O que é um valor temporal?

Perguntado por: Matias Vieira de Matos  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (11 avaliações)

valor temporal
Os valores temporais - anterioridade, simultaneidade, posterioridade (em rela o a um localizador) - s o basicamente marcados pelos tempos gramaticais, sendo especificados por adverbiais de localiza o temporal. Fonte: CAMPOS & XAVIER (1991).

Quando é temporal ou condicional?

As conjunções temporais são: quando, enquanto, logo que, assim que, depois que, antes que, desde que, ... Ex: Eu me sinto segura assim que fecho a porta da minha casa. - proporcionais: expressam uma idéia de proporcionalidade relativamente ao fato referido na oração principal.

Para quando é temporal?

Conjunção Temporal

Temporal: palavras presentes em orações que exprimem o tempo, por exemplo, quando, enquanto, logo que, mal (logo que), assim que, desde que, sempre que, antes que, depois que, agora que, até que, ao mesmo tempo em que, toda vez que. ... Ao mesmo tempo, que correram, jogando pedras de volta.

Quando tem valor condicional?

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

O que é tempo no português?

O tempo é uma noção semântica, traduzida por meios linguísticos, que é utilizada para situar e ordenar os eventos expressos nas línguas. O momento de referência para essa localização temporal pode ser outro tempo ou o próprio momento da enunciação. ... 2003, Gramática da Língua Portuguesa).

AULA 01 O VALOR TEMPORAL DO DINHEIRO

36 questões relacionadas encontradas

Quais são os tempos verbais em português?

Dentro da língua portuguesa, existem três tempos verbais, indicando ações que podem acontecer no passado, no presente ou no futuro.

Quais são os três conceitos de tempo?

Presente, passado e futuro.

O que é uma conjunção condicional?

→ Conjunções condicionais: iniciam a oração que contém uma condição ou uma hipótese relacionada a um acontecimento expresso em outra oração.

Quando pode ser causal?

a) Conjunção causal

Ocorre quando podemos substitui por 'visto que', 'porque' ou 'já que'. É utilizada quando a oração subordinada apresenta uma causa da oração principal. ex: Se não chegou, tivemos que jantar sem você. VEJA: Visto que não chegou, tivemos que jantar sem você.

Quando o se é conjunção integrante?

A conjunção integrante SE se ocorre em período composto, dado que ela completará a oração principal. ... Para saber se realmente há conjunção integrante, basta fazer a troca pelo termo "isso": Diga se me ama de verdade.

O que é uma conjunção concessiva?

Na gramática da língua portuguesa, concessivo se refere às conjunções ou orações subordinadas por concessão. Consistem em frases que narram eventos contrários e subordinados ao fato importante expresso na oração principal, sendo que estes não impedem a execução desta ação.

O que significa a expressão temporal?

Temporal é um adjetivo na língua portuguesa, utilizado no sentido de "ser transitório" ou "algo que passa com o tempo". É considerado o oposto de atemporal. Etimologicamente, a palavra temporal se originou a partir do latim temporalis, que significa "referente ao tempo".

Quais são as 5 conjunções coordenativas?

Conjunções coordenativas
  • aditivas;
  • adversativas (oposição);
  • alternativas;
  • conclusivas;
  • explicativas.

Qual a classificação da conjunção quando?

g) Temporais (exprimem tempo): quando, enquanto, logo que, desde que, assim que. h) Finais (exprimem finalidade): a fim de que, para que, que. i) Proporcionais (exprimem proporção): à proporção que, à medida que, quanto mais, quanto menos. j) Integrantes: que, se (quando iniciam oração subordinada substantiva).

Quando os porcos bailam?

b) ( ) “Quando os porcos bailam adivinham chuva.”

Quais os tipos das conjunções?

Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.

Como é uma causa?

substantivo feminino Aquilo que faz com que uma coisa seja, exista ou aconteça. O que é princípio, razão ou origem de alguma coisa; motivo. O que pode acontecer; fato ou acontecimento. [Jurídico] O motivo pelo qual alguém se propõe a contratar: causa lícita, ilícita.

Que conjunção causal exemplos?

Conjunções Causais

Porque, pois, porquanto, como (no sentido de porque), pois que, por isso que, á que, uma vez que, visto que, visto como, que. Exemplos: A casa incendiou porque esqueceram o gás ligado. Saiu mais cedo visto que o filho ligou.

Que explicativo e causal?

Nas causais, a conjunção estabelece uma relação de causa: Ex.: Não fui à festa porque estava cansada. Enquanto a causal, em geral, sugere "estar na origem de", a explicativa propõe "deduz-se de". ... Não encontro uma relação de causalidade entre as duas orações, isto é, vais sentir-te melhor não é a causa de senta-te.

O que é uma conjunção exemplos?

Gramaticalmente, conjunção é a palavra invariável cuja função é ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical. Exemplos: Faz sol, mas está frio. (ligação entre orações)

Quais são conjunções aditivas?

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

O que é conjunção subordinativa exemplos?

Como o nome já sugere, são as conjunções subordinativas que expressam a ideia de tempo: quando, depois que, desde que, logo que, assim que, sempre que, antes/depois que, até que, cada vez que, todas as vezes que, etc. Exemplos: Desde que você foi morar longe, sua mãe não para de chorar.

Quais são os conceitos de tempo da história?

O tempo histórico são as referências históricas utilizadas para organizar os acontecimentos mais importantes e as grandes mudanças das sociedades e civilizações. É uma forma de contar o tempo a partir da ação dos seres humanos na Terra, pelas experiências que um povo, nação ou toda humanidade passaram.

Quais são os diferentes tipos de tempo?

Os quatro tipos de tempo
  • Tempo Vivo – Ritmo. Nós nos aproximamos da verdadeira natureza do tempo ao considerá-lo qualitativamente. ...
  • Tempo Psicológico. A forma como nos relacionamos com o tempo, como o experimentamos, é chamada de dimensão psicológica. ...
  • Tempo do Eu – tempo Livre.

Quais são os principais conceitos históricos?

Alguns conceitos históricos são mais universais, pois são válidos através do tempo e do espaço, como os conceitos de monarquia, república, industrialização, espaço urbano, espaço rural, constituição, cidade, produção agrícola, família nuclear, família patriarcal, colonizadores.

Artigo anterior
Como saber se um nódulo é benigno?
Artigo seguinte
Quanto tempo leva para anestesia raqui sair do organismo?