Como funciona o sistema de injeção eletrônica?

Perguntado por: Soraia Matias de Jesus  |  Última atualização: 10. Dezember 2024
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Em vez de depender de um carburador, que mistura ar e combustível de forma fixa, a injeção eletrônica utiliza sensores e uma unidade de controle eletrônico para monitorar e ajustar continuamente a mistura ar-combustível de acordo com as condições de operação do veículo.

O que é injeção eletrônica e como funciona?

A injeção eletrônica é um sistema que garante o envio controlado de combustível ao motor do veículo. Além disso, esse sistema também consegue controlar pressão do ar, marcha lenta, válvulas e tempo de ignição. Tudo isso garante melhor rendimento e funcionalidade ao veículo.

Como funciona a injeção eletrônica de combustível?

Um injetor de combustível regula a injeção de combustível na câmara de combustão interna de um motor, onde é misturado com ar e inflamado. A câmara de combustão é onde a energia química em diesel, hidrogênio e gás natural é convertida em energia para o veículo.

Como funciona o sistema de ignição eletrônica?

O sistema ignição eletrônica é composto por bateria, chave de ignição, bobina de ignição, distribuidor, cabos de ignição e vela de ignição. Para o carro funcionar, a bobina eleva a tensão da bateria até que, aplicada às velas de ignição, é gerada a faísca que queima a mistura ar-combustível dentro do cilindro do motor.

Quais são os componentes que compõe o sistema de injeção eletrônica?

Quais são as peças que compõe o sistema de injeção eletrônica? O sistema de injeção é composto basicamente por: sensores, atuadores, unidade de controle eletrônico e bomba elétrica.

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O que pode causar problemas na injeção eletrônica?

Eletroinjetor sujo, vela, cabo de vela e combustível adulterado estão entre as principais razões de problemas na injeção eletrônica do veículo. Lembremos que o sistema de injeção tem como função regular a medida perfeita entre combustível e ar.

Quais são os principais sensores do sistema de injeção eletrônica?

CKP – (Crankshaft Position Sensor) -Sensor da árvore de manivela; BAS – (Bank Angle Sensor) – Sensor de ângulo de inclinação do chassi; O² Sensor – (Oxigen Sensor) Sensor de oxigênio ou sonda lambda; EOT – (Engine Oil Temperature) – Sensor de temperatura do óleo do motor.

Qual a diferença de ignição eletrônica e injeção eletrônica?

O sistema de ignição eletrônico faz parte do sistema de injeção eletrônica, que traz mais precisão no sistema de ignição e em outros componentes elétricos no carro, diminuindo ruídos e emissão de poluentes nos motores. No Brasil, os primeiros carros a saírem com injeção eletrônica datam da década de 1970.

Qual é a função da bobina?

Após entender o que é bobina de ignição, fica claro que ela é um componente fundamental do sistema de ignição de um veículo! Ela é responsável por gerar a alta voltagem, que produz uma faísca e acende a mistura ar-combustível no motor. E, sem essa combustão, o veículo não pode funcionar.

Qual é o sistema de injeção eletrônica?

O sistema de injeção eletrônica é responsável por enviar o combustível, de maneira controlada, ao motor do veículo. Esse equilíbrio é garantido por meio de um chip eletrônico que analisa o funcionamento do motor, ajustando a alimentação, com o objetivo de obter um melhor desempenho e eficiência.

Qual é a função da sonda lambda?

Instalada no cano de escapamento, a sonda lambda monitora a quantidade de oxigênio que está contida no gás expelido pelo coletor de escape e repassa essa informação para a unidade eletrônica de gerenciamento. “O sensor de oxigênio é um dos mais importantes componentes que garantem o bom funcionamento do veículo.

Qual é a função da bomba de gasolina?

Em resumo, a bomba de combustível é o agente que movimenta e pressuriza o combustível através do sistema para garantir que o motor possa funcionar corretamente. Normalmente, ela é acionada de maneira elétrica e controlada por um regulador de pressão para garantir a quantidade correta de combustível para o motor.

O que pode queimar o módulo de injeção?

Fusíveis queimados e fiação defeituosa são dois grandes problemas para o módulo de injeção. E isso é comum nos carros modernos. Inclusive, em muitos casos, pode ocorrer curto circuito por causa da ação humana. Uma pessoa, por exemplo, pode cortar sem querer um fio e assim prejudicar o módulo de injeção.

Como saber se a injeção eletrônica está com problema?

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  1. Problemas de partida. Dificuldade em ligar o motor pode ser um sinal de problemas na injeção eletrônica. ...
  2. Marcha lenta instável. ...
  3. Perda de desempenho. ...
  4. Consumo de combustível elevado. ...
  5. Luz de advertência no painel. ...
  6. Marcha branca ou engasgos. ...
  7. Emissão de gases anormais.

É perigoso andar com a luz da injeção eletrônica acesa?

Posso continuar dirigindo com a luz de injeção acesa? Diferente da luz de temperatura, luz do óleo, ou mesmo luz da bateria, indicadores de problemas que devem ser resolvidos de imediato, a luz de injeção admite que o motorista dirija o carro até uma oficina sem riscos de danificar outras peças ou agravar o problema.

Quantos bicos injetores tem um motor?

Uma vez instalados oito injetores, ele permite que vários RPMs sejam testados independentemente dos injetores estarem realmente instalados em um motor. O resultado é a clara visualização do combustível pulverizado sendo lançado pelos bicos injetores sem o processo de combustão.

O que estraga a bobina de ignição?

Umidade excessiva: a fonte mais provável é uma fuga de óleo de uma junta da tampa da válvula, provocando a acumulação de óleo e danificando a bobina de ignição e a vela de ignição. A água, por exemplo, da condensação de ar condicionado, também pode penetrar no sistema.

Quem alimenta a bobina de ignição?

O positivo é alimentado pela central elétrica da bateria (BJB) pelo fusível F28 até o pino 2 das bobinas.

Qual é a função do distribuidor?

Atualmente, o distribuidor está assumindo não apenas o papel de fornecimento de produtos, mas também de suporte para o desenvolvimento dos varejistas, oferecendo apoio na gestão e operação de seus clientes.

Qual é a função do carburador?

O carburador nada mais é que um componente mecânico, responsável pela alimentação de um motor de combustão interno. Ou seja, através dele é feita a dosagem ideal da mistura de ar com o combustível, para que haja uma combustão e tenha um funcionamento básico mecânico do carro.

Qual o sistema que substitui o carburador?

O sistema de injeção eletrônica, que substituiu o carburador utilizado nos veículos mais antigos, tem a função de dosar a mistura ar/combustível, pulverizando-a através do coletor de admissão dentro da câmara de combustão, fazendo com que o veículo tenha um menor consumo de combustível e o mínimo de emissão de ...

O que é melhor carburador ou injeção eletrônica?

Quando comparada ao sistema de carburador, a injeção eletrônica é mais eficiente, porque controla com melhor precisão a mistura ar-combustível dentro do corpo de injeção, assim proporcionando uma queima mais precisa do combustível, e isso só é possível por ser controlada por sensores e bicos injetores altamente ...

Onde fica o sensor da injeção eletrônica?

O sensor é um gerador de pulsos instalado na base do distribuidor ou montado, junto com uma roda dentada, no eixo do virabrequim. Esta informação é utilizada para: Controle do avanço da ignição; especificamente, a parcela do avanço que depende da velocidade de rotação; Determinação do momento da injeção do combustível.

Qual é a função do sensor de fase?

Função do sensor de fase

O sensor tem como função principal informar ao Módulo de Controle Powertrain (PCM) qual a posição do eixo do comando de válvulas. Sendo assim, a partir dessa informação, o PCM vai analisar e comparar ao sinal do sensor de rotação.

O que é o sensor de detonação?

Localizado na parte externa do motor, o sensor de detonação, basicamente, funciona como um sensor de vibrações mecânicas. Ele tem a função de transformar as vibrações mecânicas do motor em relações elétricas capazes de serem interpretadas pela unidade de comando do veículo.

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