Como funciona o processo de seleção da USP?

Perguntado por: Gabriel Francisco Amorim Cunha  |  Última atualização: 10. Juli 2024
Pontuação: 5/5 (23 avaliações)

O vestibular da USP é a forma mais tradicional de ingressar na universidade. Ele é promovido pela Fuvest, uma instituição autônoma fundada em 1976. O exame é dividido em dois momentos, com uma prova de múltipla escolha na primeira fase. Para os aprovados, a segunda parte é composta de dois dias de provas dissertativas.

Como funciona a seleção da USP?

O Enem-USP é uma seleção realizada pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) que seleciona estudantes por meio das notas do Enem para vagas em graduações da USP. A participação no Enem-USP é feita totalmente pela internet. São aceitas as notas do Enem da edição mais recente.

Como ser aceito na USP?

Graduação na USP

A seleção é feita por meio do vestibular da Fuvest ou pelo Enem USP. Para quem já cursa o ensino superior, também é possível solicitar transferência.

Como funciona o processo seletivo da Fuvest?

19/11: Primeira fase Fuvest 2024 (prova objetiva) – 90 questões; 17/12: Segunda fase Fuvest 2024 – 10 questões dissertativas de Língua Portuguesa e 1 Redação; 18/12: Segunda fase Fuvest 2024 – 12 questões dissertativas sobre duas, três ou quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida.

Como funciona a lista de espera da USP?

A Lista de Espera destina-se ao preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas após as 2 chamadas regulares. O candidato classificado e não matriculado poderá manifestar interesse em participar da Lista de Espera na área do candidato do site da FUVEST.

como eu passei na USP | Geovanna Pedroso

25 questões relacionadas encontradas

Qual a taxa de aprovação da USP?

Na USP, a disputa também é acirrada: serão 137.581 candidatos disputando 8.402 vagas, o equivalente uma taxa de aceitação de 6,1%.

Qual é a nota de corte para medicina na USP?

O curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto (SP) e em São Paulo teve a maior nota de corte do vestibular 2024, segundo informações divulgadas pela Fuvest nesta quarta-feira (29). Para ir à segunda fase o candidato precisa ter alcançado 79 pontos.

Quantas chamadas tem a Fuvest?

São duas listas de chamada para convocação de matrícula, além das listas de espera.

Como saber se estou na lista de espera da Fuvest?

Quando sai o resultado da lista de espera da Fuvest 2024? O resultado da primeira chamada da lista de espera da Fuvest 2024 será divulgado no dia 4 de março, na segunda-feira. Já o período de pré-matrícula virtual vai das 8 horas do dia 5 de março até às 12 horas do dia 6 de março.

É muito difícil entrar na USP?

O vestibular da Universidade de São Paulo (USP) ainda é um dos mais concorridos do Brasil.

Qual é o curso mais fácil de entrar na USP?

Segundo o Ministério da Educação, os cursos menos concorridos do SiSU em 2021 foram: Administração Hospitalar. Agronegócio.

Como conseguir uma vaga na USP?

Além da Fuvest, a USP terá mais duas formas de ingresso para os novos estudantes: o Enem USP e o Provão Paulista. Em todos os processos de seleção, a USP reservará 50% das vagas de cada curso de graduação e turno para candidatos egressos de escolas públicas (EP).

O que é mais difícil Enem ou Fuvest?

O método da Fuvest acaba por ser mais direto, sem tantos textos de apoio em cada questão. Ou seja, a prova é menos longa que o Enem, mas pode ser mais difícil de ser resolvida. A prova acontece em duas fases. A primeira acontece no dia 04 de dezembro e a segunda nos dias 08 e 09 de janeiro de 2023.

Qual o valor da mensalidade da USP?

Sobre a USP

As universidades públicas não cobram mensalidades. A Universidade de São Paulo (USP) é uma instituição pública estadual vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

Quantas vagas a USP abre por ano?

O número total de vagas oferecidas pela USP – 11.147 – não terá alteração em relação ao ano passado. A USP reservará 50% das vagas de cada curso de graduação e turno para candidatos egressos de escolas públicas (EP), considerando os três processos de seleção: vestibular da Fuvest, o Enem USP e o Provão Paulista.

Quem passa na Fuvest estuda onde?

A Fuvest organiza o vestibular para ingresso à USP. Considerado o maior processo seletivo do Brasil, o vestibular da Fuvest seleciona candidatos para estudar na Universidade de São Paulo (USP).

É possível entrar na USP com a nota do Enem?

Para ingresso em 2024, além das 1.500 vagas pelo sistema Enem USP, a USP oferece 8.147 vagas pelo vestibular da Fuvest e 1.500 vagas pelo Provão Paulista (forma de avaliação seriada que será aplicada pela Secretaria Estadual da Educação), totalizando 11.147 vagas para novos alunos.

Quando sai a lista de espera da USP 2024?

USP divulga aprovados na 2ª chamada da lista de espera do Enem-USP 2024. A USP divulgou hoje, dia 11 de março, os aprovados em 2ª chamada da lista de espera do processo seletivo Enem-USP 2024. Os alunos aprovados na 2ª chamada da lista de espera devem realizar a pré-matrícula virtual entre os dias 12 e 13 de março.

Qual a nota de corte mais baixa da USP?

Já a menor nota de corte é 728,93 do curso de Ciências Exatas, de São Carlos.

Qual é a menor nota de corte da USP?

Menores notas de corte do Enem-USP 2024
  • 742,37 - Têxtil e Moda (USP Leste)
  • 748,00 - Gestão Ambiental (USP Leste - matutino)
  • 748,25 - Pedagogia (Ribeirão Preto)
  • 748,40 - Gestão Ambiental (Piracicaba)
  • 752,57 - Lazer e Turismo (USP Leste - vespertino)
  • 756,53 - Letras (São Paulo - noturno)

Qual o curso com menor nota de corte na USP?

A faculdade USP apresenta nota de corte média de 773.33 pontos para ingresso pelo Sisu 2023, considerando a menor nota de corte de 704.18 pontos no curso de Gestão ambiental, e a maior nota de corte de 849.37 no curso de Medicina.

Qual é a melhor faculdade de Medicina do Brasil?

As 5 melhores faculdades de medicina do Brasil incluem:
  • Universidade de São Paulo (USP-SP) na posição 88.
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na posição 251 a 300.
  • Universidade Federal do RS (UFRGS) na posição 301 a 400.
  • Universidade Federal de SP (UNIFESP) na posição 301 a 400.

Como entrar na USP sem fazer vestibular?

Talvez as formas de ingresso na USP que você conheça sejam o tradicional vestibular da Fuvest e, mais recentemente, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com as notas do Enem. No entanto, desde 2019, a Universidade trouxe mais uma forma de entrada: a participação em olimpíadas acadêmicas.

Quantas questões tem que acertar para entrar na USP?

Os candidatos que obtiverem menos de 30% do valor da prova da 1ª fase serão eliminados do Concurso Vestibular Fuvest 2021 e não poderão participar da 2ª fase. Para 90 questões, 30% correspondem a 27 acertos. A nota mínima para que o candidato possa realizar a 2ª fase do Concurso Vestibular Fuvest varia ano a ano.

Artigo anterior
Quais criptomoedas brasileiras?
Artigo seguinte
Quantos kg nasceu o filho do Alok?