Como identificar atraso no desenvolvimento neuropsicomotor?

Perguntado por: Telmo Castro  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (65 avaliações)

Os principais sintomas são:
  1. Postura caída e músculos muito fracos.
  2. Dificuldade de segurar a cabeça após os três meses.
  3. Não conseguir se sentar aos seis meses.
  4. Não começar a engatinhar antes dos nove meses.
  5. Não andar sozinho antes dos 15 meses.
  6. Não conseguir comer sozinho com um ano e seis meses.

O que pode ser atraso no desenvolvimento neuropsicomotor?

O retardo neuropsicomotor pode ser congênito, herdado de um dos pais, provocado por malformações fetais, causas ambientais ou adquiridas. As doenças genéticas que podem resultar em retardo psicomotor são causadas, principalmente, por alterações cromossômicas.

Como saber se meu filho tem atraso no desenvolvimento?

Quais são os principais sinais de atraso no desenvolvimento?
  • Hipotonia: músculos fracos e postura descaída até 6 meses.
  • Dificuldade de sustentar a própria cabeça aos 3 meses.
  • Não conseguir se sentar sozinha aos 6 meses.
  • Não começar a engatinhar antes dos 9 meses.
  • Não andar sozinha antes dos 15 meses.

O que causa atraso no desenvolvimento do bebê?

O atraso no desenvolvimento pode ter muitas causas diferentes, sendo as principais genéticas (como a Síndrome de Down), ou complicações da gravidez e parto (como prematuridade, asfixia ou infecções). Muitas vezes, no entanto, a causa é desconhecida sem uma investigação específica.

Quando se preocupar com o desenvolvimento do bebê?

Se seu bebê não responde a estímulos e mesmo com o passar dos meses, passos simples do desenvolvimento do bebê não estão acontecendo como sorrir, se virar, engatinhar, o pediatra irá acompanhar e indicar ao especialista competente a realizar exames avaliatórios para investigar um possível atraso psicomotor.

Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor - Profa. Juliana Gurgel Giannetti

35 questões relacionadas encontradas

Quando o bebê não engatinha o que pode acontecer?

Trata-se de uma habilidade complexa. Se a criança não apresentou problemas de desenvolvimento até agora, consegue sentar sem apoio, pega objetos com a mão, rola de um lado para o outro e, principalmente, esboça algum deslocamento, mesmo que se arrastando pelo chão, provavelmente não há motivos para se preocupar.

Quando é considerado atraso no desenvolvimento?

Este termo é usado pelos médicos quando uma criança não atingiu um marco esperado em seu desenvolvimento. Por exemplo, se o intervalo normal para aprender a andar é entre os 9 e os 18 meses, e uma criança de 20 meses ainda não começou a andar, isso seria considerado um atraso.

Como identificar atraso cognitivo?

As dificuldades com o julgamento e raciocínio são dois sintomas comuns do atraso cognitivo. Com isso, podem ser afetados aspectos como regulamento das emoções, noções da passagem de tempo e de perigo, comportamento (com dificuldade de sustentar a atenção e a memória em situações cotidianas) etc.

Qual idade é considerado atraso na fala?

Acima dos 2 anos de idade, se há uma fala muito errada que ninguém entende, ou se, acima de 3 anos, a fala tem muitas trocas de letras, é preciso consultar um pediatra, que pode indicar avaliação fonoaudiológica. Não se deve aguardar até os 4 anos de idade para procurar auxílio profissional!

Quando devo me preocupar se o bebê não anda?

Os pais só devem ficar preocupados se o bebê passar dos 18 meses e não demostrar nenhum interesse por andar ou se, após os 15 meses, o bebê também apresentar outros atrasos no desenvolvimento como ainda não conseguir sentar ou engatinhar, por exemplo.

Quando devo me preocupar com a fala do meu filho?

Fique atenta aos seguintes sinais: Quando aos 12 meses de idade a criança ainda não faz gestos como “tchau” com as mãos. Se aos 18 meses ainda não compreende bem as palavras ou não imita sons. Se aos 24 meses não fala frases completas ou apenas imita os sons.

Quando se considera atraso na fala?

O atraso de fala, como o próprio nome sugere, é quando uma criança não apresenta o desenvolvimento da fala de modo satisfatório ou esperado para aquela determinada fase da vida. Uma criança com atraso na fala pode usar palavras e frases para expressar ideias, mas será difícil entender claramente o que ela está dizendo.

É normal atraso na fala?

Para o médico, em geral, os atrasos de linguagem são "maturacionais", e portanto, transitórios, à medida que a criança cresce, se desenvolve e amadurece. Mas também há casos "lesionais" que revelam um distúrbio. "A fala errada, por exemplo, é normal e transitória até os quatro anos.

Quais os tipos de deficiência cognitiva?

Como a Deficiência Intelectual é classificada
  • Retardo mental leve (Qi entre 50-69)
  • Retardo mental moderado (Qi entre 35-49)
  • Retardo mental grave (Qi entre 20-40)
  • Retardo mental profundo (Qi abaixo de 20)

Quais são as deficiência cognitiva?

Condições cognitivas menos severas incluem déficit de atenção e desordem (ADD), dislexia (dificuldade em leitura), discalculia (dificuldade com a matemática), e dificuldades de aprendizagem em geral.

Como lidar com crianças com atraso no desenvolvimento?

Como estimular o desenvolvimento

A criança com atraso no desenvolvimento deve fazer sessões de fisioterapia, psicomotricidade e terapia ocupacional todas as semanas até conseguir alcançar os objetivos que podem ser sentar, andar, comer sozinho, ser capaz de manter sua higiene pessoal.

O que é atraso de desenvolvimento?

O atraso de desenvolvimento (ADNPM) ocorre quando o bebê não adquire determinada habilidade na idade esperada. O ADNPM pode se apresentar de duas maneiras: Um atraso isolado que compromete apenas uma das áreas do DNPM, como por exemplo no atraso da fala; ou.

O que é atraso no desenvolvimento cognitivo?

Deficiência intelectual e atraso cognitivo

O atraso cognitivo é um termo usado para se referir a qualquer deficiência que afete os processos mentais, como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia, autismo, lesão cerebral, dificuldades de aprendizagem, entre outras.

É normal bebê de 1 ano não engatinha?

Um último recado para os pais é que o mais importante não é engatinhar. Como vimos, muitos bebês pulam essa fase e é normal. Contudo, aos 18 meses, é esperado que a criança já tenha aprendido a andar. Caso isso não aconteça, o ideal é procurar um neurologista pediátrico para uma avaliação”, encerra Walkíria.

É possível uma criança andar sem engatinhar?

Quando se trata de desenvolvimento motor todos os papais e mamães sabem: primeiro o pequeno senta, depois engatinha e por fim anda! Mas será que a ordem é necessariamente essa? A resposta é NÃO! O fato é que alguns bebês podem ANDAR antes de engatinhar e alguns bebês podem até mesmo NUNCA engatinhar.

Como estimular a fala atrasada?

Saber conversar com uma criança, apresentar o mundo a ela, nomear os objetos, os brinquedos, cantar, ler histórias, brincar no parque, brincar de faz-de-conta, são formas de estimulação.

Como tratar atraso na fala?

Em algumas situações, apenas a orientação dos pais é o suficiente para estimular a linguagem do pequeno. Dessa forma, algumas tarefas podem ajudar, como ler livros, contar histórias, repetir palavras, ouvir músicas, etc. Em casos mais críticos, a terapia é a única solução para tratar o atraso na fala!

Quais são os primeiros sintomas de autismo?

Se você quer saber como identificar o autismo, fique atento aos seguintes sinais:
  • Atraso na fala;
  • Repetição de sons ou movimentos, como bater as mãos e dizer mais de uma vez a mesma palavra;
  • Baixo contato visual e poucas expressões faciais;
  • Preferência por brincar sozinho, especialmente jogos estruturados e previsíveis;

O que é o Del?

O Distúrbio Específico da Linguagem é caracterizado pelo comprometimento da capacidade de linguagem, podendo afetar uma ou mais áreas responsáveis pela comunicação, como a fonologia, o léxico e a sintaxe.

Artigo anterior
O que significa o símbolo da coruja?
Artigo seguinte
O que é raciocínio e quais são suas principais formas?