Como funciona o sistema intensivo na criação de bovinos?

Perguntado por: Nuno Pinho Pinto  |  Última atualização: 20. April 2024
Pontuação: 4.1/5 (70 avaliações)

A pecuária intensiva ou o confinamento de bovinos de corte é a criação de animais em grupos, em currais/piquetes, com área delimitada, na qual os animais recebem a alimentação e a água (EMBRAPA, 2000). No Brasil, a evolução do confinamento de bovinos teve maior expressão nos anos 80.

O que é sistema intensivo de bovinos?

O sistema intensivo consiste na formação de pastagens artificiais devidamente adubados e irrigados.

Como funciona o sistema intensivo?

Na modalidade de produção intensiva, é comum a utilização de técnicas e tecnologia, como irrigação, terraceamento, drenagem dos solos etc. A finalidade desse sistema e talvez a principal característica é a alta produtividade. Seu alcance depende do investimento em insumos e recursos tecnológicos.

Como é criado o gado na pecuária intensiva?

A pecuária intensiva é considerada o oposto da pecuária extensiva. A primeira característica que difere os dois sistemas é a criação feita em áreas menores, em sistema de confinamento. Nele, o gado é separado em lotes e criado em área restrita, que pode ser um piquete, um curral ou uma baia.

O que significa pecuária intensiva?

Totalmente o oposto da pecuária extensiva, a pecuária intensiva nada mais é do que a criação de animais nos sistemas de confinamento e semiconfinamento, com a finalidade de possuir o maior número de cabeças utilizando o menor espaço. No Brasil, este sistema de produção é utilizado principalmente na pecuária leiteira.

Meu Lucro Em Um Ano com 100 Novilhas de Corte

28 questões relacionadas encontradas

O que é sistema extensivo e intensivo?

Ocupação de terras

A fim de ganhar mais eficiência, a agricultura intensiva usa praticamente todo o solo disponível na propriedade e todo o trabalho é otimizado por meio de maquinários e técnicas bem-planejadas. Em contrapartida, a agricultura extensiva tem uma ampla quantidade de terra, mas com baixa utilização.

Qual as vantagens e desvantagens da pecuária intensiva?

As vantagens, podemos apontar o aumento da produtividade e qualidade sem a necessidade de grandes áreas. A principal desvantagem da pecuária intensiva é a elevação dos custos e a mão de obra que deve ser especializada.

O que é sistema intensivo animal?

O que é a pecuária intensiva? Este é um dos tipos de pecuária conhecido como sistema de confinamento e semiconfinamento, em que se cria um maior número de animais em uma menor área.

Quais os tipos de pecuária intensiva?

A pecuária intensiva é uma das modalidades da atividade produtiva de criação de animais. Acima de tudo essa atividade tem como propósito a produção de alimentos ou de matérias-primas. E pode ser classificada, por exemplo, quanto à sua finalidade produtiva: carne, leite, subprodutos (pele, couro, lã), etc.

Qual alimentação da pecuária intensiva?

Como não há pastos, os animais são alimentados por meio de cochos. A dieta é balanceada, sendo focada nos objetivos do gado. Dessa forma, no gado de leite, é possível aumentar a produção de leite nas vacas e, no gado de corte, diminuir o tempo necessário para que o animal alcance o peso ideal para o abate.

O que é sistema de produção intensivo?

A agricultura intensiva resulta em alta produção por unidade de terra, mas por pessoa é menor. Ao contrário, na agricultura extensiva são cultivadas grandes propriedades, e é por isso que a produção total é alta, mas a produção por unidade é baixa.

O que é o sistema de produção intensivo?

O que é agricultura intensiva? Trata-se de uma modalidade de produção agrícola que utiliza muitos insumos e tecnologia.

Qual a desvantagem do sistema intensivo?

Desvantagens da pecuária intensiva:

Demanda maior investimento em infraestrutura; Exige mão de obra especializada; Investimento em tecnologias de última geração; Altos custos com manejo e alimentação.

Qual o melhor sistema de criação de bovinos?

O sistema semi-intensivo equilibra o melhor das estratégias extensiva e intensiva, onde os animais são criados a maior parte do tempo soltos, mas são confinados para controle nutricional e manejo de outras variáveis conectadas ao objetivo do produtor.

Quais os sistemas de criação de bovinos?

Os principais tipos de criação de gado
  1. Extensiva. A pecuária extensiva, um modelo mais tradicional, é aquela que utiliza grandes áreas de pasto para a criação. ...
  2. Semi-intensiva. A produção semi-intensiva é aquela que busca equilibrar o uso de confinamento e pasto. ...
  3. Intensiva.

Qual o melhor sistema para gado de corte?

Sistema extensivo

Uma vantagem da implementação desse sistema é o baixo custo de investimento, uma vez que os animais alimentam-se da pastagem que é naturalmente encontrada nessas áreas. Dessa forma, o gasto que seria destinado à alimentação do rebanho, instalações e mão de obra é drasticamente reduzido.

Quais são as vantagens da pecuária intensiva?

Além disso, a pecuária intensiva é vantajosa porque possibilita:
  • Maior rendimento de carcaça no período da terminação;
  • Mais lucratividade para o pecuarista;
  • Oportunidade de aplicar tecnologias inovadoras como manipulação genética para dar origem a animais mais resistentes.

Como é a criação de gado atualmente?

A pecuária pode ser de corte, leiteira ou de lã, e praticada nas modalidades extensiva ou intensiva. Não obstante ela possua grande importância para a economia e para a subsistência, pode causar alguns problemas ambientais, como o desmatamento, a compactação dos solos e a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Como é chamada a criação de gado?

Pecuária é uma atividade econômica voltada para a criação de animais. As atividades pecuárias correspondem à criação e comercialização de animais diversos, como frangos, porcos e bois.

Quais as fases de criação de bovinos de corte?

Uma das possibilidades para atender a demanda, é a adoção da terminação de animais em confinamento. O sistema de criação de bovinos de corte compreende as fases de cria, recria e terminação.

Quais são os tipos de sistema de criação?

Atualmente existem três diferentes tipos de sistemas de criação existentes: extensivo, semi-intensivo e intensivo. Ambos possuem vantagens e desvantagens, podendo ser aproveitados em diferentes situações. É importante conhecer as características de cada um para então definir qual é a melhor opção para o seu negócio.

Quais são os problemas da agropecuária intensiva?

As práticas de agricultura intensiva são os principais promovedores da mudança climática global, acelerando a erosão do solo e a poluição geral do meio ambiente, devido ao impróprio sequestro de carbono, emissões de combustível fóssil e abordagem exploradora do uso da terra e da água.

Quais são os principais sistemas de produção animal?

Os sistemas de produção animal
  1. Sistema extensivo. Por definição, o sistema extensivo é a produção de animais exclusivamente a campo, aproveitando ao máximo os recursos naturais, com o mínimo de equipamentos agrícolas, instalações e mão-de-obra. ...
  2. Sistema semi-intensivo. ...
  3. Sistema intensivo.

Qual o sistema de pecuária é mais danoso aos biomas intensivo ou extensivo?

Resposta. Resposta: A pecuária intensiva é mais danosa aos biomas, pois ela requer grandes áreas de terra para a criação de animais, o que leva à degradação dos ecossistemas.

Qual a diferença entre extensivo e intensivo?

O que diferencia esses cursos é a carga horária das aulas. O Extensivo Plus possui aulas mais detalhadas e minuciosas com maior tempo de duração. Já o Intensivo de Emergência possui aulas mais objetivas, resumidas e intensivas com menor tempo de duração. Os demais diferencias são iguais em ambos os cursos.

Artigo anterior
Como se escreve um Mesinho?
Artigo seguinte
Quais são os indicadores de projeto?