indivíduo ou eliminar possíveis riscos à sua vida ...

Como deve ser a abordagem na emergência psiquiátrica?

A comunicação da equipe de enfermagem frente à abordagem inicial do cliente em situação de emergência psiquiátrica deve seguir alguns critérios como: acolher o usuário, promovendo uma escuta qualificada, focalizar no sentimento da pessoa, manter o usuário em ambiente tranquilo, acolhedor e seguro; manter um tom de voz ...

Psiquiatria - Como Agir em uma Emergência Psiquiátrica

18 questões relacionadas encontradas

Como deve ser a abordagem do técnico de enfermagem ao paciente vítima de emergência psiquiátrica?

A atuação do enfermeiro se caracteriza inicialmente pela observação do comportamento do paciente em crise psiquiátrica, pois geralmente estes pacientes são agressivos e apresentam até mesmo dificuldades motoras. Essa observação inclui se há possibilidade de riscos para os indivíduos próximos.

Qual deve ser a conduta de enfermagem frente a uma crise psiquiátrica?

A intervenção em crise é um dos papéis do enfermeiro em saúde mental e psiquiátrico, nesse contexto todo enfermeiro tem de ter um conhecimento para que lhe permita reconhecê-la e agir de forma terapêutica e providenciar o atendimento da pessoa o mais rápido possível.

O que é urgência e emergência em saúde mental?

As urgências e emergências psiquiátricas podem ser definidas como: “qualquer alteração de natureza psiquiátrica em que ocorram alterações do estado mental, as quais resultam em risco atual e significativo de morte ou injúria grave, para o paciente ou para terceiros, necessitando de intervenção terapêutica imediata.” ( ...

Quais são os 3 objetivos do atendimento psiquiátrico?

Seus objetivos podem ser tomados da Declaração do Hawai (1977) e que foram estabelecidos por um comitê de Ética da Associação Mundial de Psiquiatria: O objetivo da Psiquiatria é promover a saúde, a autonomia pessoal e o desenvolvimento do indivíduo.

Quais são os tipos de atendimento em psiquiatria?

Psiquiatria Geral, estudo e atendimento de casos em psiquiatria em adultos (depressão nervosa, esquizofrenia). Psiquiatria da terceira idade, especializada no atendimento de problemas como Mal de Alzheimer e manifestações psíquicas da Síndrome de Parkinson. Psicoterapia.

O que é uma situação de urgência?

Já a urgência, é uma ocorrência imprevista com ou sem risco potencial à vida, onde o indivíduo necessita de assistência médica imediata. Dessa forma, ambas as definições pressupõem atendimento médico rápido e proporcional a sua gravidade, sendo a emergência mais grave que a urgência.

Qual a importância da humanização no atendimento dos pacientes psiquiátricos?

No que diz respeito à saúde mental, essa humanização é de extrema importância para garantir a construção de vínculos entre profissionais, gestores, usuários, familiares e comunidade para busca efetiva da habilitação e reabilitação de pessoas com transtornos mentais, que têm de enfrentar dia a dia os preconceitos que os ...

Quais são os principais tipos de transtorno mental?

Quais são as principais doenças psiquiátricas?
  • Transtorno bipolar. Essa é das doenças mentais mais comuns na sociedade moderna. ...
  • Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ...
  • Distúrbios alimentares. ...
  • Transtornos de Ansiedade. ...
  • Esquizofrenia. ...
  • Somatização. ...
  • Problemas dermatológicos. ...
  • Doenças cardiovasculares.

Quais são as características dos pacientes psiquiátricos?

Sem indícios de sonolência, sedação, ou qualquer prejuízo, ou seja, paciente desperto, acordado, lúcido; – Paciente Obnubilado: Paciente apresenta alguma perda de lucidez, mostra alguns sinais leves de sonolência; – Paciente Torporoso: Paciente apresenta um quadro marcante de turvação de consciência, mas ainda pode ser ...

Como deve ser feita a assistência ao paciente psiquiátrico?

Uma abordagem calma, aberta, de aceitação e de não-julgamento é fundamental para facilitar a comunicação. Ouça com cordialidade. Trate com respeito. Empatia com as emoções.

Quando ir ao hospital psiquiátrico?

6 casos extremos que necessitam de internação psiquiátrica
  1. Pânico. ...
  2. Psicose. ...
  3. Depressão maior. ...
  4. Crise de ansiedade extrema. ...
  5. Transtornos alimentares. ...
  6. Suicídio.

Qual o objetivo do psiquiatra?

O médico psiquiatra é um especialista em saúde mental que tem por objetivo diagnosticar, tratar, prevenir e reabilitar diversos tipos de distúrbios mentais, como a depressão, o transtorno bipolar e a esquizofrenia, entre outras alterações mentais.

Quais os principais medicamentos utilizados no atendimento de urgência psiquiátrica?

A classe de medicamentos das possíveis interações que predominou foram os Benzodiazepínicos + Antipsicóticos, associação comumente utilizada nas emergências psiquiátricas, alertando para a necessidade de monitoramento dos possíveis efeitos adversos destes medicamentos.

O que é importante para conduzir um atendimento na área da saúde?

Foque na humanização do atendimento na área da saúde

Empatia é fundamental no bom atendimento ao cliente. É por meio dela que seus atendentes vão se sensibilizar às dores e aflições, proporcionando uma experiência mais confortável e receptiva aos pacientes.

Quais são os casos de urgência e emergência?

São exemplos de emergência: cortes profundos, acidente de ordem elétrica, picada ou mordida de animal peçonhento, queimaduras, afogamentos, infarto do miocárdio, entre outros. Já os casos de urgência são: fraturas, luxações, torções, febre maior que 38 graus há pelo menos 48h que melhora com antitérmicos, mas não cede.

Como deve ser a assistência de enfermagem com uma pessoa em surto psicótico?

Ser coerente na comunicação verbal e não verbal servindo como modelo para o cliente. Na presença de delírios e alucinações não criticar ou menosprezar as idéias do cliente. Estar atento quanto à aceitação do tratamento. Verificar se o cliente toma os medicamentos prescritos.

Como atender paciente em surto psicótico?

O mais recomendado é que ao presenciar uma pessoa em surto psicótico violento ligar imediatamente para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192) e mesmo que seja alguém próximo, evitar conter o surto, pois não se sabe a proporção do mesmo ou das suas dimensões imaginárias e falta de contato com a realidade.

Qual o papel do técnico de enfermagem na saúde mental?

Na Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, o enfermeiro é responsável por não só promover a supervisão segura do paciente, mas também por administrar os medicamentos e por oferecer suporte emocional.

Como deve ser o comportamento do técnico de enfermagem de um paciente no serviço de urgência?

É necessário ser honesto, assumir os erros, ajudar os colegas em dificuldade, não competir com outros profissionais de forma desleal, respeitar a diversidade de opinião e negar-se a realizar atividades, caso não tenha conhecimento ou competência técnica.

Quais os transtornos mentais mais graves?

Quais as doenças psiquiátricas mais incapacitantes do mundo?
  • Depressão. ...
  • Síndrome de Burnout. ...
  • Síndrome do Pânico. ...
  • Esquizofrenia. ...
  • Distúrbio de ansiedade generalizado. ...
  • Transtorno bipolar. ...
  • Transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas.

Artigo anterior
Qual a ligação é a fórmula molecular da substância heptano?
Artigo seguinte
O que faz um sheik árabe?