Como identificar qual o tipo de conjuntivite?

Perguntado por: Artur Amorim Neves  |  Última atualização: 7. Juni 2024
Pontuação: 4.8/5 (67 avaliações)

Para melhor identificar o tipo de conjuntivite, o ideal é realizar uma consulta com o oftalmologista, pois ele poderá determinar com mais precisão o agente causador da doença. Isso porque, com o diagnóstico, é possível analisar a intensidade dos sintomas, que são levemente diferentes.

Como saber se estou com conjuntivite viral ou bacteriana?

· A conjuntivite bacteriana está normalmente associada à presença de pus abundante, que pode ser amarelo escuro ou ter cor esverdeada. Também pode provocar dor e lacrimejo; · A conjuntivite vírica tem uma sintomatologia mais variável. O olho não fica por norma tão vermelho e o pus é menos abundante.

Como saber se a conjuntivite viral ou alérgica?

No entanto, um dos principais sintomas da conjuntivite alérgica que a diferencia das demais é que os sintomas se apresentam simultaneamente nos dois olhos, enquanto na viral e na bacteriana eles aparecem primeiro em um dos olhos e, depois, contagiam o outro.

Qual é a conjuntivite mais forte?

Apesar de não ser muito comum, a conjuntivite bacteriana pode ser mais perigosa. Sua transmissão se dá pelo contato com a bactéria. Seus sintomas são geralmente mais intensos, com secreções mais abundantes e amareladas. O tratamento deve ser feito com antibiótico, seja ele em forma de pomada ou colírio.

Como ter certeza de conjuntivite?

Como identificar a conjuntivite viral
  1. Coceira;
  2. Sensação de areia nos olhos;
  3. Dor ao olhar para a luz;
  4. Visão borrada;
  5. Pálpebras inchadas;
  6. Olhos lacrimejantes.

Diferenças Entre Conjuntivite Viral e Conjuntivite Bacteriana | Dr. Gilson Mariano | Oftalmologista

43 questões relacionadas encontradas

Como fica o olho com conjuntivite bacteriana?

Sinais e sintomas da conjuntivite bacteriana aguda

A secreção é tipicamente purulenta. As conjuntivas tarsais e bulbares são intensamente hiperêmicas e edematosas. Hemorragias subconjuntivais petéquias, quemose, fotofobia e linfonodo pré-auricular aumentado tipicamente não estão presentes.

Quando a conjuntivite é preocupante?

Algumas infecções graves podem provocar cicatrizes na conjuntiva, dando origem a anomalias na película lacrimal. Por vezes, as conjuntivites infecciosas graves chegam até a córnea (a camada transparente à frente da íris e da pupila).

Quantos dias a pessoa fica com conjuntivite?

Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar seqüelas.

O que pode ser confundido com conjuntivite?

Sintomas muitas vezes atribuídos à conjuntivite também podem caracterizar a uveíte, uma inflamação no olho com diferentes causas que, se não diagnosticada e combatida a tempo, pode afetar a visão para sempre.

Qual conjuntivite não passa?

Ceratoconjuntivite atópica. Em geral, esse subtipo de conjuntivite alérgica está associado a pacientes com dermatite atópica desde a infância. Embora rara, é preciso ter muita atenção com essa forma crônica da doença, pois ela é considerada um quadro grave, podendo causar até mesmo catarata.

Como fica o olho com conjuntivite viral?

A conjuntivite viral é a inflamação da conjuntiva do olho causada por vírus, como o adenovírus ou o herpes, que causam sintomas como intenso desconforto nos olhos, vermelhidão, coceira e produção excessiva de lágrimas.

Qual o colírio mais indicado para conjuntivite?

Na conjuntivite alérgica o oftalmologista pode recomendar o uso de colírios hidratantes, como Lacril, Systane ou Lacrima Plus, para aliviar os sintomas como ardência, coceira e lacrimejamento.

Qual conjuntivite é contagiosa?

Surtos de conjuntivite

Embora existam formas diferentes da doença, a viral é a mais comum, a mais contagiosa e a responsável pelos surtos ocasionais da doença.

Qual é a época de conjuntivite?

A conjuntivite viral é o tipo mais comum do problema e ocorre mais no inverno. A causa está geralmente ligada ao fato do indivíduo ficar muito tempo em lugares fechados, podendo ser infectado pelo adenovírus.

Como diferenciar conjuntivite alérgica é bacteriana?

Embora ambas apresentem vermelhidão e sensação de coceira nos olhos, outros sintomas são diferentes. No caso da infecciosa, é comum que haja uma secreção branca ou amarelada causada por uma ação bacteriana. Já no caso da alérgica, o máximo que há é uma secreção clara, consistente e em pouca quantidade.

O que é bom para lavar o olho quando está com conjuntivite?

Medidas de controle (caso tenha contraído a doença)
  1. Aplicar compressas geladas com água fervida ou filtrada 3 a 4 vezes ao dia, durante 15 minutos;
  2. Lavar dentro dos olhos com soro fisiológico gelado ou água filtrada gelada para eliminar secreção;
  3. Lavar as mãos sempre após manipular ou tocar os olhos;

Qual Virose ataca os olhos?

Muito conhecida pelo contágio em massa, a conjuntivite viral é a forma mais conhecida desta doença contagiosa que inflama a conjuntiva, parte branca dos olhos.

Quantos dias de atestado para conjuntivite viral?

Indica-se o afastamento da pessoa com conjuntivite viral aguda dos ambientes coletivos por pelo menos 07 dias, período mínimo de transmissibilidade. O tratamento é simples: fazer compressas geladas e lavar os olhos com soro fisiológico várias vezes, esse procedimento melhora os sintomas.

O que é virose nos olhos?

Doença Viral Ocular: Ceratite

Essa inflamação acontece na conjuntiva, a membrana que envolve a parte interna da pálpebra e do globo ocular. O segundo estágio dessa doença viral é grave e pode causar até perda da visão, glaucoma e até cicatrização da córnea, é chamado de Ceratite Dendrítica.

Qual é o pior dia da conjuntivite?

Com a conjuntivite viral, os sintomas geralmente são piores de três a cinco dias após o início da infecção ocular.

O que é bom para curar conjuntivite rápido?

Tratamento da conjuntivite

Lave os olhos e faça compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Acima de tudo, não se automedique.

O que fazer para curar conjuntivite mais rápido?

Compressas frias e lubrificantes oculares podem ajudar a aliviar os sintomas. Conjuntivite bacteriana: O tratamento geralmente envolve o uso de colírios ou pomadas antibióticas prescritas por um médico. Conjuntivite alérgica: Antialérgicos orais e colírios podem ser utilizados para reduzir os sintomas.

Estou com conjuntivite devo ir ao médico?

Caso a irritação permaneça por mais de sete dias, é necessário se consultar novamente com um médico. "É raro, mas em alguns casos a inflamação pode ficar mais grave e causar cicatrizes no tecido ocular, na córnea", alerta o profissional. Nesses casos, pode ser que o paciente precise tomar anti-inflamatórios.

Quem está com conjuntivite pode mexer no celular?

Posso fazer uso de telas de celular e computador estando com conjuntivite? As conjuntivites infecciosas (principalmente as virais) são contagiosas. As alérgicas não são. Pode usar telas, não deixando de realizar o tratamento prescrito.

Como é o início de uma conjuntivite?

A conjuntivite se manifesta por uma inflamação ou irritação da conjuntiva — membrana fina e transparente que cobre a parte branca do olho. Suas causas podem incluir alergias (à fumaça, maquiagem ou cloro de piscina, por exemplo) ou infecções causadas por bactérias ou vírus.

Artigo anterior
O que fazer para a gripe passar rápido?
Artigo seguinte
É possível ter 2 tipos de cabelo?