Como funciona um estudo clínico?

Perguntado por: Daniela Luana de Anjos  |  Última atualização: 24. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (21 avaliações)

Estudos clínicos são estudos de investigação científica que contam com a participação de pessoas. Novos medicamentos são analisados em laboratório primeiro (testes pré-clínicos) e aqueles que forem considerados promissores passam a ser cuidadosamente estudados em pessoas através de estudos clínicos.

Quanto tempo dura um estudo clínico?

A duração dos estudos clínicos pode variar amplamente. Alguns demoram alguns meses, outros vários anos.

Como funciona a pesquisa clínica?

A Pesquisa Clínica, Estudo Clínico ou Ensaio Clínico são realizadas para avaliar a eficácia e segurança de um determinado produto para o uso em seres humanos. Essa pesquisa visa à procura de alternativas terapêuticas para uma determinada moléstia, seja ela herdada, congênita, infecciosa ou adquirida.

Quais são as 4 fases da pesquisa clínica?

  • Pesquisa Clínica.
  • Quais são as fases de uma pesquisa clínica?
  • Os envolvidos na pesquisa.
  • Proteção ao Indivíduo.
  • Direitos do indivíduo.
  • Protocolo da Pesquisa.
  • Mitos e Realidade.
  • Termo de Consentimento.

Quais os tipos de estudos clínicos?

Existem dois tipos principais de estudos clínicos: ensaios clínicos (também chamados de estudos intervencionistas) e estudos observacionais.

O que são Estudos Clínicos? Como eles funcionam?

19 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo de um ensaio clínico?

Ensaio clínico ou estudo clínico é um processo de investigação científica em seres humanos para desenvolvimento de novos fármacos ou tratamentos possíveis.

O que é um estudo clínico Fase 3?

Fase III. Nesta fase, o tratamento é aplicado em um grande grupo de participantes para confirmar sua eficácia e segurança em uma amostra representativa da população que será tratada com o medicamento ou procedimento. Esses estudos envolvem milhares de participantes e podem durar de dois a quatro anos.

O que é estudo fase 1?

Um estudo de fase I é a primeira etapa de testes em seres humanos de uma medicação cuja eficácia foi comprovada na fase pré-clínica. Nesta fase, o medicamento é testado em pequenos grupos (de 20 a 100 pessoas) de voluntários sadios.

Quais as 3 primeiras etapas de pesquisa?

Etapas de uma pesquisa
  • 1) Defina o tema. O passo mais importante é determinar o assunto que será pesquisado. ...
  • 2) Entenda qual o melhor tipo de pesquisa. ...
  • 3) Instrumentos de coleta. ...
  • 4) Coleta de dados. ...
  • 5) Organização dos dados. ...
  • 6) Apresentação dos resultados.

Quais os princípios básicos da pesquisa clínica?

A pesquisa clínica envolvendo seres humanos deve estar em conformidade com os princípios científicos geralmente aceitos e deve ser baseada no conhecimento minucioso da literatura científica, em outra fonte de informação relevante e em experimentação laboratorial e, quando apropriado, experimentação animal.

O que é e como é feito um teste clínico?

Na área da saúde, isso pode acontecer com frequência. Exame clínico é aquele que compreende dois processos fundamentais são eles: a história clínica (ou anamnese), relatada pelo doente, e o exame físico, feito pelo médico.

Quem são os envolvidos na pesquisa clínica?

Quem são os envolvidos na pesquisa clínica? Coordena a pesquisa e é corresponsável pela integridade e bem-estar dos participantes. Indivíduo que, de forma esclarecida e voluntária, ou sob o esclarecimento e autorização de seu(s) responsável(eis) legal(is), aceita ser pesquisado.

Como participar de um estudo clínico?

Neste texto, vamos descrever os passos para se tornar um participante em um estudo clínico.
  1. Passo 1: Encontre um estudo clínico. O primeiro passo é encontrar um estudo clínico que seja adequado para você. ...
  2. Passo 2: Avaliação inicial. ...
  3. Passo 3: Consentimento informado. ...
  4. Passo 4: Participação no estudo.

Quem pode conduzir estudos clínicos?

Para conduzir esses estudos no Brasil, as instituições participantes devem recorrer a Comitês de Ética próprios ou de instituições conveniadas, que analisam as pesquisas segundo o Conselho Nacional de Ética e Pesquisa (Conep) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Quais testes precedem o ensaio clínico em humanos?

Pesquisa experimental ou fase pré-clínica: Antes de começar os testes em seres humanos, os pesquisadores realizam testes em células e em animais.

O que é um estudo de Fase 4?

É nesta etapa que se avalia o imunizante ou tratamento em públicos específicos, como gestantes, bebês e imunossuprimidos, porque são grupos mais vulneráveis a reações adversas e, portanto, não devem ser expostos nas primeiras fases de um estudo.

O que é um ensaio clínico?

Ensaios clínicos, também chamados de estudos clínicos ou trials, são estudos experimentais (que realizam alguma intervenção) em humanos. Muitos confundem, por acreditar que estudo “clínico” é feito somente por “clínicos”, mas não cirurgiões.

O que é um estudo Pré-clínico?

Os ensaios pré-clínicos são testes que avaliam o potencial efeito terapêutico (atividade farmacológica) de uma molécula candidata a ser um novo medicamento, ou de um antígeno a ser utilizado em uma nova vacina e que devem ser cuidadosamente realizados em modelos experimentais (animais) ou em testes in vitro antes de ...

Qual o objetivo da fase II em um estudo clínico?

Fase II: cerca de 100 a 300 indivíduos que têm a doença ou condição para a qual o procedimento está sendo estudado participam desta fase, que tem como objetivo obter mais dados de segurança e começar a avaliar a eficácia do novo medicamento ou procedimento.

O que é um ensaio clínico aberto?

Abertos: todos os envolvidos no estudo clínico sabem o que se passa com as intervenções. 2. Simples-cego (single-blind): participantes não sabem se estão recebendo substância ativa ou placebo. 3.

Como os medicamentos são testados?

Geralmente o estudo pré-clínico é realizado primeiramente in vitro (ensaios laboratoriais sem o uso de animais) e posteriormente in vivo (ensaios laboratoriais que utilizam animais); trata-se da etapa mais importante nesta fase, pois avalia a atividade do fármaco em um ser vivo.

Como se faz um ensaio clínico?

O objetivo do ensaio clínico deve ser claramente determinado a priori, especificando o produto, dose, forma de administração, tipo de paciente a que se destina, efeito esperado, parâmetros a serem medidos (toxicidade, alteração de provas bioquímicas, resposta imunológica, efeito terapêutico ou preventivo).

Como escrever um ensaio clínico?

Como elaborar um ensaio clínico: 5 Passos
  1. Tornar simples.
  2. O recrutamento de pacientes e profissionais associados é um determinante fundamental para o sucesso.
  3. Planeje as 4 fases com o objetivo de seu ensaio clínico em mente.
  4. Desenvolver um orçamento adequado e um plano de recursos.

O que é um estudo clínico randomizado?

A randomização é um processo de seleção em que cada paciente tem a mesma probabilidade de ser sorteado para formar a amostra ou para ser alocado em um dos grupos de estudo.

Artigo anterior
Quais empresas valem 1 trilhão?
Artigo seguinte
Quem foi amante de Afrodite?