Como funciona o reator da lâmpada fluorescente?

Perguntado por: Mara Ariana Marques Andrade Reis  |  Última atualização: 26. April 2024
Pontuação: 4.8/5 (36 avaliações)

O reator é uma espiral magnética que ajusta a corrente ao longo do tubo. Ele gera uma sobretensão de arco elétrico através do tubo quando o starter é acionado e mantém a corrente passando à taxa exata quando o tubo está brilhando. Na maioria dos dispositivos fluorescentes, o starter é um interruptor automático.

Como funciona o reator de lâmpada?

Esse gerador de energia causa uma transformação na tensão e é muito utilizado em lâmpadas fluorescentes e dispositivos. O reator adequa a tensão da rede elétrica à potência, funcionando como se fosse um filtro de corrente. Assim, a passagem da corrente alternada é dificultada, enquanto a corrente contínua é facilitada.

Qual é a função de um reator?

Também chamado de balastro, o reator é um limitador de corrente elétrica muito utilizado em lâmpadas fluorescentes e outros dispositivos elétricos. Trata-se de um aparelho indutor que adequa a tensão da rede elétrica à potência mais indicada para o melhor funcionamento dos equipamentos elétricos.

Como saber se o reator da lâmpada fluorescente está queimada?

Basta observar como a lâmpada está se comportando: se a luminosidade estiver mais baixa do que a normal, provavelmente ela não está recebendo a quantidade correta de corrente elétrica, sinal que o problema é no reator.

Como funciona o starter da lâmpada fluorescente?

Podemos dizer que um tubo fluorescente de arranque é simplesmente um interruptor térmico. Quando a ficha é pressionada e a corrente é deixada fluir, atinge o tubo através do lastro e do próprio arrancador. No interior do tubo, o circuito é fechado através dos filamentos.

O que ACONTECE se LIGAR uma LÂMPADA DE LED em REATOR de LÂMPADA FLUORESCENTE? 😵

32 questões relacionadas encontradas

Quando a lâmpada fluorescente não acende?

No caso de lâmpadas fluorescentes, certifique-se de que a lâmpada incandescente (tubo de luz) não esteja solta. Se uma lâmpada fluorescente de partida incandescente for instalada em uma luz sem um tubo fluorescente, a luz não funcionará. Caso não solucione, possívelmente será algum defeito na luminária.

Porque a lâmpada fluorescente fica piscando?

Dentre os principais motivos para que isso aconteça está a oscilação dos níveis de tensão (abaixo ou acima do normal) na rede de alimentação, que pode ser por curto intervalo de tempo. Uma instalação incorreta também interfere na qualidade da iluminação.

Como saber se o reator do Led queimou?

“O primeiro passo para o conserto é abrir a lâmpada cuidadosamente e identificar quais LEDs estão queimados. Um LED danificado pode apresentar uma cor escura, que indica que está queimado. Mas, se você não conseguir identificar pela coloração, pode fazer um teste utilizando uma bateria e dois fios condutores.

Qual a tensão de saída de um reator eletrônico?

Os reatores eletrônicos são usualmente alimentados com tensão da rede elétrica (127/220V, 50/60Hz) ou por tensão contínua para sistemas de emergência.

O que tem dentro de um reator?

Um reator conta com barras de combustível físsil, geralmente elas são compostas de cerca de 400 pastilhas pequenas de urânio-235 (ou o plutônio-239).

Qual a função do reator na lâmpada de LED?

Também conhecido como reator para lâmpada led, reator para fita de led ou ainda reator de lâmpada led, ele tem a função de “transformar” a energia fornecida pela rede elétrica, modificando a tensão de alternada para contínua e controlada, necessária ao funcionamento dos leds.

O que tem dentro do reator de lâmpada?

Originalmente, o reator era constituído por um transformador de corrente elétrica que convertia a tensão de entrada em uma tensão de saída necessária para o acionamento de lâmpadas. Hoje esses equipamentos são muito mais leves e simples, e possuem um circuito eletrônico capaz de fazer esta conversão.

Qual lâmpada precisa de reator?

Lâmpadas Fluorescentes

Toda lâmpada fluorescente precisa de um reator para funcionar, sendo possível encontrar modelos com reatores externos ou integrados. Possuem grande versatilidade em termos de aplicação, podendo ser utilizadas tanto em residências quanto em empresas.

Qual o tipo de lâmpada que não necessita de reator?

O LED ou light emitting diode é um componente eletrônico que gera luz com baixo consumo e por isso as lâmpadas LED necessitam de uma menor quantidade de potência para gerar o mesmo fluxo luminoso de uma lâmpada incandescente, e não utiliza reator.

Qual é a voltagem de uma lâmpada fluorescente?

As lâmpadas fluorescentes Kian têm tensão elétrica de 220W, durabilidade de até 8 mil horas e iluminação 360º.

Quantos vá tem uma lâmpada fluorescente?

Por exemplo, uma lâmpada LED de 4,9 watts (W) de potência equivale à mesma quantidade de luz de uma lâmpada fluorescente compacta de 10 watts e a de uma incandescente de 35 watts.

Quanto tempo dura um reator de LED?

Quanto tempo dura um driver de LED? Uma das grandes vantagens dos Drivers de LED é sua durabilidade. Em média, esses componentes podem durar de 25.000 a 100.000 horas, dependendo da qualidade do driver e do uso.

Quando a lâmpada de LED não acende?

Pode ser que haja vazamento de corrente em um dos fios que alimenta essa lâmpada porque ele está descascado em seu percurso dentro do conduíte. Esse é um problema mais difícil de diagnosticar, pois envolve testes específicos com instrumentos de medição apropriados tais quais um Multímetro ou um Alicate Amperímetro.

Porque as lâmpadas de LED queimam com frequência?

Porque é que uma lâmpada de LED se queima? Uma das principais causas da fundição das lâmpadas é que a tecnologia LED necessita de uma tensão constante, se em qualquer altura for provocado um pico de energia, isto faz com que a temperatura dos díodos na lâmpada suba e esta se funda ou falha num curto período de tempo.

Quando a luz fica oscilando o que pode ser?

Principais causas de oscilação de energia

Devido à resistência dos cabos de energia, quando a fonte geradora – no caso, o transformador – fica muito longe, faz com que a tensão caia repetidas vezes. Outro fator que explica essas oscilações de energia é que é impossível manter a mesma tensão em todas as instalações.

É normal lâmpada de LED fica meio acesa?

O problema vem quando esta instalação não é feita corretamente e o interruptor está agindo no neutro. Neste caso, podem aparecer pequenas oscilações de corrente que são suficientes para fazer nossas lâmpadas LED acenderem, mesmo que parcialmente.

Por que algumas lâmpadas continuam emitindo luz quando são apagadas?

Quando a instalação é feita interrompendo o neutro ao invés de interromper a fase no interruptor. Aí o fenômeno acontece porque essa fase fica ligada direto no bocal/receptáculo da lâmpada e acaba ocorrendo uma espécie de “fuga” de um resíduo de eletricidade.

Artigo anterior
Estou com a boca dormente o que pode ser?
Artigo seguinte
Como monetizar no TikTok?