Quem é o expedidor em um CTe?

Perguntado por: Íris Marta Paiva  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (59 avaliações)

É o ator (pessoa), participante em um CT-e, responsável por entregar a carga ao transportador para efetuar o serviço de transporte, podendo ser essa entrega de transportador para transportador.

Quando informar expedidor no CTe?

O expedidor pode ser uma empresa de logística ou outra empresa de transporte que intermediará a operação. É obrigatório informar o expedidos no documento quando o Tipo de Serviço for: “3 – Redespacho Intermediário” ou “4 – Serviço Vinculado a Multimodal”.

O que seria o expedidor?

O que é órgão expedidor:

Órgão expedidor ou órgão emissor é o órgão público responsável por emitir documentos diversos aos cidadãos, como carteira de identidade (RG), certidão de nascimento, atestado de antecedentes criminais, carteira de motorista, passaporte, etc.

Onde fica o órgão expedidor do RG?

Órgão emissor da Carteira de Identidade (RG)

Para encontrar o órgão emissor na identidade, basta verificar as letras que constam na sigla junto ao Estado, como apresenta a imagem abaixo. Por exemplo, uma Carteira de Identidade emitida pela SSP de São Paulo será "SSP-SP", de Minas Gerais será "SSP-MG", etc.

O que é o órgão expedidor?

O termo órgão emissor ou expedidor diz respeito à instituição pública que realiza o registro e a emissão de algum documento - entram nisso a sua carteira de RG, a carteira de habilitação para dirigir, certidão de nascimento, passaporte, entre outros. Cada um desses documentos tem um órgão emissor diferente.

Atores do CTe: Quem São e Quais as Suas Funções?

15 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre remetente e expedidor no CTe?

É a pessoa, participante em um CT-e, responsável por promover a saída inicial da carga. Expedidor: É a pessoa, participante em um CT-e, responsável por entregar a carga ao transportador para efetuar o serviço de transporte, podendo ser essa entrega de transportador para transportador.

Quem deve escriturar o CTe o tomador ou o destinatário?

A legislação brasileira determina, entre outras obrigatoriedades, que o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) emitido pela transportadora seja escriturado pelo tomador de serviço de transporte, ou seja, o pagador do frete.

O que é o remetente no CTe?

É o ator (pessoa), participante em um CT-e, responsável por promover a saída inicial da carga. Poderá não ser informado quando o Tipo de Serviço for igual a "3 - Redespacho Intermediário" ou "4 - Serviço Vinculado a Multimodal".

Quem é o remetente E o destinatário de uma nota fiscal?

Nesta opção todo o custo e responsabilidade sobre o frete estão por conta do Destinatário da Mercadoria. Remetente: em casos de devolução de mercadoria, quem remete a mercadoria à empresa emissora da nota fiscal é denominando Remetente.

O que é destinatário remetente?

No protocolo de correios, o remetente é o indivíduo ou entidade que remete uma mensagem para um destinatário que o recebe.

O que vem primeiro destinatário ou remetente?

É hora de colocar o endereço de quem está enviando (remetente) e de quem irá receber o pacote (destinatário). Em caixas, um deve ficar na frente da caixa (veja foto acima) e o outro no verso.

Quando devo escriturar um CTe?

ICMS - Escrituração do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). I. O Contribuinte deve escriturar os documentos relativos às prestações de serviço de transporte na data de utilização dos serviços (art. 214 do RICMS/00).

O que é escriturar CTe?

Podemos conceituar o Conhecimento de Transporte Eletrônico como sendo um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma prestação de serviço de transporte de cargas realizada por qualquer modal (Rodoviário, Aéreo, Ferroviário, Aquaviário ...

Quem paga o frete e o tomador do serviço?

R - É o contribuinte que paga o Serviço de Transporte. Na modalidade CIF o Tomador é o remetente. Na modalidade FOB o Tomador é o destinatário.

Quem é o remetente da carga?

Remetente. No conhecimento de transporte, o remetente, na maior parte dos casos, é o emissor da nota fiscal, independentemente de onde a mercadoria tenha sido coletada. Ele encontra-se na origem do trajeto da carga e é o responsável por registrar a saída do pedido a ser transportado.

Como escriturar CTe anulado?

Depois de emitido o CT-e de anulação o transportador deve emitir um CT-e substituto, referenciando o CT-e emitido com erro e indicando a expressão "Este documento substitui o CT-e (número e data) em virtude de (especificar o motivo do erro)” . O prestador de serviços informará, na Escrituração Fiscal Digital (EFD):

Como lançar um CTe?

Acesse o movimento de notas em Lançamentos > Nota Fiscal > Nota Fiscal; Lance a nota com o modelo de Conhecimento de Transporte (modelos 07,08,57...) na aba Geral. Se a nota lançada for de entrada, habilitará a aba SPED onde deverão ser preenchidas as informações do frete.

O que é CTe de entrada?

O CTe é o documento fiscal que acompanha o transporte das mercadorias adquiridas. E como se trata de um documento fiscal é necessário seu cadastro dentro do sistema Eagle Gestão.

Como escriturar CTe complementar?

O CTe complementar de Valores, deve ser utilizado em casos em que o Valor do CTe emitido foi menor do que o valor correto.
...
O CTe complementar deverá ser emitido com os mesmos dados do anteriores nos seguintes campos:
  1. Tomador,
  2. Remetente,
  3. Destinatário,
  4. CFOP.
  5. NFe vinculada,
  6. Valor da mercadoria.
  7. Motorista.

Qual o prazo de validade do CTe?

Após ser emitido o CTe geralmente pode ser cancelado dentro do prazo de 7 dias, mas para isso o transporte não pode ter sido iniciado. Afinal, quando o CTe é cancelado ele não tem mais valor fiscal e o transporte não pode mais ser efetuado.

Quando emitir CTe ou Nota Fiscal de serviço?

O CTRC, ou CT-e, tem como objetivo registrar todas as prestações de serviço de transportes de cargas realizadas no país para fins fiscais. A Nota Fiscal de Serviço, seja ela eletrônica ou não, é emitida para que haja um maior controle das responsabilidades fiscais das empresas junto à prefeitura a qual está vinculada.

Qual o lado do remetente e destinatário no envelope?

Remetente é quem envia uma correspondência. As informações sobre o remetente (quem remete a carta) devem estar contidas no verso do envelope.

Qual lado do envelope colocar remetente e destinatário?

O envelope é feito de forma para que possa se colocar as informações referentes ao destinatário (na frente do envelope, lado sem aba) e ao remetente (atrás do envelope, lado com aba). Por isso a parte frontal é lisa, com as dobras do papel sempre para trás.

Como preencher destinatário e remetente Correios?

Nome do Destinatário; Tipo do Logradouro (Rua, Avenida, etc.) + Nome do Logradouro + Número do Lote (da casa ou prédio) + Complemento (se houver);
...
No verso (dados do remetente, quem envia)
  1. Nome do remetente;
  2. Endereço seguido de número e complemento + nome da cidade e sigla do Estado;
  3. CEP.

O que é remetente exemplo?

É aquele que manda uma carta(por exemplo). Ou que escreve para uma outra pessoa aquela que receberá seu envio. Exemplo de uso da palavra Remetente: "Mandei uma carta e não coloquei o remetente; Ops!

Artigo anterior
Qual a função de um Técnico em Agroindústria?
Artigo seguinte
Quais os dias da Quaresma que não se come carne?