Como funciona o transtorno explosivo intermitente?

Perguntado por: Mara Nádia Brito  |  Última atualização: 7. November 2024
Pontuação: 5/5 (4 avaliações)

O TEI é um distúrbio que gera comportamentos agressivos, com acessos de raiva descontrolada e agressões desmedidas motivadas por situações corriqueiras. A pessoa com esse transtorno de impulso costuma ter não apenas a saúde mental afetada, mas, principalmente, sua vida social.

O que causa o transtorno explosivo intermitente?

Acredita-se que a principal causa do TEI seja o componente genético. Ele é transmitido de pais para filhos, especialmente em famílias com casos de outros transtornos, como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e ansiedade generalizada.

Como é uma crise de TEI?

As pessoas que sofrem de TEI experimentam uma incapacidade de controlar sua raiva, mesmo diante de situações relativamente menores. Além disso, após a explosão, a pessoa pode experimentar sentimentos de arrependimento, vergonha ou remorso pelo seu comportamento.

Como saber se tem transtorno explosivo?

Ficar desconfortável com conflitos ou confrontos. Uso excessivo de distração ou evitação para lidar com emoções difíceis. Ficar na defensiva quando acusado de estar com raiva. Sentindo a necessidade de controlar muitas coisas em sua vida.

Como lidar com a raiva e o transtorno explosivo intermitente?

Como lidar com pessoas com transtorno explosivo intermitente?
  1. Respire fundo. ...
  2. Ignore atritos superficiais. ...
  3. Seja firme quando preciso. ...
  4. Converse quando a raiva tiver passado. ...
  5. Estude sobre Transtorno Explosivo Intermitente. ...
  6. Faça atividades saudáveis com a pessoa. ...
  7. Entre em contato com amigos e familiares.

O QUE É O TRANSTORNO EXPLOSIVO INTERMITENTE?

28 questões relacionadas encontradas

Como acalmar uma pessoa com transtorno explosivo?

Manter o tom de voz baixo e falar de forma direta e suave evita o agravamento da situação e ainda incentiva o outro, inconscientemente, a também tentar controlar impulsos mais agressivos.

Qual transtorno deixa a pessoa agressiva?

O transtorno explosivo intermitente (TEI) é uma condição psicológica que consiste em constantes explosões de raiva e comportamentos agressivos. Indivíduos com essa condição não conseguem controlar os seus impulsos violentos e descontam a sua frustração em objetos ou em outras pessoas.

Qual o melhor remédio para transtorno explosivo intermitente?

Os medicamentos mais utilizados no TEI são os antidepressivos e os ansiolíticos. Eles têm o objetivo de estabilizar o emocional e os impulsos. Todavia, também são empregados antiepiléticos, estabilizadores de humor, antipsicóticos e betabloqueadores. Eles auxiliam na maioria dos casos.

Qual o remédio para transtorno explosivo intermitente?

As drogas que comprovaram ser eficazes no tratamento do comportamento agressivo impulsivo são os estabilizadores de humor (lítio, carbamazepina, oxcarbazepina, valproato e topiramato), os antipsicóticos (clozapina, olanzapina, quetiapina, entre outros), os bloqueadores beta-adrenérgicos, a buspirona (um agonista ...

Como saber se a pessoa tem TEI?

Como diagnosticar um TEI de um ataque de raiva

A principal característica de uma pessoa com esse tipo de transtorno é a tendência para a impulsividade sem medir as consequências das suas atitudes agressivas, além de serem instáveis afetivamente.

Tem cura para TEI?

O transtorno explosivo intermitente, por ser uma condição que envolve a personalidade (assim como o transtorno de personalidade histriônica, por exemplo), não possui exatamente cura. Por outro lado, a pessoa com TEI pode aprender como lidar com sua personalidade explosiva e, assim, viver uma vida funcional e feliz.

Como diagnosticar transtorno explosivo intermitente?

O diagnóstico do transtorno explosivo intermitente é realizado com base no histórico do paciente e relatos familiares sobre conduta em situações diárias. O transtorno só é comprovado quando há repetição dos comportamentos agressivos por certo tempo.

Qual a diferença entre tod e TEI?

No entanto, eles apresentam diferenças significativas em termos de sintomas e características. Diferenças entre TEI e TOD: Natureza dos episódios: O TEI se manifesta principalmente por episódios explosivos e incontroláveis de raiva, enquanto o TOD envolve um padrão persistente de desafio e oposição.

Qual o CID do TEI?

O Transtorno Explosivo Intermitente (TEI) está classificado no Eixo I, na seção Transtornos do Controle dos Impulsos Não Classificados em Outro Local – 321.34 (APA, 2002). Na CID-10 corresponde ao código F63. 8 (APA, 2002).

Como controlar a explosão de raiva?

Como controlar a raiva?
  1. Invista em autoconhecimento. Reflita sobre os momentos que você se irrita. ...
  2. Entenda como você expressa a raiva. ...
  3. Desenvolva a empatia através de reflexões. ...
  4. Aceite a realidade. ...
  5. Cuide de você ...
  6. Procure a psicoterapia.

Como saber se estou tendo uma crise de raiva?

Sintomas da crise de raiva

Suor, formigamento e tremores musculares; Aumento dos batimentos cardíacos; Ameaças verbais ou agressividade física a outra pessoa sem um motivo que justifique essa atitude; Sentimento de culpa e vergonha após os ataques.

Qual o tratamento para quem tem TEI?

Para tratar o Transtorno Explosivo Intermitente (TEI), é indicada a terapia cognitivo-comportamental associada ao uso de medicamentos, além de conversas com familiares.

Quem trata TEI?

O ideal é buscar um(a) psicólogo(a) para avaliar isso depois de conhecer você e seu caso com mais detalhes.

É normal ficar com raiva do nada?

É importante saber que esse sentimento é normal, sendo uma resposta emocional a situações em que a pessoa se sente ameaçada, injustiçada, magoada ou frustrada.

O que desencadeia o comportamento de uma pessoa agressiva e arrogante?

A personalidade agressiva costuma estar associada à ausência de limites, a um histórico de violência física ou emocional, à falta de carinho ou a uma baixa tolerância às frustrações. Também pode ser desencadeada por um trauma vivido na infância, como separação dos pais ou a perda de um ente querido.

Como mudar meu comportamento explosivo?

Como controlar a raiva e o temperamento explosivo? Saiba aqui!
  1. Realize atividades físicas. O primeiro passo para aprender como controlar a raiva é incluir na sua rotina a prática de atividades físicas. ...
  2. Converse com outras pessoas. ...
  3. Analise as reações. ...
  4. Pratique a meditação. ...
  5. Pense antes de falar.

O que causa surto de raiva?

As crises de raiva são ataques emocionais violentos, geralmente em resposta à frustração. Frustração, cansaço e fome são as causas mais comuns. As crianças podem gritar, chorar, se agitar, rolar no chão, jogar coisas e bater os pés durante uma crise de raiva.

O que a psicologia diz sobre pessoas agressivas?

A personalidade agressiva costuma estar associada à ausência de limites, a um histórico de violência física ou emocional, à falta de carinho ou a uma baixa tolerância às frustrações. Também pode ser desencadeada por um trauma vivido na infância, como separação dos pais ou a perda de um ente querido.

Como uma pessoa agressiva age?

A agressividade é uma forma de nos protegermos, de dar limites, em família ou no trabalho. A ação está na agressividade, e a reação na violência. Agressão hostil é emocional e geralmente impulsiva. É um comportamento que visa causar danos ao outro, independentemente de qualquer vantagem que se possa obter.

Quanto tempo dura o Tod?

, o TOD é definido como: Um padrão de humor raivoso/irritável, de comportamento questionador/desafiante ou índole vingativa com duração de pelo menos seis meses (DSM-5)2.

Artigo anterior
Como saber a qualidade da imagem da TV?
Artigo seguinte
Por que na mistura de água e álcool o volume diminui?