Como identificar lúpus no exame de sangue?
Perguntado por: Davi Fábio Loureiro | Última atualização: 25. Januar 2025Pontuação: 4.2/5 (31 avaliações)
Para diagnosticar a doença é feita uma análise sobre a história clínica do paciente e quais são as manifestações existentes além da realização do exame físico completo. São solicitados exames laboratoriais, que investigam a presença do FAN (fator ou anticorpo antinuclear) e anticorpos anti-Sm e anti-DNA.
Como saber se tem lúpus pelo exame de sangue?
Embora não exista um exame que seja exclusivo do LES (100% específico), a presença do exame chamado FAN (fator ou anticorpo antinuclear), principalmente com títulos elevados, em uma pessoa com sinais e sintomas característicos de LES, permite o diagnóstico com muita certeza.
Qual o resultado positivo para lúpus?
Acima de 320, o resultado é considerado positivo.
Como faço para saber se tenho lúpus?
- Dor, inchaço ou rigidez em uma ou mais articulações;
- Rigidez muscular ou falta de flexibilidade;
- Manchas vermelhas na pele, especialmente no rosto em forma de asa de borboleta;
- Febre acima de 37,5º C;
- Cansaço excessivo;
- Lesões na pele que aparecem depois da exposição ao sol;
Como fechar o diagnóstico de lúpus?
Por isso, ainda não há nenhum exame ou teste específico para diagnosticar o lúpus, mas isso pode ser feito com segurança a partir de exames de sangue, urina e dos sintomas clínicos apresentados ao médico durante exame físico.
Manifestações Hematológicas no Lúpus
Como é o hemograma de uma pessoa com lúpus?
No hemograma de pacientes com doença lúpica podem ser observados: anemia leve ou moderada, valores de hematócrito 30% abaixo do normal, leucopenia com 4.000 células por milímetro cúbico, neutropenia, linfopenia e plaquetopenia1.
O que pode ser confundido com lúpus?
O lúpus e a fibromialgia podem ser confundidas por conta de seus sintomas semelhantes, que são as dores no corpo. Ainda, as duas enfermidades podem ser diagnosticadas juntas em um só indivíduo. A fibromialgia, por exemplo, é diagnosticada através de um processo de exclusão de outras doenças, como o lúpus.
Quais são as crises de lúpus?
– lesões de pele: as lesões mais características são lesões avermelhadas em maçãs do rosto e dorso do nariz; – dor e inchaço, principalmente nas articulações das mãos; – inflamação de pleura ou pericárdio (membranas que recobrem o pulmão e coração);
Onde o lúpus ataca?
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), ou apenas lúpus, é uma doença inflamatória, crônica e autoimune em que as células do sistema imunológico saem de controle e atacam as estruturas saudáveis do próprio organismo da pessoa.
Quais doenças tem FAN positivo?
- Lúpus eritematoso sistêmico.
- Síndrome de Sjögren.
- Esclerose sistêmica.
- Síndrome dos anticorpos antifosfolípide.
- Miopatias autoimunes sistêmicas.
- Doença mista do tecido conectivo.
Quando o FAN é preocupante?
Entendendo o resultado do FAN
No caso de valores acima de 1/320, pode haver a possibilidade de uma doença auto-imune, mas o exame por si só não é suficiente para o diagnóstico, por isso a importância do médico.
Como é a dor articular do lúpus?
A artrite ou inflamação das articulações pode estar presente em mais da metade dos pacientes e se manifesta como uma dor persistente acompanhada de inchaço, calor e sensação de rigidez (entorpecimento ou retesamento) em uma ou mais articulações. Geralmente, isso indica que o lúpus está ativo.
É possível ter lúpus e não ter sintomas?
Sim, o lúpus pode se manifestar de várias maneiras, muitos pacientes não apresentam qualquer tipo de mancha no rosto e têm lúpus.
Quem tem lúpus sente dor nas pernas?
Em pessoas com lúpus, a miosite é menos comum que a artrite, mas também pode ocorrer como parte da atividade da doença. As pessoas com miosite têm fraqueza e dor nos músculos dos braços, pescoço e pernas. A miosite também pode aparecer em uma doença “prima” do lúpus, conhecida como doença mista do tecido conjuntivo.
Qual remédio quem tem lúpus não pode tomar?
Uso de corticoides no tratamento do lúpus
Quando utilizados em doses elevadas (acima de 40 mg por dia) e por um período longo, podem causar problemas como sobrepeso, catarata, hipertensão (pressão alta), depressão etc.
O que o lúpus causa na pele?
Um dos fatores desencadeantes de vermelhidão na pele mais importante é a exposição à luz solar. A radiação ultravioleta (UV) que provém do sol ou de outras fontes de luz, não somente favorece o surgimento de erupções na pele, mas também pode ativar surtos de lúpus e afetar outros órgãos.
Como saber se estou tendo uma crise de lúpus?
Sintomas do lúpus
Segundo a SBR, a dor nas articulações, com ou sem inchaço, acontece em cerca de 90% dos casos, principalmente nas juntas das mãos, punhos, joelhos e pés. A pele é atingida em 80% dos casos, sendo a mancha avermelhada no rosto o sintoma mais conhecido.
Quais são os três tipos de lúpus?
- LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO (LES) É o mais frequente entre os quatro tipos de lúpus. ...
- LÚPUS CUTÂNEO. ...
- LÚPUS INDUZIDO POR DROGAS. ...
- LÚPUS NEONATAL.
Qual lúpus é mais grave?
Lúpus Sistêmico
Na forma grave, a inflamação atinge todo o organismo, comprometendo vários órgãos, como pulmões, rins, coração, articulações, sangue e pele.
Quem tem lúpus tem muito sono?
Apesar de não ter cura, o lúpus pode ser controlado com uso de remédios que ajudam a diminuir a ação do sistema imune. Cerca de 30% a 40% das pessoas que têm a doença apresentam maior sensibilidade aos raios ultravioletas que, na maioria das vezes, geram surgimento de novas lesões na pele e crises de atividade do LES.
Quantos anos vive com lúpus?
PROGNÓSTICO: Com o avanço das opções terapêuticas nas últimas décadas, a expectativa de vida dos pacientes aumentou significativamente. Atualmente, 80% das pessoas com Lúpus permanecem vivas após 15 anos de doença.
Quem tem lúpus pode ficar nervoso?
Em algumas pessoas, o lúpus afeta o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), o que causa desde alterações emocionais e do estado de ânimo, até problemas de memória, psicose, convulsões ou acidentes vasculares cerebrais.
Como fica a boca de quem tem lúpus?
Se a doença afetar a glândula salivar, o paciente poderá desenvolver boca seca podendo necessitar de tratamento com flúor. O tratamento para lesões bucais é paliativo e muitas vezes inclui esteroides tópicos.
Quem tem lúpus tem coceira no corpo?
As lesões do lupus eritematoso crônico discóide tem alguma coceira e dor.
Quem tem lúpus sente muito frio?
Pessoas com doenças reumatológicas, de artrite a lúpus, sentem mais incômodos em baixas temperaturas.
Quantos oito têm de 0 a 100?
Como agendar para tirar carteira de trabalho em Maceió?