Como identificar o melasma?

Perguntado por: Helena Clara Santos Nogueira  |  Última atualização: 22. September 2024
Pontuação: 4.3/5 (10 avaliações)

O melasma pode ser identificado através de algumas características, como:
  1. Manchas escuras na pele, principalmente na testa, nariz, buço e maçãs no rosto;
  2. Manchas com formato irregular, marrom ou marrom-acinzentadas;
  3. Manchas que não coçam, doem ou ardem.

Como saber se é melasma ou não?

Diagnóstico de Melasma

Uma luz negra (lâmpada de Wood) também pode ser utilizada para ajudar no diagnóstico. É mais comum que seja diagnosticado o tipo misto de melasma e muito raramente é necessário uma biópsia da pele para excluir outras causas para a hiperpigmentação no local.

Como se inicia o melasma?

Alguns fatores podem desencadear o surgimento do melasma, como a exposição ao sol e ao calor, principalmente sem proteção. Isso porque a luz ultravioleta estimula os melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento que dá cor à pele. Além disso, a exposição solar é responsável pela reincidência do melasma.

Quais são os 3 tipos de melasma?

Existem 3 tipos de melasma:
  • Melasma epidérmico: neste caso o pigmento se encontra na camada superficial da pele. Quando tratado, conseguimos eliminar totalmente.
  • Melasma dérmico: o pigmento se encontra na camada derme, ficando mais profundo. ...
  • Melasma misto: o pigmento se encontra na epiderme e na derme.

Quais características devemos considerar para identificar melasma?

O melasma é caracterizado pelo surgimento de manchas acastanhadas na pele da região central do rosto, mas que também pode afetar braços, colo e pescoço. As manchas têm formatos irregulares, mas bem definidos e simétricos.

Como são as manchas de melasma? Como diferenciar melasma de outras manchas?

19 questões relacionadas encontradas

O que pode ser confundido com melasma?

Relativamente ao seu diagnóstico diferencial, por vezes o melasma pode ser confundido com hiperpigmentação pós-inflamatória, lêntigos solares ou raramente com o lêntigo maligno (uma variante de melanoma, ou seja, um cancro da pele).

Como saber se a mancha do rosto e melasma?

O melasma, que sempre é caracterizado por sua cor acastanhada, não aparece em áreas cobertas do corpo. O principal local de aparecimento é o rosto, mas também pode acometer o antebraço e o colo.

Como é um rosto com melasma?

Melasma é uma hiperpigmentação da pele, decorrente da deposição aumentada de melanina, proteína que garante a coloração da pele e evita os danos da radiação ultravioleta no DNA. O transtorno resulta na formação de manchas castanho-escuras ou marrom-acinzentadas, com limites bem demarcados, mas formato irregular.

Como me curei do melasma?

Os principais tratamentos que podem ser indicados pelo dermatologista são:
  1. Protetor solar. O uso de protetor solar é fundamental no tratamento do melasma, já que nenhum outro tratamento será efetivo sem a proteção da pele contra os raios solares. ...
  2. Cremes clareadores. ...
  3. Tratamentos estéticos. ...
  4. Tratamento a laser.

Qual é a pomada boa para melasma?

  • Suavicid 40g Legrand Pharma 15g. ...
  • Suavicid 40g Legrand Pharma 30g. ...
  • Trinulox 15g Creme. ...
  • Hormoskin 40/0,5/0,1mg Germed Creme 15g. ...
  • Hormoskin 40/0,5/0,1mg Germed Creme 30g. ...
  • Hidroquinona + Tretinoina + Acetonida Fluocinolona 40,6mg Genérico EMS Creme 30g. ...
  • Creme Solaquin 40mg Bausch 30g. ...
  • Tri-Luma Galderma Creme - 15g.

O que piora o melasma no rosto?

Exposição solar sem proteção

“O principal fator desencadeante do melasma é, sem dúvida, a radiação ultravioleta do sol, que estimula os melanócitos a produzirem melanina, pigmento que dá cor à pele e causa as manchas.

Tem melasma não clareia Porquê?

Sol, fontes emissoras de luz visível, como tablet, computador, celular e o próprio calor podem piorar ou desencadear o melasma. Mas, muito além disso, o simples calor, como abrir um forno ligado, já pode estimular o aparecimento das manchas.

Qual falta de vitamina causa melasma?

Porém, mesmo possuindo o problema, não é recomendado deixar de se expor ao sol, já que a sua falta causa a deficiência de vitamina D”, alerta a médica.

O que é melasma grau 1?

O QUE É MELASMA GRAU 1? Melasma Grau 1 é o melasma mais recente, com menos de 1 ano, e com manchas ainda claras e menos profundas, necessitando de tratamento rápido para não evoluir para os graus mais graves.

Qual a diferença de melasma e manchas de sol?

A melanose solar é caracterizada por manchas escuras e menores, que surgem com o avançar da idade. Há ainda áreas escuras provocadas pela hiperpigmentação da pele, sendo a mais característica delas o melasma. A exposição excessiva ao sol pode ainda piorar manchas já existentes. O melasma é um problema muito comum.

Qual a melhor marca de protetor solar para quem tem melasma?

Vichy Idéal Soleil Clarify

Além de proporcionar uma ótima proteção, esse protetor solar para melasma promete ainda clarear e uniformizar a pele.

Como eliminar melasma de forma natural?

Máscara antimanchas de melasma: misture duas colheres de leite em pó, 4 colheres de mel de abelha e 2 colheres de suco de limão até formar uma pasta homogênea. Passe no rosto e deixe atuar por 20 minutos. Lave e aplique uma capa de iogurte natural. Deixe atuar por mais 10 minutos e enxágue.

Qual o motivo do melasma?

A derme é a camada intermediária da pele e está localizada entre a epiderme e a hipoderme. Assim, o Melasma dérmico acontece quando essa região é atingida. Nesse caso, o acúmulo ou depósito de melanina pode ocorrer nas duas camadas epiderme e na derme.

O que não usar na pele com melasma?

1. Não usar protetor solar diariamente. Um dos erros mais frequentes que pode agravar o melasma é não usar protetor solar diariamente, inclusive em dias nublados e chuvosos. Pois, o protetor solar é essencial para proteger a pele dos raios ultravioleta (UV) prejudiciais, que são uma das principais causas do melasma.

Qual o melhor sabonete para lavar o rosto para quem tem melasma?

Confira os melhores produtos esfoliantes do mercado.
  1. 7 produtos que ajudam a amenizar as manchas do melasma. ...
  2. Sabonete Facial Glycare Mantecorp. ...
  3. Sabonete Facial Blancy Mantecorp. ...
  4. Protetor Solar Vichy Idéal Soleil Clarify FPS 60. ...
  5. Protetor Solar Facial Bioderma Photoderm. ...
  6. Eucerin Antipigment Creme Facial.

Quais os 4 tipos de melasma?

Tipos de melasma
  • Melasma epidérmico. Também conhecido como superficial, esse tipo de melasma ocorre quando a melanina se deposita nas camadas basais ou suprabasais da epiderme, ou seja, em suas camadas mais superficiais. ...
  • Melasma dérmico. ...
  • Melasma misto.

Quais alimentos causam melasma?

Evite alimentos processados e açúcares: Alimentos processados, ricos em gorduras saturadas, açúcares refinados e aditivos artificiais, podem desencadear inflamação e agravar o melasma. Opte por uma dieta baseada em alimentos frescos, integrais e naturais, minimizando o consumo de alimentos industrializados.

O que fazer pro melasma não aumentar?

Passar e repassar filtro solar diariamente, utilizar chapéu, óculos escuros, sombrinha, guarda-sol e qualquer objeto físico que proteja do sol são algumas medidas que podem ser tomadas para evitar o surgimento. Também é indicado procurar um dermatologista assim que se manifestar as primeiras manchas.

Como clarear melasma urgente?

Aposte em ativos clareadores para reduzir manchas na pele

Já o ácido kójico é uma boa opção para manchas de acne e melasma. O ácido tranexâmico também é eficaz no clareamento de manchas, e o ácido glicólico promove renovação celular, deixando a pele mais iluminada.

O que não pode comer quem tem melasma?

Alimentos Processados:

Alimentos processados são frequentemente ricos em açúcares, gorduras trans, sal e aditivos artificiais, todos os quais podem contribuir para a inflamação sistêmica do corpo. A inflamação crônica pode agravar o melasma e outras condições de pele.

Artigo anterior
Quais são os tipos de mecanismos de trauma?
Artigo seguinte
O que é exercício físico resistido?