Como identificar Gerundio particípio e infinitivo?

Perguntado por: Vanessa Nascimento Freitas  |  Última atualização: 26. September 2024
Pontuação: 4.4/5 (52 avaliações)

Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.

Como saber o particípio?

O verbo no particípio possui duas formas: regular e irregular. O particípio regular é aquele que termina em -ado e -ido; o irregular, por sua vez, costuma ser mais curtinho, reduzido. Dentro desta classificação principal, existem os verbos que são apenas irregulares, ou seja, não aceitam o final -ido ou -ado.

Como identificar as formas nominais do verbo?

Emprego das formas nominais do verbo
  1. - Infinitivo – equivale ao valor de um substantivo;
  2. - Gerúndio – equivale ao valor de um adjetivo ou de um advérbio;
  3. - Particípio – equivale ao valor de um adjetivo.
  4. Comprado o presente, fomos para a festa.

Quais são as três formas nominais do verbo e qual a terminação de cada um deles?

São três as formas nominais do verbo: gerúndio, particípio e infinitivo, derivadas do tema (radical + vogal temática) acrescido das desinências: -r: para o infinitivo: cantar, conhecer, sorrir. -do: para o particípio: cantado, conhecido, sorrido. -ndo: para o gerúndio: cantando, conhecendo, sorrindo.

Como saber se o verbo está no infinitivo?

Veremos mais à frente que o verbo no infinitivo se apresenta de duas formas. Mas, por ora, vale saber que, para identificá-lo, basta observar a terminação: Em seu estado natural: ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr) Quando flexionado: es, des, em e mos.

FORMAS NOMINAIS DO VERBO: INFINITIVO, GERÚNDIO E PARTICÍPIO | Português Enem. Mercedes Bonorino

42 questões relacionadas encontradas

O que é um exemplo de gerúndio?

Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.

O que é gerúndio e particípio?

Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.

Como memorizar os tempos verbais?

As 7 melhores dicas da internet para fazer a conjugação verbal sem estresse!
  1. Padronize o pretérito imperfeito. ...
  2. Identifique a origem do verbo. ...
  3. Conheça o M.A.R.I.O (sem trocadilhos) ...
  4. Entenda que “mim” não realiza a conjugação verbal. ...
  5. Não se atrapalhe com o “vós” ...
  6. Preste atenção nos verbos defectivos.

Quais são os três modos verbais?

Modos verbais se classificam em indicativo, subjuntivo e imperativo, os quais possuem características diferentes.

O que é forma nominal do gerúndio?

► Gerúndio: O gerúndio é a forma nominal que pode assumir a função de um advérbio ou de um adjetivo, indicando uma ação ainda não terminada no momento em que se fala ou uma ação prolongada no tempo: As crianças estão estudando para a olimpíada da língua portuguesa. Ele ficou em casa lendo o manual do brinquedo novo.

O que é forma nominal particípio?

O particípio é a forma nominal que expressará o resultado do fato verbal, ou seja, indicará uma ação já realizada, finalizada.

Quais palavras são particípio?

Particípio... Sim, uma das formas nominais terminadas em “ADO” e “IDO” e que expressa um sentido, uma ideia de uma ação já transcorrida. Dessa forma, lido, ouvido, falado, escutado, estudado, corrido, enfim...

Como saber se é particípio ou adjetivo?

O particípio é uma forma nominal do verbo, por isso, se comporta como um adjetivo. Desse modo, os verbos no particípio flexionam-se em gênero e número. Em geral os verbos no particípio apresentam-se acompanhados de outros verbos (auxiliares), formando uma locução verbal.

Como entender o que é verbo?

O verbo indica ação, estado ou fenômeno da natureza. Flexiona por pessoa e por número, podendo estar conjugado na 1ª, na 2ª ou na 3ª pessoa do singular ou do plural. É conjugado de acordo com tempo, modo e voz.

Como se conjuga o verbo voar?

Indicativo
  1. Presente. euvoo-o. tuvoa-lo. elevoa-o. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euvoava-o. tuvoava-lo. elevoava-o. ...
  3. Pretérito Perfeito. euvoei-o. tuvoaste-o. elevoou-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euvoara-o. tuvoara-lo. elevoara-o. ...
  5. Futuro do Presente. euvoá-lo-ei. tuvoá-lo-ás. elevoá-lo-á ...
  6. Futuro do Pretérito. euvoá-lo-ia. tuvoá-lo-ias. elevoá-lo-ia.

Qual é a função do gerúndio?

O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.

Como é formado o gerúndio?

O gerúndio, assim como as demais formas nominais, é formado pelo tema (radical + vogal temática) e, em seu caso específico, acrescido da desinência -ndo: Brinca -ndo, fala -ndo, corre -ndo, sorri -ndo, estuda -ndo, parti -ndo, etc.

Como identificar o gerúndio?

No Gerúndio, o verbo é empregado em ações prolongadas ou que ainda estão em desenvolvimento e caracteriza-se pela terminação -ndo. Dessa forma, é possível saber da duração e da continuidade da ação verbal. O Gerúndio se apresenta em duas formas: Simples: indica uma ação que ainda está em andamento.

Porque gerundismo é errado?

O gerúndio pode e deve ser empregado, não é errado o uso dele; porém ele deve ser usado para expressar uma ação em curso ou uma ação simultânea a outra. Para evitar o gerundismo é fundamental que saibamos a forma correta de empregar o gerúndio nas frases. Simplificar a frase é sempre a melhor saída.

Em quais frases há gerúndio?

Exemplos de frases com gerúndio

Já estou indo para casa. Raquel, você está estudando? Minha mãe anda correndo de um lado para o outro. As horas foram passando e acabou não se fazendo nada.

Artigo anterior
Por que ansioso se escreve com s?
Artigo seguinte
Como fazer uma avaliação de risco ambiental?