Como identificar um verbo no particípio?

Perguntado por: Madalena Ana Soares Baptista  |  Última atualização: 19. Juli 2024
Pontuação: 4.5/5 (11 avaliações)

O verbo no particípio possui duas formas: regular e irregular. O particípio regular é aquele que termina em -ado e -ido; o irregular, por sua vez, costuma ser mais curtinho, reduzido. Dentro desta classificação principal, existem os verbos que são apenas irregulares, ou seja, não aceitam o final -ido ou -ado.

O que é um verbo no particípio?

O particípio é a forma nominal que expressará o resultado do fato verbal, ou seja, indicará uma ação já realizada, finalizada.

Como passar o verbo para o particípio?

Com os verbos ter e haver, devemos usar o particípio regular (marcado pelas terminações -ado ou -ido). Por exemplo: "Ele tinha salvado o arquivo" e "Ela havia prendido o dedo". Já com o ser e o estar, emprega-se o irregular: "Ele foi salvo por um herói" e "Os bandidos estão presos".

Como saber se é particípio ou adjetivo?

O particípio é uma forma nominal do verbo, por isso, se comporta como um adjetivo. Desse modo, os verbos no particípio flexionam-se em gênero e número. Em geral os verbos no particípio apresentam-se acompanhados de outros verbos (auxiliares), formando uma locução verbal.

Quais palavras são particípio?

Particípio... Sim, uma das formas nominais terminadas em “ADO” e “IDO” e que expressa um sentido, uma ideia de uma ação já transcorrida. Dessa forma, lido, ouvido, falado, escutado, estudado, corrido, enfim...

🧠 Enséñale Vocabulario De Inglés A Tu Cerebro. Verbos 3 ✅

34 questões relacionadas encontradas

É exemplo de verbo na forma nominal no particípio?

O particípio corresponde a forma nominal de uma ação terminada e divide-se em particípio regular e particípio irregular. As terminações do particípio regular são –ado e –ido e são formas nominais da 1ª, 2ª e 3ª conjugação verbal. Veja os exemplos abaixo: Exemplo 20: Brenda tinha fritado ovos para o almoço.

Qual é a regra do uso do particípio com duas formas?

Use ter e haver com o particípio regular e ser e estar com o particípio irregular. Modernamente, no entanto, alguns particípios podem ser usados com todos os auxiliares. É o caso dos verbos ganhar, gastar, pagar, pegar: tem gasto ou tem gastado, havia pegado ou havia pego, tinha pago ou tinha pagado.

Foi pago ou foi pagado?

Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: – Ele já tinha pagado a conta. Pago é usado com os verbos auxiliares ser e estar: – O valor é pago mensalmente.

Como saber se o verbo está no infinitivo?

Veremos mais à frente que o verbo no infinitivo se apresenta de duas formas. Mas, por ora, vale saber que, para identificá-lo, basta observar a terminação: Em seu estado natural: ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr) Quando flexionado: es, des, em e mos.

Qual a diferença entre passado simples e particípio passado?

O simple past é usado para exemplificar situações que já aconteceram, isto é, ações do passado (She went swimming last Thursday – Ela foi nadar quinta-feira passada). Já o past participle serve como auxílio de algumas estruturas gramaticais (voz ativa, passiva, tempos modais, etc).

Qual é a alternativa apresenta o uso correto do particípio?

A alternativa que apresenta uso correto do particípio é a letra A: "O relatório deve ter sido entregado". O particípio é uma forma verbal que pode ser utilizada para formar tempos compostos, como o presente perfeito, e também pode ser utilizado como adjetivo.

Qual é o certo pego ou pegado?

Na tradição da língua, o particípio passado de pegar é pegado, não ocorrendo jamais a forma pego. Por analogia com verbos que têm duas formas de particípio passado, uma regular e outra irregular (como pagar: pagado e pago), criou-se a forma irregular pego.

Quais são os 7 verbos?

Exemplos de verbos auxiliares
  • Verbo ser;
  • Verbo estar;
  • Verbo ter;
  • Verbo haver;
  • Verbo ficar;
  • Verbo andar;
  • Verbo ir;
  • Verbo vir;

Como memorizar os tempos verbais?

As 7 melhores dicas da internet para fazer a conjugação verbal sem estresse!
  1. Padronize o pretérito imperfeito. ...
  2. Identifique a origem do verbo. ...
  3. Conheça o M.A.R.I.O (sem trocadilhos) ...
  4. Entenda que “mim” não realiza a conjugação verbal. ...
  5. Não se atrapalhe com o “vós” ...
  6. Preste atenção nos verbos defectivos.

Quais são os 5 tempos verbais?

Os tempos verbais do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

O que é infinitivo gerúndio e particípio?

Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.

Quais são as três formas nominais do verbo?

Os verbos possuem formas nominais, como infinitivo, gerúndio e particípio, que são empregadas em tempo e modo de acordo com o contexto em que se inserem. Como você já deve saber, as formas nominais do verbo recebem esse nome porque exercem funções que são típicas dos nomes.

O que é particípio passado exemplos?

O particípio passado é formado a partir do infinitivo, retirando-se a terminação -ar, -er ou -ir e adicionando-se a terminação correspondente. Exemplo: Verbo dançar: danç(-ar) > danç(+ado). Eles tinham dançado muito na festa.

O que é duplo particípio?

Há verbos que possuem duas formas de particípio: uma regular em [-ado], ou [-ido]; e outra chamada irregular porque se configura de maneira reduzida.

Quando é que o verbo está no gerúndio?

Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.

Artigo anterior
Como é feita a avaliação postural?
Artigo seguinte
O que é protocolo de viabilidade Redesim?