Quais as etapas do curativo?

Perguntado por: César Cláudio Castro  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (65 avaliações)

Independentemente da etiologia da ferida, a cicatrização segue um curso previsível e contínuo, sendo dividida didaticamente em três fases (fase inflamatória, fase proliferativa e fase de maturação).

Quais os passos do curativo?

Principais tipos de curativos
  1. Lavar a ferida com água fria corrente e sabão neutro ou soro fisiológico;
  2. Secar a ferida com gaze seca ou pano limpo;
  3. Cobrir a ferida com gaze seca e prende-la com um esparadrapo, band-aid ou curativo pronto, que se vende nas farmácias.

Quais são os tempos do curativo?

O curativo não deve ser realizado em horário de limpeza do ambiente, o ideal é após a limpeza; Em feridas em fase de granulação realizar a limpeza do interior da ferida com soro fisiológico em jatos, não esfregar o leito da ferida para não lesar o tecido em formação.

Quais são os 4 tipos de curativos?

Conheça os tipos de curativos
  • Alginato. As fibras de alginato são derivadas de algas marinhas. ...
  • Hidrocoloide. As coberturas com hidrocoloide são impermeáveis à água. ...
  • Carvão ativado. É uma cobertura composta por tecido de carvão ativado, impregnado com prata. ...
  • Hidrogel. ...
  • Antissépticos.

Qual a classificação de um curativo?

Curativos abertos: realizados em ferimentos que não há necessidade de serem ocluídos.
  1. Os curativos são divididos em: Primários – quando usados em contato direto com o tecido lesado. ...
  2. Hidrogel: ...
  3. Alginato de cálcio: ...
  4. Filme transparente: ...
  5. Hidrocoloide extrafino. ...
  6. Papaína. ...
  7. Gaze não aderente e não impregnada. ...
  8. Apósito absorvente.

TODO ENFERMEIRO precisa saber saber CURATIVO

38 questões relacionadas encontradas

Qual é a classificação das feridas?

As feridas podem ser classificadas de três formas diferentes: de acordo com a maneira como foram produzidas, de acordo com o grau de contaminação e de acordo com o comprometimento tecidual. Quanto ao mecanismo de lesão as feridas podem ser descritas como incisas, contusas, lacerantes ou perfurantes.

Qual é o conceito de curativo?

Curativo ou cobertura é definido como um meio terapêu- tico que consiste na limpeza e aplicação de material sobre uma ferida para sua proteção, absorção e drenagem, com o in tuito de melhorar as condições do leito da ferida e auxiliar em sua resolução.

Quais os tipos de curativos especiais?

Os mais comuns são curativos com carvão ativado, hidrogel, prata, alginato e o de membrana regeneradora de celulose que acelera a cicatrização da pele, diminui a dor e protege os terminais nervosos durante 12 dias sem a necessidade de troca. Essa é o curativo especial mais utilizado.

Qual a diferença de curativo oclusivo e compressivo?

É usado em caso de pequenos sangramentos ou secreções, que são absorvidos pelo curativo. Já o tipo oclusivo é utilizado quando não se deve ter contato entre a ferida e o ar, evitando a possibilidade de infecção por bactérias e fungos. Tem a função de conter sangramentos por pressão entre o curativo e a pele.

Quais os tipos de curativos e coberturas?

Tipos de Coberturas para Curativos
  • Alginatos. ...
  • Carvão ativado. ...
  • Hidrocoloide. ...
  • Hidrogel. ...
  • Filmes. ...
  • Papaína. ...
  • Ácidos graxos essenciais (AGE) ...
  • Antissépticos.

Quais os 3 tipos de curativos?

Quais são os principais tipos de curativos?
  1. Alginato. Os curativos de Alginato de Cálcio e Sódio são ótimos para absorver o excesso de secreção produzido em alguns tipos de feridas, em um processo chamado de exsudação. ...
  2. Carvão ativado. ...
  3. Hidrogel. ...
  4. Hidrocolóide. ...
  5. Antissépticos.

Como fazer uma evolução de enfermagem de curativo?

Veja o que você deve anotar:
  1. Tipo de lesão (úlcera por pressão, ferida operatória, escoriações etc.)
  2. Localização da lesão;
  3. Caractererização do leito da ferida: aspecto do tecido (tecido de granulação, fibrina, necrose etc);
  4. Presença do Exsudato: registrar aspecto, quantidade e odor;

Qual curativo fazer primeiro?

a) O curativo do dreno deve ser realizado separado do da incisão e o primeiro a ser realizado será sempre o do local menos contaminado. b) O curativo com drenos deve ser mantido limpo e seco. Isto significa que o número de trocas está diretamente relacionado com a quantidade de drenagem.

Como realizar um curativo enfermagem?

Colocar no leito da ferida (cobertura primária – conforme avaliação do enfermeiro), gaze não aderente (atadura de rayon, gaze alva, melolin). Após, utilizar, como cobertura secundária, gazes secas ou compressas/chumaço, dependendo da quantidade de drenagem, e fixá-las com adesivo microporoso hipoalergênico.

Como fazer um curativo de cirurgia?

Jogue o soro em jato sobre toda a ferida (use todo o soro de 250 ml). Seque com a toalha, pressionando-a sobre a ferida, sem esfregar. Cubra com gase estéril (use 2 pacotinhos de 10 gase cada um). Fixe com micropore cortado com tesoura limpa (desinfectada com álcool 70 e usada só para o curativo).

Como técnico de enfermagem faz curativo?

o Técnico de Enfermagem e o Auxiliar de Enfermagem irão auxiliar o Enfermeiro nos curativos de lesões em grau 3/111 e 4/IV; realizar orientações ao paciente quanto aos procedimentos realizados e aos cuidados com a lesão; executar a prescrição de enfermagem; registrar no prontuário do paciente a característica da lesão, ...

O que é curativo oclusivo?

Oclusivo. Além dos curativos simples, também temos o oclusivo. Nesse tipo de curativo é feita a completa cobertura do ferimento por meio de gaze estéril ou chumaço para impedir o contato com bactérias e fungos, com total fixação.

O que é curativo de compreensão?

4 – Curativo de Compressão

É o tipo de curativo feito com gaze sobre a ferida para conter sangramentos.

O que é curativo compreensivo?

São aqueles que isolam o ferimento de acordo com o grau da lesão e material utilizado. Dependendo da ferida, a respiração da pele e contato com o ar facilitam o processo de cicatrização.

O que são coberturas especiais?

As coberturas especiais são biomateriais de origem natural (polissacarídeos, colágenos purificados, fibras proteicas e tecidos tratados) ou sintética (compósitos, polímeros, cerâmicos e metálicos) que são aplicados sobre as lesões da pele.

O que é curativo grau 2?

O que é? Tratamento de lesão aberta, em que ha grande área de tecido afetado nos aspectos de extensão, profundidade e exsudato (grau ii), com a finalidade de promover cicatrização, evitar contaminação e/ou tratar infecção. Necessitando de cuidados mais complexos.

O que é curativo primário?

Curativos primários (alginato de cálcio, carvão ativado) ficam em contato direto com a lesão e exigem uma cobertura. Deve-se usar obrigatoriamente luvas estéreis no momento da manipulação da placa e da adaptação dela no leito da ferida.

O que são feridas e curativos?

Os curativos são uma forma de tratamento das feridas cutâneas e sua escolha depende de fatores intrínsecos e extrínsecos. O tratamento das feridas cutâneas é dinâmico e depende, a cada momento, da evolução das fases de cicatrização. Atualmente são inúmeras as opções de curativos existentes no mercado.

São objetivos de um curativo exceto?

São objetivos dos curativos, EXCETO:

Manter a ferida limpa. Absorver drenagens. Controlar sangramentos. Manter medicamentos no local.

Qual a classificação das feridas quanto à evolução?

Abertas: quando ocorre a descontinuidade e rompimento da barreira de proteção da pele, aumentando os riscos de infecção; Simples: evoluem rapidamente para a cicatrização; Complexas: com evolução mais lenta e progressiva, têm maior tendência para cronicidade.

Artigo anterior
Pode quebrar jejum com ovo?
Artigo seguinte
O que fazer em Porto de Galinhas gastronomia?