Como funciona o pH da boca?

Perguntado por: Álvaro Vaz Campos  |  Última atualização: 30. Juni 2024
Pontuação: 4.7/5 (19 avaliações)

O pH é medido em uma escala de 0 a 14, com 7 sendo neutral, abaixo de 7 é ácido e acima de 7 é alcalino. O pH normal da boca varia entre 6,2 a 7,4, e uma variação significativa pode levar a problemas de saúde bucal, como cárie dentária, infecções, ferida na boca e outros problemas.

Como a saliva controla o pH?

A fermentação do bolo alimentar produz ácidos, por exemplo, as bactérias existentes em nossa saliva fermentam os carboidratos dos alimentos produzindo ácido lático, essa reação leva a uma diminuição do pH da boca, ele fica abaixo de 4,5 (ácido).

Como é o pH da boca?

A saliva saudável se mantém entre 6,8 e 7,2. É importante saber que esses níveis variam ao longo do dia em função da hidratação do organismo e também dos alimentos que ingerimos. Além disso, a higienização bucal também interfere nesse fator, sendo que quando os dentes estão sujos existe maior propensão para a acidez.

Como restabelecer o pH da boca?

As dicas para tratar a saliva ácida
  1. Aumentar a ingestão de água;
  2. Escovar os dentes após as refeições;
  3. Usar fio dental;
  4. Evitar alimentos ácidos e pobres em nutrientes, como refrigerantes;
  5. Mascar chiclete sem açúcar.

Quais fatores podem influenciar o pH bucal?

Confira a seguir alguns dos motivos.
  • Alimentos e bebidas ácidas. Por causa do pH ácido, ingerir comidas e líquidos desse tipo vai impactar muito a alcalinidade da boca, gerando mais acidez nela. ...
  • Escovação imediata. ...
  • Bulimia. ...
  • Aftas. ...
  • Cáries. ...
  • Desmineralização. ...
  • Erosão dentária. ...
  • Sensibilidade.

O papel do pH na saliva do paciente!

43 questões relacionadas encontradas

O que equilibra o pH da boca?

Reequilibrar o pH da boca para melhorar o fluxo e a qualidade da saliva depende sobretudo de se aumentar a ingestão de água (a indicação é uma média de 30 ml por quilo) várias vezes ao dia e manter uma higienização bucal adequada (com escovação e uso de fio dental) após cada refeição.

O que deixa o pH da boca ácido?

Quando ingerimos doces ou alimentos ácidos, como bebidas alcoólicas, refrigerantes, molhos de tomate, vinhos e sucos de frutas, o PH de nossa boca fica naturalmente mais ácido. As bactérias existentes em nossa saliva fermentam os carboidratos ou açúcares que ingerimos, e produz o ácido lático.

Como testar o pH da boca?

Para testar a acidez e a basicidade de sua saliva ou urina, mergulhe a ponta de uma tira de teste de pH nela por apenas três segundos e depois retire-a.

Qual alimento pode alterar o pH da boca?

Alimentos ácidos

Abacaxi, limão e até mesmo refrigerante irão afetar o pH bucal. Isso acontecerá porque essa saliva não consegue ter o intervalo necessário para retornar ao seu estado neutro.

Qual o pH da boca ao acordar?

As bactérias existentes em nossa saliva fermentam os carboidratos que ingerimos, e produz o ácido lático. Sendo assim, o pH da boca fica abaixo de 4,5 (ácido).

Como deixar a boca alcalina?

Diminuir a ingestão de alimentos muito ácidos, como frutas cítricas e refrigerantes, também ajuda a reduzir a acidez do organismo de modo geral. Isso influencia o pH da saliva e sua composição, deixando-a mais alcalina.

O que controla pH?

Um controle de pH consiste em um eletrodo para medir o pH da água, produtos químicos para corrigir o pH por meio de bombas dosadoras e um instrumento controlador, que calcula a taxa de injeção necessária e ativa o sistema de dosagem, em função dos parâmetros programados.

O que comer para equilibrar o pH?

Os principais alimentos alcalinizantes são:
  1. Frutas. Todas as frutas frescas, como abacate, laranja, uva, melancia, melão e maçã, são alimentos ricos em fibras e antioxidantes, além de ajudar a corrigir o pH do organismo. ...
  2. Vegetais. ...
  3. Gorduras vegetais. ...
  4. Ervas e especiarias.

Como fazer teste de pH em casa?

Pegue algumas folhas de repolho roxo (30 g) e corte em fatias bem pequenas, coloque para cozinhar com uma quantidade de água igual ao de folhas picadas (aproximadamente 150 ml). Deixe ferver por 15 minutos e espere esfriar. Agora, use uma peneira e tente extrair toda água que ainda restou em um recipiente limpo.

Como saber se meu pH está bom?

O pH normal do sangue é entre 7,35 e 7,45, que é considerado um pH ligeiramente alcalino. Qualquer alteração nesses valores é uma situação muito grave, que coloca a saúde em risco, havendo até risco de morte.

O que fazer quando a boca está muito ácida?

Beber água: a água ajuda a diluir os alimentos e a limpar a boca, o que pode ajudar a manter o pH da saliva equilibrado. É importante beber água com frequência durante o dia.

Qual é o pH da saliva humana?

As substâncias denominadas como ácidas vão dos valores entre 0 e 7, já as básicas (alcalinas) são de 7 à 14. No caso de uma saliva saudável, deve apresentar um pH entre 6,8 e 7,2.

O que o pH baixo pode causar?

Se o pH do sangue arterial atingir valores menores que 7,4, desencadeia-se um quadro de acidose. Alguns sintomas são: falta de ar, diminuição ou supressão da respiração e desorientação, o que pode levar a pessoa ao coma. Se o pH ficar abaixo de 6,8, há risco de morte.

Qual é a fruta mais alcalina?

Manga, essa fruta também possui efeito alcalino e além desse benefício contém fibras e vitaminas importantes ao sistema imune.

O que acontece quando o pH está alto?

Quando o pH está abaixo de 7,0 (ácido), a água se torna irritante aos olhos e mucosas, além de provocar o aumento da corrosão nas tubulações e equipamentos. Já o pH acima de 7,8 pode interferir no processo de desinfecção dos derivados clorados, tornar a água turva e iniciar o processo de incrustações.

Como saber se o pH é alto ou baixo?

Quanto maior concentração de íons H+, menor o pH de uma substância. Se a concentração de H+ é maior do que OH-, o material é ácido, ou seja, o valor de pH é inferior a 7. Se a concentração de OH- é maior do que H+, o material é básico, com um valor de pH maior do que 7.

Como saber se o seu corpo está ácido?

As pessoas com acidose metabólica frequentemente têm náuseas, vômitos e fadiga, e podem respirar mais rápido e mais profundamente que o normal. As pessoas com acidose respiratória frequentemente têm dor de cabeça e confusão, e a respiração pode parecer superficial, lenta ou ambas.

Qual fruta elimina mau hálito?

Maçã, pepino e cenoura

Crus e com casca, esses três alimentos realizam uma espécie de raspagem dos dentes, que complementa a ação de limpeza do fio dental. Ao fazer isso, eles impedem o acúmulo de bactérias e ajudam a evitar os odores indesejados.

Qual alimento tira mau hálito?

Gengibre: o gengibre é um alimento recomendado para facilitar a digestão, processo que, quando bem realizado, evita ao mau hálito. A hortelã, também digestiva, tem os mesmos benefícios.

Qual o tipo de doença que deixa a boca amarga?

Sinusites, rinites e outras infecções do sistema respiratório superior podem deixar o paladar amargo. Isso se deve graças à ação das bactérias presentes nas secreções expelidas durante o processo infeccioso dessas doenças.

Artigo anterior
Para que serve a brita 4?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura o efeito do azitromicina no corpo?