Como identificar os componentes SMD?

Perguntado por: Daniel Pereira Branco  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (31 avaliações)

Os primeiros dois dígitos do tamanho de um componente SMD são expressos em centésimos de polegada e são referentes ao comprimento do componente. Os dois dígitos seguintes, por sua vez também expressos em centésimos de polegada, são referentes à largura do componente.

Como identificar indutor SMD?

O ideal é tentar medir o componente, verificando se tem ou não resistência. Se tiver, pode ser um indutor ou resistor e aí o valor, se for resistor, pode ser medido. Se for um valor muito baixo, é um indutor. Se nada for medido, é um capacitor, é claro isso supondo que o componente esteja em bom estado.

Quais as diferenças dos componentes SMD?

A diferença mais notável diz respeito ao tamanho: os componentes SMD são de quatro a cinco vezes menores que os PTH, o que possibilitou a diminuição dos circuitos eletrônicos, reduzindo gastos com material.

Quais são os exemplos de dispositivos SMD?

Isso significa, basicamente, que existe uma infinidade de dispositivos SMD – tantos quanto os modelos tradicionais – sendo os principais:
  • Resistores;
  • Capacitores;
  • Diodos;
  • Indutores;
  • Microcontroladores;
  • Transistores;
  • LEDs;
  • Muito mais!

O que é um componente SMD?

A segunda categoria de montagem de uma placa eletrônica é conhecida como SMD, Surface Mounted Device, que ser traduzido como “componente montado em superfície”. O SMD não requer a perfuração da placa eletrônica, porque, nesse caso, os componentes são montados usando ferramentas mais avançadas e equipamentos.

Componentes SMD - Como identificar códigos

22 questões relacionadas encontradas

Para que serve o componente SMD?

Componentes eletrônicos SMD são micro-componentes utilizados no processo de Montagem de placa PCB (Printed Circuit Board), esses componentes ajudam a economizar espaço na placa devido ao tamanho das mesmas.

O que é SMD e PTH?

As placas SMD e PTH são diferentes modelos de placas de comando tecnológico destinadas a equipamentos eletroeletrônicos com a finalidade de garantir a sua correta funcionalidade.

Quais os principais tipos de encapsulamento SMD?

Existem vários tipos de encapsulamento em componentes SMD.
...
Nomenclatura de Componentes SMD
  • Flat Chip; ...
  • Melf; ...
  • Capacitores “Molded Tantalum”; ...
  • Diodos e Transistores. ...
  • SOIC Small Outline Integrated Circuit. ...
  • TSOP Thin Small Outline.

Qual a diferença entre SMD e SMT?

Um SMD, ou dispositivo montado em superfície, é um componente eletrônico que você encontraria em uma placa. Um SMT, ou tecnologia de montagem em superfície, é o método de colocar componentes (como um SMD) na placa.

Qual a diferença da linha de produção SMT e THT?

SMT é para pequenos componentes. Aplique esta tecnologia para montar componentes de tamanho pequeno na placa, como diodos. Ao contrário disso, THT é para componentes grandes. Você pode colocar grandes componentes na placa usando esta tecnologia, como capacitores.

Qual a diferença da linha de produção SMT e PTH?

Vantagens da fabricação em SMT

O processo também é conhecido como montagem SMD (Surface Mount Device) e consiste em montar componentes na superfície da placa. Diferente da tecnologia antiga, PTH (Pin Through Hole), não é necessário furar e soldar manualmente a placa.

Como ler código de indutores?

Nesses indutores o primeiro dígito é o do centro (por cima), o segundo é ao lado, também por cima e o último é o da lateral. Dessa forma, se um indutor epóxi tiver uma marca de cor amarela no centro, e uma lilás ao lado seguida de uma preta, será de 47 uH.

O que significa a sigla SMT?

Abreviação para "Se mata", utilizada como xingamento na internet.

O que faz um operador de SMT?

Inserção Automática componentes; Operar máquina de solda na linha de montagem; Monitorar constantemente máquina de solda, verificando a temperatura e exaustor; Experiência com as máquinas Solda, XP, AOI, NXT, RAIO X, FORNO, XPF, SPI.

O que é encapsulamento SMD?

O encapsulamento nada mais é do que um pequeno retângulo medindo menos de 1 milímetro em cada dimensão. Veja abaixo na esquerda, um exemplo de um resistor e, na direita, alguns capacitores. Conforme, a imagem da direita acima mostra, podem haver diferentes encapsulamentos (mesmo formato, mas tamanhos diferentes).

Quais as características do encapsulamento DIP?

Um encapsulamento é basicamente uma proteção que envolve um circuito integrado. Sua principal função é garantir a conexão segura entre os circuitos e as placas físicas. Esta proteção é composta por pinos de metal, que fixam um envoltório retangular feito de metal, plástico ou de outros materiais .

O que é encapsulamento BGA?

É um tipo de encapsulamento utilizado em circuitos integrados. A conexão entre o CI e a placa é feita por pequenos pontos de solda na sua parte inferior, que estão em contato direto com o chip de silício, dispensando pinos externos como em outros encapsulamentos.

O que é um componente PTH?

A montagem de componentes PTH, do inglês pin through hole (pino através do buraco), é uma técnica de montagem de placas eletrônicas - consiste na inserção de terminais de componentes eletrônicos diretamente nos furos das placas de circuito impresso.

O que significa a sigla PTH?

O paratormônio, mais conhecido como PTH, é um hormônio produzido pelas glândulas paratireóides, localizadas junto à glândula tiroide na região anterior do pescoço. O PTH é um dos principais hormônios que controlam os níveis sanguíneos do cálcio e e fósforo no organismo.

O que é resistor PTH?

O resistor, como o próprio nome indica, é um componente que oferece uma “resistência” à passagem da corrente elétrica. O resistor do tipo PTH é este da figura acima com terminais utilizados para soldagem que são introduzidos nos furos da placa de circuito impresso.

Qual foi o benefício criado a partir da utilização dos componentes SMD?

Vantagens da montagem SMD

Isso garante maior segurança e estabilidade à placa, fazendo com que ela apresente menos erros e dure mais. Resistência física preservada – cada vez que a placa precisa passar por algum tipo de intervenção para a inserção de um componente, sua estrutura física é um pouco abalada.

Como trabalhar com componentes SMD?

Trabalhando com componentes SMD. Assim, basta planejar uma disposição inicial dos componentes de acordo com o circuito e depois colocar no desenho os retângulos onde serão soldados os seus terminais. As interligações podem ser linhas cobreadas bem finas.

Artigo anterior
Qual exame detecta ansiedade e depressão?
Artigo seguinte
Qual foi o método criado por Inácio de Loyola?