Como identificar uma concordância verbal?
Perguntado por: António Esteves | Última atualização: 18. Juli 2024Pontuação: 4.6/5 (22 avaliações)
A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração. 1. Quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria de, parte de, uma porção de, metade de) acompanhadas por nome, o verbo pode concordar com o partitivo ou com o nome.
Como identificar um erro de concordância verbal?
O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.
O que são verbos de concordância?
b) Verbos com concordância: são verbos que se flexionam em pessoa, número e aspecto, mas não incorporam afixos locativos. Exemplos dessa categoria são DAR, ENVIAR, RESPONDER, PERGUNTAR, DIZER, PROVOCAR, que são subdivididos em concordância pura e reversa (backwards).
Como saber se a frase tem concordância nominal?
A concordância nominal ocorre quando artigos, adjetivos, pronomes, numerais e outros termos que acompanham o substantivo concordam em gênero e número.
Como identificar concordância verbal e nominal?
A concordância verbal faz referencia ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro necessariamente deve concordar em número - singular ou plural - e pessoa - 1°, 2°, 3° - com o segundo. Por sua vez, a concordância nominal se refere ao substantivo e suas formas relacionadas: adjetivo, numeral, pronome, artigo.
Concordância Verbal - Muito fácil I Português On-line
Quais são os exemplos de concordância verbal?
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.
Quais são os verbos sem concordância?
Os verbos sem concordância, geralmente são verbos que tem o ponte de articulação presos ao corpo. Como exemplos tem-se os verbos CONHECER, PENSAR, ADMIRAR e OUVIR. Para indicar quem está realizando a ação e quem está recebendo tal ação é utilizado a apontação como auxiliar.
É correto dizer esta maçã está meia podre?
O correto seria “Esta maçã está meio podre. ”Neste caso, a palavra “meio” é um advérbio e não um adjetivo, portanto não se flexiona para concordar em gênero com as palavras (substantivos) relacionadas a ela.
Como não errar concordância nominal?
Para não errar, sugiro que localize na oração o substantivo primeiramente, como foi feito no último exemplo. Após a constatação do substantivo, observe o seu gênero e o número. Os termos referentes ao substantivo são seus modificadores e devem estar em concordância de gênero e número com o nome.
O que é erro de concordância verbal exemplos?
De acordo com uma matéria publicada pelo portal R7, a concordância verbal é um erro muito comum, que não segue as regras de concordância entre o sujeito e o verbo. Por exemplo, quando temos um sujeito no singular, o verbo precisa estar no singular também, e o mesmo precisa acontecer no caso do plural.
E 2 horas ou são 2 horas?
Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco). Eram três da tarde. É uma hora da tarde.
Como saber se a palavra é um verbo?
Os verbos são a classe de palavras que indica ação, estado ou fenômenos da natureza. Flexionam em pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) e em número (singular ou plural). O verbo indica uma ação, um estado ou um fenômeno da natureza. O verbo é a classe de palavras que expressa ação, estado ou fenômeno da natureza.
Qual é o certo é eu ou sou eu?
O certo é “sou eu” .
É ou são exemplos?
"Trezentos gramas de carne é (ou são) o suficiente para esse prato"? A resposta é "Trezentos gramas de carne é o suficiente", porque o verbo ser ficará no singular, quando o predicativo for uma expressão como "muito, pouco, o bastante, o suficiente, uma fortuna, uma miséria, demais...".
Quais são as 10 regras de concordância nominal?
- Um substantivo + um adjetivo.
- Mais de um substantivo + um adjetivo.
- Concordar com o substantivo mais próximo.
- Concordar com todos os substantivos.
- Inserir o artigo antes do último adjetivo.
- Inserir o artigo concordando com o substantivo no plural.
Quais são as regras de concordância verbal?
A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração. 1. Quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria de, parte de, uma porção de, metade de) acompanhadas por nome, o verbo pode concordar com o partitivo ou com o nome.
Como estudar concordância nominal?
A principal regra da concordância nominal é que os termos determinantes de uma oração (artigos, pronomes adjetivos, numerais, adjetivos) devem sempre concordar em gênero e número com o substantivo. Se o substantivo estiver no feminino plural, os determinantes devem segui-lo. Se estiver no masculino singular, idem.
Qual é a concordância verbal correta do verbo haver?
O verbo haver e fazer são impessoais, portanto, não admitem sujeito e são flexionados na terceira pessoa do singular. O verbo haver é impessoal quando tem sentido de existir e também de tempo decorrido. Exemplo: Havia uma cadeira vaga na sala de aula.
Quais são os tipos de concordância nominal?
- Regra geral: ...
- Concordâncias especiais: ...
- 1- Pode ser feita a concordância gramatical ou a atrativa. ...
- 1- Um substantivo acompanhado (determinado) por mais de um adjetivo: os adjetivos concordam com o substantivo. ...
- 2- Bastante - bastantes. ...
- 3- Anexo, incluso, obrigado, mesmo, próprio. ...
- Dicas: ...
- Dicas:
Qual a regra do sujeito simples?
1) Em caso de sujeito simples, o verbo concorda com o núcleo em número e pessoa: O aluno chegou atrasado. 2) Nos casos referentes a sujeito representado por substantivo coletivo, o verbo permanece na terceira pessoa do singular: A multidão, apavorada, saiu aos gritos.
Porque o verbo concorda com o sujeito?
O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa
A concordância verbal é um ramo da gramática que estuda o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se acomodarem a outras palavras. Ou seja, o verbo precisa concordar com o sujeito em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª).
Qual a diferença entre regência verbal e concordância verbal?
Na dúvida, pesquise! Se a sintaxe de regência trata da complementação de um termo, seja ele nome ou verbo, a concordância, por sua vez, trata da relação entre dois termos que agregam significados à oração. Da mesma forma que a regência, a concordância também pode ser verbal ou nominal.
Como matar fungo na geladeira?
Quando se aplica a Justiça Restaurativa?