Como funciona uma reserva extrativista?

Perguntado por: Bianca Teresa Silva  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (27 avaliações)

As Reservas Extrativistas (RESEX) são espaços territoriais protegido cujo objetivo é a proteção dos meios de vida e a cultura de populações tradicionais, bem como assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da área.

Qual o objetivo da criação das reservas extrativistas?

uma área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte, e tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos ...

Quais são as atividades praticadas em uma Reserva Extrativista?

As atividades exercidas pelas famílias, além do extrativismo, são: agricultura de subsistência; criação de pequenos e grandes animais; e sistemas agroflorestais.

Qual o órgão responsável pelas reservas extrativistas?

Uma Reserva Extrativista é gerida por um Órgão Gestor. Se Federal, pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade.

Como a população das reservas extrativistas sobrevive?

O sustento destas populações se baseia no extrativismo e, de modo complementar, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte. A área das RESEX pertence ao domínio do poder público, com uso concedido às populações extrativistas tradicionais.

O que é uma Reserva Extrativista? - Greenpeace Explica

31 questões relacionadas encontradas

Como vivem as populações que trabalham na Reserva Extrativista Chico Mendes?

A Reserva Extrativista é uma área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte, e tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e ...

Como as reservas extrativistas impactam no meio ambiente?

Criadas em meados dos anos 80, as Reservas Extrativistas (RESEXs) são áreas concedidas às populações que sobrevivem desta atividade, assegurando a proteção dos meios de vida e da cultura local, o uso sustentável e a conservação dos recursos naturais.

Quem cuida das reservas extrativas brasileiras?

Elas são criadas por lei e administradas pelo órgão ambiental correspondente: se lei federal, a responsabilidade será do Instituto Chico Mendes (ICMBio); se lei estadual ou municipal, será responsabilidade do órgão ambiental do estado ou municipio.

Qual a função profissional de gestão ambiental nas reservas extrativistas?

Extração dos recursos naturais Nesta área o gestor garantirá que as técnicas utilizadas de extração e uso de recursos naturais gerem menos impacto ao meio ambiente. Além disso, o gestor ajuda a reverter possíveis danos causados.

Onde são implantadas as reservas extrativistas?

Na Amazônia as Reservas Extrativistas e Reservas de Desenvolvimento Sustentável, federais e estaduais, totalizam 92 unidades, cobrem uma área de 24.925910 hectares, representando 4.8% da Amazônia Legal, 19% das UCs da Amazônia e 8% das florestas da região, beneficiando 1.500.000 pessoas.

O que é um movimento extrativismo?

Foi um movimento contra injustiças sociais como assassinatos e expulsão de milhares de pessoas de suas terras. Foram nesses grupos organizados em sindicatos rurais de Xapuri e Brasiléia que surgiram lideranças como Wilson Pinheiro e Chico Mendes.

Quais são os pontos positivos da criação das reservas extrativas?

E as reservas extrativistas são uma boa apropriação da realidade. Em tese permitem garantir preservação ambiental, compatibilizada com viabilidade econômica, e institucionalizar novos geobiossistemas integradores sobre uso e ocupação de territórios.

O que é Reserva Extrativista no Brasil?

Uma reserva extrativista é uma área de floresta protegida por lei, cedida a populações tradicionais, que se mantêm principalmente por meio do extrativismo, como a coleta de frutos da mata, borracha, óleos, sementes e derivados.

Quais os objetivos das reservas extrativistas criadas na década de 1990 na região Norte?

As Reservas Extrativistas foram criadas a partir de 1990 como espaços territoriais destinados à assegurar o uso sustentável dos recursos naturais e proteger o meio de vida e a cultura das populações tradicionais das florestas.

Qual foi a principal consequência da criação das reservas extrativistas?

“A criação das reservas extrativistas na Amazônia, em 1989, representou uma revolução porque, se elas não tivessem sido instituídas, os seringueiros – hoje chamados de extrativistas – teriam saído da floresta e ido para as periferias das cidades, e os recursos naturais da floresta teriam se transformado em matérias- ...

Quais são os objetivos das reservas de fauna?

Estes refúgios surgem com o objetivo de proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.

Quais são as funções de um gestor ambiental?

Também é o gestor ambiental quem controla e atualiza as licenças exigidas por lei. Adequa o processo de produção, emissão de poluentes e gerenciamento de resíduos das organizações, atuando sempre de acordo com a legislação e as normas ambientais do país.

O que faz o profissional de gestão ambiental?

O tecnólogo em Gestão Ambiental é um profissional preparado para planejar, desenvolver e gerenciar projetos em diversos compartimentos ambientais além da atuação em empresas de consultoria ambiental.

Quais são as atribuições de um gestor ambiental?

As principais atividades do gestor ambiental são a de planejar, gerenciar e também diagnosticar os impactos que uma determinada organização pode causar na natureza, tentando sempre prever e evitar catástrofes e abusos.

Para que serve o Instituto Chico Mendes?

Cabe ao Instituto executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as UCs instituídas pela União.

Quem trabalha na reserva Alto Juruá?

Seus habitantes são seringueiros descendentes de famílias que migraram do Nordeste para o Acre durante a época ad expansão da borracha, a partir de 1890. Vivem na Reserva cerca de 7500 moradores que se caracterizam pela forma tradicional de uso do território e de seus recursos naturais.

Qual era o objetivo da luta de Chico Mendes?

Chico Mendes lutava por uma reforma agrária que possibilitasse aos extrativistas e seringueiros a geração de renda sem a devastação da floresta, resultando no uso sustentável dos recursos.

Como o extrativismo ajuda a preservar os recursos naturais?

O extrativismo moderno, baseado na tecnologia e no manejo, permitem agregar valor ao produto ainda na floresta, ou na margem do rio. Todos podem ganhar com a sustentabilidade: A comunidade local melhora a sua renda; A sociedade como um todo cresce com uma economia fortalecida.

Por que as reservas extrativistas são consideradas unidades de uso sustentável?

Diante do exposto, vemos que elas são consideradas como unidades de uso sustentável pelo fato de que são áreas utilizadas para a subsistência, sem que haja dano à natureza, o que garante a reutilização dessas fontes já utilizadas.

Qual é o principal impacto ambiental oriundo da exploração agropecuária?

O desmatamento é uma prática muito comum para a realização da agropecuária. A retirada da cobertura vegetal provoca a redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, desertificação, erosão, redução dos nutrientes do solo, contribui para o aquecimento global, entre outros danos.

Artigo anterior
Quanto tempo demora processo seletivo da Vale?
Artigo seguinte
O que é ter metas?