Como identificar um disjuntor?
Perguntado por: Jéssica Joana Magalhães | Última atualização: 18. Juni 2025Pontuação: 4.7/5 (21 avaliações)
A maioria dos aparelhos eletrônicos possui uma etiqueta com informações técnicas, incluindo a voltagem de funcionamento. Se a maioria dos aparelhos conectados for de 110V, é provável que o disjuntor seja dessa voltagem. O mesmo vale para aparelhos de 220V.
Como identificar o tipo de disjuntor?
A melhor dica de como escolher um disjuntor é considerar o número de fases (condutores com tensão) do circuito. O número de polos do disjuntor deve ser igual ao número de fases que alimenta a rede elétrica. Atenção! O número de fases do sistema não é equivalente ao número de fios.
Como ver a numeração do disjuntor?
- B = de 3 a 5 vezes o número da corrente (de 30A a 50A)
- C = de 5 a 10 vezes o número da corrente (de 50A a 100A)
- D = de 10 a 20 vezes o número da corrente (de 100A a 200A)
Como saber qual o disjuntor certo?
Para dimensionar o disjuntor adequado é preciso analisar a demanda de corrente do circuito. A escolha do modelo ideal para cada caso acontece mediante a comparação da curva B, C e D com as curvas dos fios e cabos que serão usados. “As normas técnicas preveem, ainda, diferentes graus de aplicação”, destaca o engenheiro.
Quais são os três tipos de disjuntores?
As três categorias para tipos de disjuntores. Disjuntores unipolares ou monopolares. Disjuntores bipolares. Disjuntores tripolares.
DISJUNTORES - 2 coisas que você talvez não saiba ⚡️
Qual o disjuntor ideal para 220?
Portanto, para circuitos 220V o correto é sempre um disjuntor bipolar, pois na necessidade ele desarmará as duas fases de uma vez, protegendo seu circuito e aparelhos ligados nele.
Qual o disjuntor para casa?
Disjuntor termomagnético
Dessa forma, o dispositivo termomagnético desarma nos dois casos e proporciona mais proteção à instalação elétrica do que os disjuntores térmicos ou magnéticos. Por causa dessa característica, esse tipo de disjuntor é o mais recomendado para instalar nas residências.
Qual é o disjuntor para lâmpada?
Disjuntor de curva B – Utilizado para cargas com baixa corrente como aquecedores, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes.
O que significa a letra C no disjuntor?
Curva C: A ruptura de um disjuntor de curva C ocorre entre 5 a 10 vezes o valor da corrente nominal do disjuntor. Por essa característica peculiar, esse tipo de disjuntor é utilizado em redes de média intensidade, em que a corrente de partida pode atingir picos mais altos.
O que é a letra C no disjuntor?
CURVA DO TIPO C
Estes disjuntores serão utilizados em proteção de cargas indutivas que exijam correntes de partidas “medianas”. É o caso de motores, compressores, ar condicionado, motor de bomba de piscina, reatores de lâmpadas fluorescentes bombas de poço artesiano e cargas indutivas similares.
Como saber se o disjuntor é bipolar?
- Disjuntor Unipolar: É indicado para circuitos com uma única fase. Ex: Circuitos de iluminação e tomadas em sistemas monofásico fase/neutro com 127 ou 220 v. - Disjuntor Bipolar: É indicado para circuitos com duas fases. Ex: Circuitos com chuveiros e torneiras elétricas em sistemas Bifásicos Fase/fase com 220 v.
O que quer dizer c40 no disjuntor?
É indicado para proteger circuitos com cargas predominantemente indutivas (curva C) e outras cargas que aprensentam pico de corrente no momento da ligação. A tensão elétrica nominal é de 230 Volts em corrente alternada de até 40 Àmperes em circuito monofásico (ou unifásico). Dúvidas?
Como saber se o disjuntor É 110 ou 220?
Caso exista presença de tensão em apenas um ponto da tomada, ela é de 110V. Se for nos dois pontos, ela é de 220V", conta Delbone. De acordo com o coordenador do Instituto Mauá, as tomadas de 110V, por padrão em regiões como na grande São Paulo, usam uma fase e 1 neutro.
O que significa C 16 no disjuntor?
DISJUNTOR MDW-C16
Desenvolvidos para proteção de instalações elétricas contra sobrecarga e curto-circuito. Possui correntes de 2 a 125 A (MDW) e 6 a 125 A (MDWH) e se encontram nas versões monopolar, bipolar, tripolar ou tetrapolar.
Qual o disjuntor correto para um chuveiro 220V 5500W?
O melhor disjuntor para usar em um chuveiro de 5500W e 220V é o disjuntor de 30A. Qual disjuntor usar para chuveiro 5500W 127V? O melhor disjuntor para usar em um chuveiro de 5500W e 127V é o disjuntor de 50A.
Qual disjuntor mais potente?
Tripolares. Por fim, o último tipo de disjuntor do grupo de seus polos é o tripolar. Como o próprio nome indica, ele possui três polos e é o mais potente dos três. Por ser de maior potência ele é indicado para circuitos com motores elétricos trifásicos e exigem maior potência energética.
Qual disjuntor usar para 6 tomadas?
Disjuntores Steck 25A. 6 tomadas 2P+T. Tomadas de 10Amp. Novo padrão brasileiro.
Qual é o disjuntor geral?
Quando falamos em disjuntor geral, estamos falando do disjuntor principal de uma instalação elétrica que protege outros disjuntores parciais dos circuitos de uma instalação, ou seja é o disjuntor a montante dos disjuntores parciais.
Quando usar disjuntor 63A?
Para que serve um disjuntor DR 63a
A norma NBR5410 regula e indica que esse tipo de disjuntor serve para garantir a segurança das pessoas e da instalação elétrica. Afinal, o equipamento desarma o circuito elétrico quando percebe que há alguma falha. Ele detecta, automaticamente, a fuga de corrente.
Qual é o disjuntor para ar-condicionado?
De forma geral, um ar-condicionado de 9 mil BTUs precisará de disjuntores entre 10 a 15 A. Já um modelo mais robusto, de 18 mil BTUs, precisará de um disjuntor de 20 A. Caso o fabricante do seu ar-condicionado não indique no manual a corrente elétrica consumida pelo aparelho, faça o cálculo usando a potência elétrica.
Qual é a melhor marca de disjuntores?
As melhores marcas de disjuntores são: Siemens, Steck, Soprano e Lorenzetti. Para fazer a escolha certa, você deve observar quais são as particularidades de funcionamento e os sistemas em que serão instalados os disjuntores, a fim de analisar se as características de cada um vão atender às necessidades.
Quantos watts suporta um disjuntor de 20 amperes 220V?
Acima de 1000 w a tomada ideal é a de 20 ampères.