Como identificar um erro de concordância?

Perguntado por: Tiago Teixeira de Lima  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (62 avaliações)

O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.

O que é um erro de concordância?

Não sabe o que é erro de concordância? Nós explicamos o que deve saber sobre esta questão. Este é um tipo de erro que acontece sempre que algo não está em harmonia dentro de uma frase, havendo tipos de concordância que, por vezes, não são respeitados, comprometendo a qualidade do discurso na língua portuguesa.

Como identificar um erro de regência?

Erros de regência verbal

(Procuro obedecer aos…) Usar preposição diferente da que o verbo exige: Da = de + a. O “a” pode ser artigo, preposição, pronome pessoal e pronome demonstrativo. Nesse caso, o “a” é pronome demonstrativo.

Como identificar concordância verbal?

A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.

O que é um desvio de concordância?

Falta de concordância entre adjetivos e substantivos

Ex.: A roupa limpa foi guardada com cuidado.

TESTE: ENCONTRE OS ERROS DE CONCORDÂNCIA

34 questões relacionadas encontradas

O que é desvio textual?

Os desvios linguísticos são situações em que o falante foge da norma culta da língua portuguesa. Os desvios envolvem, principalmente, problemas com acentuação, concordância nominal e verbal, pontuação, crase, gramática, entre outros.

O que são desvios na redação?

O desvio corresponde ao desrespeito à gramática normativa. Já a falha é uma espécie de "tropeço" ligado à estrutura sintática: na construção da frase, da oração e do período. Ele explica que o peso da falha é maior que o do desvio porque a falha compromete a fluência, provocando lacunas estruturais na redação.

O que é concordância verbal exemplo?

Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.

O que é concordância verbal em uma frase?

Na concordância verbal, o verbo adapta-se ao número e à pessoa do sujeito, isto é, a conjugação do verbo varia de acordo com o número (singular ou plural) e com a pessoa do sujeito (primeira, segunda ou terceira pessoa).

Quais os principais casos de concordância verbal?

Outros casos de concordância verbal
  • Sujeito oracional. O verbo deve ficar na terceira pessoa do singular. ...
  • Sujeito em voz passiva sintética. O verbo concorda com o sujeito paciente. ...
  • Concordância de verbos impessoais. Os verbos impessoais sempre ficam na terceira pessoa do singular. ...
  • Verbo ser indicando tempo ou distância.

Quais são os erros de regência?

A regência e a crase

Como o que “é revertido”, “é revertido a” e o termo regido pela preposição está no plural (entidades), não existe crase. Só existiria crase no caso da preposição estar aglutinada ao artigo antecedente à palavra “entidades”, ou seja, se fosse “revertidoàs entidades”.

O que é problema de regência?

O uso das preposições costuma ser fonte de dúvidas entre aqueles que escrevem. Muitas dessas palavras têm seu sentido apagado, isto é, seu valor semântico praticamente imperceptível para os falantes. Numa frase como "Dirija-se a outro caixa", a preposição "a" indica direção. ...

Onde há erro de regência nominal?

A regência nominal está errada na frase, pois o adjetivo “apegado” requer o uso da preposição “a”, e não da preposição “em”. Quem é apegado, é apegado a alguma coisa ou a alguém. Assim, a frase correta seria: Ele é muito apegado a bens materiais.

Em qual frase há um erro de concordância verbal Esta pessoa foi uma das que mais discutiu o caso?

Questão 23. (Unirio) Em que item há um erro de concordância verbal: a) Esta pessoa foi uma das que mais discutiu o caso. b) Eu com o meu amigo Paulo entramos na sociedade.

É ou são concordância?

Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco). Eram três da tarde.

É ou são exemplos?

A expressão é que permanece invariável, independentemente de um sujeito singular ou plural: Eu é que sou feliz! Nós é que somos felizes! Eles é que são felizes!

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quais são os desvios comuns que existem na escrita de uma redação?

Portanto, confira abaixo os 16 erros de redação mais comuns e lembre-se de fugir deles sempre.
  1. Fugir do tema. ...
  2. Não fazer um rascunho. ...
  3. Entregar o texto com letra ilegível. ...
  4. Faltar com a coesão textual. ...
  5. Ser incoerente. ...
  6. Cometer erros de português. ...
  7. Escrever períodos muito longos. ...
  8. Usar linguagem informal.

Quais são os desvios gramaticais?

Vícios de linguagem são desvios gramaticais que um falante comete de maneira não intencional. Esses desvios ocorrem por falta de conhecimento ou atenção e costumam causar problemas na comunicação. Eles podem estar relacionados ao significado ou ao som das palavras, mas também podem ser estruturais.

O que é desvios da norma culta?

Desvios da norma padrão, comumente chamados de "erros", são fatos comuns na escrita dos aprendizes da variante culta de uma língua materna como o português brasileiro. Tratados como um "mal a ser combatido", eles são, na verdade, importantes indícios do processo de assimilação da escrita culta pelo falante nativo.

O que é noção de desvio?

substantivo masculino Mudança de direção ou de posição. Volta, sinuosidade de um caminho, de um rio etc. Subtração fraudulenta: desvio de material.

Porque acontecem os desvios linguísticos?

Dessa forma, o desvio linguístico normalmente ocorre quando, em uma situação mais formal, percebe-se que determinada regra gramatical não foi seguida. Um exemplo é o que ilustra o cartum acima, em que se usa a palavra “ovo” no lugar de “ouço”.

Quais são os vícios de linguagem?

Quais os tipos dos vícios de linguagem?
  1. Arcaísmo. O arcaísmo diz respeito às palavras antigas e em desuso, que não fazem mais parte do vocabulário da Língua Portuguesa. ...
  2. Barbarismo. ...
  3. Solecismo. ...
  4. Neologismo. ...
  5. Pleonasmo.

Quais são os erros de regência verbal mais comuns?

No sentido de alcançar ou de ter atingido um determinado destino, deve ser seguido da preposição a, que dará início ao adjunto adverbial, e não da preposição em, como costumeiramente aparece em erros comuns de regência verbal. Por exemplo: Cheguei ao hospital às 11h. (Em vez de “cheguei no hospital às 11h”).

Quanto à amigos prefiro João ______ Paulo ______ quem sinto ______ simpatia?

Quanto a amigos, prefiro João a Paulo, por quem sinto menos simpatia. A Empresa obedeceu rigorosamente ao horário de início das provas. Não costumo assistir a filmes de terror. Sua atitude implica em graves punições.

Artigo anterior
O que fazer com papel para vender?
Artigo seguinte
Como fazer um sorteio legal no Instagram?