Qual CFOP de venda para entrega futura?

Perguntado por: Gustavo Isaac Lourenço Barros  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (10 avaliações)

PROCEDIMENTOS FISCAIS
Natureza da operação: Simples faturamento de Venda para Entrega Futura. CFOP: 5.922 ou 6.922, conforme o caso; Tratamento fiscal: vedado o destaque do ICMS conforme Livro II, art. 59, do Decreto nº 37.699/1997.

Qual CFOP entra no faturamento 5922 ou 5117?

Primeiro você emite a nota no CFOP 5922 (Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura), para faturar. Em seguida emite no CFOP 5117 (Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, originada de encomenda para entrega futura), e tributa.

Qual o CFOP de entrada para 5922?

O primeiro momento se à possibilidade de realização de faturamento antecipado da mercadoria, emitindo-se uma Nota Fiscal com natureza “simples faturamento – venda para entrega futura”, com o CFOP 5922, que deverá ser escriturada pelo destinatário do documento, no Livro Registro de Entradas, com o CFOP 1922.

Como emitir uma Nota Fiscal de venda para entrega futura?

Emitindo a nota de faturamento
  1. CFOP: deve ser preenchido com 5.922 para operações internas, ou seja, quando quem emite e quem será o destinatário da nota residem no mesmo estado. ...
  2. A descrição do CFOP, por sua vez, deverá ser “lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura”.

Como funciona o CFOP 5922?

Sobre a nota emitida para simples faturamento (CFOP 5922) não tributamos ICMS, apenas os impostos federais e na nota de entrega da mercadoria (CFOP 5116) tributamos apenas o ICMS e não os impostos federais. Esse é o procedimento para empresas do regime normal e acredito que seja o mesmo para optantes pelo simples.

Venda para Entrega Futura x Faturamento Antecipado

24 questões relacionadas encontradas

Como funciona remessa para entrega futura?

A “Venda para Entrega Futura” é muito utilizada para garantia de preço, funciona como a “reserva” de determinada matéria-prima/ produto que será necessário num período posterior, uma garantia de que o fornecedor terá o produto naquela época acordada.

Como funciona a operação de venda para entrega futura?

A Venda Entrega Futura é a operação que consiste no fato de haver um faturamento antecipado do valor da mercadoria e posterior entrega da mesma na data estabelecida na transação comercial acordada entre vendedor e comprador.

Em qual documento fiscal incide ICMS na venda para entrega futura?

NF-e da saída efetiva da mercadoria

Para a entrega da mercadoria, independente de ser parcial ou total, deve-se também emitir NF-e. Neste documento fiscal haverá destaque do ICMS, conforme tributação prevista para a mercadoria.

Quando usar CFOP 2922?

2922 - Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de compra para recebimento futuro Classificam-se neste código os registros efetuados a título de simples faturamento decorrente de compra para recebimento futuro.

O que é o CFOP 5924?

CFOP 5924 Remessa para industrialização por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando esta não transitar pelo estabelecimento do adquirente.

Para que serve CFOP 5202?

CFOP 5202: deve ser usado para devolução de compra para comercialização de mercadorias, cujas entradas tenham sido identificadas como compra para comercialização (isto é, o 1102);

Quando utilizar o CFOP 5122?

CFOP 5122 - Venda de produção do estabelecimento remetida para industrialização, por conta e ordem do adquirente, sem transitar pelo estabelecimento do adquirente.

O que é o CFOP 1117?

No caso do 1117, classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas, quando da entrada real da mercadoria, cuja aquisição tenha sido classificada no código 1.922 - Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de compra para recebimento futuro.

Qual CFOP tributa 5922 ou 5117 PIS e Cofins?

o CFOP 5.922 tem finalidade para acobertar o faturamento da mercadoria, assim deverá ser pago sobre ele todos os impostos federais tais como o PIS/COFINS.

Quando utilizar o CFOP 5117?

CFOP 5117 Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, originada de encomenda para entrega futura.

Qual CFOP entrada 5117?

CFOP 5117 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, originada de encomenda para entrega futura.

Quando usar o CFOP 2122?

CFOP 2122 Compra para industrialização em que a mercadoria foi remetida pelo fornecedor ao industrializador sem transitar pelo estabelecimento adquirente.

Quando é utilizado o CFOP 6108?

6108 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, destinada a não contribuinte Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para industrialização ou comercialização, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento, destinadas a não ...

O que é o CFOP 2949?

CFOP 2949 Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificado. 2949 - Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificado Classificam-se neste código as outras entradas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.

Como contabilizar compra para recebimento futura?

Na operação de compra para entrega futura a mercadoria ou produto já existe e passa ser de propriedade do adquirente que, por sua conveniência, opta por recebê-la posteriormente. Por esse motivo deve-se reconhecer o custo da mercadoria na entrada da fatura - primeira nota/nota de compra.

Como fica o IPI na venda para entrega futura?

Em relação ao IPI, nos casos de venda para entrega futura, desde que não haja a cobrança do imposto federal, é facultada a emissão da Nota Fiscal e o destaque antecipado do IPI, ou seja, o contribuinte, se assim desejar, poderá destacar o imposto no momento do simples faturamento.

Qual CST usar para CFOP 5922?

futura", CFOP 5922, CST 090.

Como funciona a operação de simples faturamento?

Com notas de Simples faturamento temos operações como a de Venda para Entrega Futura, por exemplo. Tal qual, ocorre quando um estabelecimento vendedor comercializa determinada mercadoria e efetua o faturamento antecipado à entrega.

Como funciona venda a ordem?

Nas operações de venda à ordem, um determinado contribuinte (adquirente original) adquire mercadoria de um outro contribuinte (vendedor remetente) e solicita que esta seja entregue a terceiro (destinatário) sem que a mesma transite pelo seu estabelecimento.

Como se faz um termo de entrega?

Quais são os elementos de uma boa anotação de entrega?
  1. Informações do vendedor, como nome da empresa, número de telefone e endereço.
  2. Informações do comprador, como nome e número de telefone.
  3. Número de referência, como fatura, entrega e números de pedido.
  4. Detalhes do item, como descrição e quantidade.

Artigo anterior
Quantos dias o funcionário tem que trabalhar para ter um avô de férias?
Artigo seguinte
Qual é a sigla de Ap?