Como funciona o sistema de injeção eletrônica?
Perguntado por: Soraia Matias de Jesus | Última atualização: 10. Dezember 2024Pontuação: 4.3/5 (34 avaliações)
Em vez de depender de um carburador, que mistura ar e combustível de forma fixa, a injeção eletrônica utiliza sensores e uma unidade de controle eletrônico para monitorar e ajustar continuamente a mistura ar-combustível de acordo com as condições de operação do veículo.
O que é injeção eletrônica e como funciona?
A injeção eletrônica é um sistema que garante o envio controlado de combustível ao motor do veículo. Além disso, esse sistema também consegue controlar pressão do ar, marcha lenta, válvulas e tempo de ignição. Tudo isso garante melhor rendimento e funcionalidade ao veículo.
Como funciona a injeção eletrônica de combustível?
Um injetor de combustível regula a injeção de combustível na câmara de combustão interna de um motor, onde é misturado com ar e inflamado. A câmara de combustão é onde a energia química em diesel, hidrogênio e gás natural é convertida em energia para o veículo.
Como funciona o sistema de ignição eletrônica?
O sistema ignição eletrônica é composto por bateria, chave de ignição, bobina de ignição, distribuidor, cabos de ignição e vela de ignição. Para o carro funcionar, a bobina eleva a tensão da bateria até que, aplicada às velas de ignição, é gerada a faísca que queima a mistura ar-combustível dentro do cilindro do motor.
Quais são os componentes que compõe o sistema de injeção eletrônica?
Quais são as peças que compõe o sistema de injeção eletrônica? O sistema de injeção é composto basicamente por: sensores, atuadores, unidade de controle eletrônico e bomba elétrica.
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O que pode causar problemas na injeção eletrônica?
Eletroinjetor sujo, vela, cabo de vela e combustível adulterado estão entre as principais razões de problemas na injeção eletrônica do veículo. Lembremos que o sistema de injeção tem como função regular a medida perfeita entre combustível e ar.
Quais são os principais sensores do sistema de injeção eletrônica?
CKP – (Crankshaft Position Sensor) -Sensor da árvore de manivela; BAS – (Bank Angle Sensor) – Sensor de ângulo de inclinação do chassi; O² Sensor – (Oxigen Sensor) Sensor de oxigênio ou sonda lambda; EOT – (Engine Oil Temperature) – Sensor de temperatura do óleo do motor.
Qual a diferença de ignição eletrônica e injeção eletrônica?
O sistema de ignição eletrônico faz parte do sistema de injeção eletrônica, que traz mais precisão no sistema de ignição e em outros componentes elétricos no carro, diminuindo ruídos e emissão de poluentes nos motores. No Brasil, os primeiros carros a saírem com injeção eletrônica datam da década de 1970.
Qual é a função da bobina?
Após entender o que é bobina de ignição, fica claro que ela é um componente fundamental do sistema de ignição de um veículo! Ela é responsável por gerar a alta voltagem, que produz uma faísca e acende a mistura ar-combustível no motor. E, sem essa combustão, o veículo não pode funcionar.
Qual é o sistema de injeção eletrônica?
O sistema de injeção eletrônica é responsável por enviar o combustível, de maneira controlada, ao motor do veículo. Esse equilíbrio é garantido por meio de um chip eletrônico que analisa o funcionamento do motor, ajustando a alimentação, com o objetivo de obter um melhor desempenho e eficiência.
Qual é a função da sonda lambda?
Instalada no cano de escapamento, a sonda lambda monitora a quantidade de oxigênio que está contida no gás expelido pelo coletor de escape e repassa essa informação para a unidade eletrônica de gerenciamento. “O sensor de oxigênio é um dos mais importantes componentes que garantem o bom funcionamento do veículo.
Qual é a função da bomba de gasolina?
Em resumo, a bomba de combustível é o agente que movimenta e pressuriza o combustível através do sistema para garantir que o motor possa funcionar corretamente. Normalmente, ela é acionada de maneira elétrica e controlada por um regulador de pressão para garantir a quantidade correta de combustível para o motor.
O que pode queimar o módulo de injeção?
Fusíveis queimados e fiação defeituosa são dois grandes problemas para o módulo de injeção. E isso é comum nos carros modernos. Inclusive, em muitos casos, pode ocorrer curto circuito por causa da ação humana. Uma pessoa, por exemplo, pode cortar sem querer um fio e assim prejudicar o módulo de injeção.
Como saber se a injeção eletrônica está com problema?
- Problemas de partida. Dificuldade em ligar o motor pode ser um sinal de problemas na injeção eletrônica. ...
- Marcha lenta instável. ...
- Perda de desempenho. ...
- Consumo de combustível elevado. ...
- Luz de advertência no painel. ...
- Marcha branca ou engasgos. ...
- Emissão de gases anormais.
É perigoso andar com a luz da injeção eletrônica acesa?
Posso continuar dirigindo com a luz de injeção acesa? Diferente da luz de temperatura, luz do óleo, ou mesmo luz da bateria, indicadores de problemas que devem ser resolvidos de imediato, a luz de injeção admite que o motorista dirija o carro até uma oficina sem riscos de danificar outras peças ou agravar o problema.
Quantos bicos injetores tem um motor?
Uma vez instalados oito injetores, ele permite que vários RPMs sejam testados independentemente dos injetores estarem realmente instalados em um motor. O resultado é a clara visualização do combustível pulverizado sendo lançado pelos bicos injetores sem o processo de combustão.
O que estraga a bobina de ignição?
Umidade excessiva: a fonte mais provável é uma fuga de óleo de uma junta da tampa da válvula, provocando a acumulação de óleo e danificando a bobina de ignição e a vela de ignição. A água, por exemplo, da condensação de ar condicionado, também pode penetrar no sistema.
Quem alimenta a bobina de ignição?
O positivo é alimentado pela central elétrica da bateria (BJB) pelo fusível F28 até o pino 2 das bobinas.
Qual é a função do distribuidor?
Atualmente, o distribuidor está assumindo não apenas o papel de fornecimento de produtos, mas também de suporte para o desenvolvimento dos varejistas, oferecendo apoio na gestão e operação de seus clientes.
Qual é a função do carburador?
O carburador nada mais é que um componente mecânico, responsável pela alimentação de um motor de combustão interno. Ou seja, através dele é feita a dosagem ideal da mistura de ar com o combustível, para que haja uma combustão e tenha um funcionamento básico mecânico do carro.
Qual o sistema que substitui o carburador?
O sistema de injeção eletrônica, que substituiu o carburador utilizado nos veículos mais antigos, tem a função de dosar a mistura ar/combustível, pulverizando-a através do coletor de admissão dentro da câmara de combustão, fazendo com que o veículo tenha um menor consumo de combustível e o mínimo de emissão de ...
O que é melhor carburador ou injeção eletrônica?
Quando comparada ao sistema de carburador, a injeção eletrônica é mais eficiente, porque controla com melhor precisão a mistura ar-combustível dentro do corpo de injeção, assim proporcionando uma queima mais precisa do combustível, e isso só é possível por ser controlada por sensores e bicos injetores altamente ...
Onde fica o sensor da injeção eletrônica?
O sensor é um gerador de pulsos instalado na base do distribuidor ou montado, junto com uma roda dentada, no eixo do virabrequim. Esta informação é utilizada para: Controle do avanço da ignição; especificamente, a parcela do avanço que depende da velocidade de rotação; Determinação do momento da injeção do combustível.
Qual é a função do sensor de fase?
Função do sensor de fase
O sensor tem como função principal informar ao Módulo de Controle Powertrain (PCM) qual a posição do eixo do comando de válvulas. Sendo assim, a partir dessa informação, o PCM vai analisar e comparar ao sinal do sensor de rotação.
O que é o sensor de detonação?
Localizado na parte externa do motor, o sensor de detonação, basicamente, funciona como um sensor de vibrações mecânicas. Ele tem a função de transformar as vibrações mecânicas do motor em relações elétricas capazes de serem interpretadas pela unidade de comando do veículo.
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