Ate quantos dias eu posso entregar um atestado?

Perguntado por: Miriam Diana Teixeira  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.6/5 (20 avaliações)

Ouça em voz alta
Pausar
A legislação trabalhista não fixa prazo para a entrega de atestado médico pelo empregado. Entretanto, o prazo que vem sendo entendido como razoável é de 48 horas. O regulamento interno da empresa pode prever a entrega do atestado médico dentro de 48 horas a contar da primeira data do afastamento.

Quantas horas tenho para entregar o atestado?

Boas práticas na entrega do atestado médico

As leis trabalhistas não determinam um prazo específico para que o empregado entregue o mesmo. A maioria dos empregadores entendem como limite razoável um prazo de 48 horas contadas a partir do primeiro dia de afastamento da jornada de trabalho.

Quantos dias depois do atestado A empresa pode mandar embora?

Só assim você poderá voltar a trabalhar e receber seu salário. E ainda: após os primeiros 15 dias de afastamento, não deixe de requerer os auxílios-doença ou acidentário ao INSS, se a empresa ainda não o fez, uma vez que ela pagará somente estes primeiros 15 dias em que você se afastou e o INSS, todo o resto.

Qual o limite de atestado por mês?

➡ Não há limite de atestados médicos apresentados mensalmente ou anualmente (exceto nas hipóteses legais elencadas abaixo), porém o período máximo custeado pela empresa é de até 15 dias, sendo que a partir do 16° dia o pagamento será realizado pela Previdência Social diretamente ao empregado.

Como fica os atestados na nova lei trabalhista?

Nova Lei Dispensa Empregado de Apresentar Atestado Médico Por 7 Dias. Durante período de emergência em saúde pública decorrente da Covid-19, a imposição de isolamento dispensará o empregado da comprovação de doença por 7 (sete) dias.

Existe prazo para entrega de Atestado Médico? | Alfredo Figueiredo #Explica

38 questões relacionadas encontradas

Como funciona a questão de atestado no trabalho?

A lei não estabelece um limite de atestados que o funcionário pode apresentar por mês, mas sim um limite de dias de afastamento. Isso porque, se o trabalhador precisar se afastar por mais de 15 dias devido à uma doença, a empresa deve encaminhar o mesmo ao médico do trabalho, conforme determina a Previdência Social.

Qual a nova lei para atestado médico?

Nova lei dispensa atestado médico de trabalhador com suspeita de Covid-19 por sete dias. ... § 4º Durante período de emergência em saúde pública decorrente da Covid-19, a imposição de isolamento dispensará o empregado da comprovação de doença por 7 (sete) dias.

Quantos atestados médicos da justa causa?

“Não existe um limite de atestados médicos que pode ser entregue por um funcionário. Mas, se a empresa entender que está tendo abuso durante um certo período, pode criar um regulamento interno que preveja que deverão ser validados pelo médico da empresa”, afirma.

Quantos atestados posso dar com o mesmo Cid?

A empresa não pode somar os atestados de CID diferentes. Assim, para que possa afastar o empregado para a Previdência Social, o empregador pode somar os atestados médicos ainda que intercalados, desde que apresentados dentro do prazo de 60 dias e sejam da mesma doença.

O que diz a CLT em relação a atestados médicos?

Segundo a CLT, atestado médico é um documento que comprova a necessidade do trabalhador de se ausentar do trabalho, seja por motivo de doença, acidente ou ida ao médico. Com esse documento, a falta é abonada e o salário não deve ser descontado da folha de pagamento do funcionário.

Qual o período que o funcionário não pode ser demitido?

Segundo ele, a estabilidade de um ano no emprego é prevista para quem ficou afastado por mais de 15 dias por acidente de trabalho ou por doença adquirida no emprego.

Pode mandar embora funcionário com Covid?

Segundo regras estabelecidas pelo Governo Federal, os empregados que tiveram a jornada de trabalho e o salário reduzidos ou o contrato de trabalho suspenso, e receberam do Estado o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, não poderão ser dispensados sem justa causa, durante o período de duração da ...

Pode ser descontado atestado médico na rescisão?

Atestado médico para exames médicos e de laboratório descontam na rescisão? ... Caso o empregado se ausente ou tenha que ir ao médico para investigar uma doença, contudo, a situação é equiparada a ausência por motivo de doença, e não pode ser descontada da rescisão.

Como funciona o atestado de 72 horas?

Segundo a Turma, o prazo de 72 horas deve começar a ser contado após o fim de período da licença. ... Ao pagar o salário, a Contax desconsiderou o atestado médico, alegando que a entrega ultrapassou as 72 horas previstas em norma coletiva.

Quantos dias de atestado a empresa paga 2020?

A responsabilidade da empresa por atestados médicos prevista na legislação é pelo período de 15 primeiros dias, o questionamento que se faz diariamente é quando estes atestados ultrapassam esses 15 dias, mas ocorrem de forma alternada.

Pode entregar xerox de atestado?

Ela pode apresentar o xerox e o original. Tu verifica e devolve o original dela. Isso pode ser feito.

O que é considerado Mesmo Cid?

Importante salientar que a Lei não menciona que os atestados necessitam ter o mesmo CID (Classificação Internacional de Doença), mas sim, que sejam decorrentes da mesma doença. Dessa forma, nem sempre os atestados decorrentes da mesma doença terão o mesmo CID.

Quantos atestados gera afastamento?

(Redação Dada pela Lei nº 9.876, de 26.11.99).” Portanto, a regra que está valendo neste momento, é que a empresa pagará o salário do empregado nos primeiros 15 dias de atestados e a partir do 16ª ficará a cargo do INSS o pagamento, de acordo com o Art. 60 e parágrafo 3º do mesmo artigo da Lei 8213/91.

Quando um atestado Sobrepoe o outro?

Resposta: A legislação não prevê a questão do empregado possuir dois atestados para o mesmo período.

Quantos dias de atestado para Covid?

Atestados para Covid-19

O atestado deve fornecer 14 dias de afastamento a partir da data de início dos sintomas do contato. Nesses casos, é recomendado colocar o CID-10 Z20.

O que fazer quando o funcionário traz muito atestado?

Outro ponto de atenção se refere ao tempo de afastamento, sendo os 15 primeiros dias consecutivos pagos pela empresa. A partir do 16º dia, o empregador pode solicitar o afastamento do colaborador ou dos colaboradores pelo INSS, ficando a cargo da Previdência o pagamento do salário deste.

Quantas advertências para demissão por justa causa?

A legislação trabalhista não prevê um número exato de advertências ou de suspensões que você pode tomar para ser demitido por justa causa. Ou seja, a justa causa independe de advertência e suspensão prévia, você pode ser demitido após ter levado duas advertências ou nenhuma.

O que dá 7 dias de atestado?

Outra novidade da legislação é que a imposição de isolamento dispensa o empregado da comprovação de doença, por meio de atestado médico, por sete dias. ... Todos eles acompanhados ou não de febre, desde que seja confirmado por atestado médico.

Qual atestado pode ser recusado pela empresa?

O atestado válido só pode ser recusado se contrariado por junta médica. Caso a empresa suspeite de fraude, poderá solicitar esclarecimentos às autoridades médicas, que deverão prestá-las, pois a prática de atestado falso é crime e pode implicar em demissão por justa causa.

O que pode ser descontado com atestado médico?

O atestado médico garante que o trabalhador não tenha desconto no salário pelos dias de trabalho que faltar por razão de doença ou acidente. Sendo assim, o documento justifica o motivo das faltas.

Artigo anterior
O que significa avaria em portugal?
Artigo seguinte
No brasil o monoculturalismo é a mistura de culturas?