Como funciona o método de Franklin?

Perguntado por: Raquel Jéssica Oliveira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (51 avaliações)

O método de proteção por para-raios tipo Franklin consiste na utilização de um ou mais mastros com captores, de modo que todo volume da edificação a ser protegido fique dentro de uma zona espacial de proteção do sistema, no interior do cone de proteção criado pelo para-raio.

O que é captor Franklin?

O para-raios é um elemento metálico situado a determinada altura e eletricamente ligado à terra, de forma que as descargas ocorram pelo caminho mais fácil, protegendo as suas imediações. A palavra captor é frequentemente usada como sinônimo de para-raios.

Qual o melhor sistema de Pára-raio?

– Os Para-raios de Franklin é o mais utilizado por ter eficácia de 90%. O modelo é composto por uma haste metálica, onde se situam os captadores e um cabo de condução, sendo que este vai até o solo e a energia da descarga elétrica é dissipada por meio do aterramento.

Qual método é mais eficiente Franklin ou Faraday?

I - O método Franklin é mais eficiente que o método de Faraday. II - O sistema de captores de um SPDA tem a função de transmitir a corrente oriunda das descargas atmosféricas ao longo da estrutura protegida até o ponto de aterramento.

Como montar um Para-raio na zona rural?

O para-raios deve ser instalado no ponto mais alto da propriedade e deve ser ligado à terra para que a corrente do raio seja levada para o chão e dissipada. É possível aproveitar postes de luz existentes no confinamento.

Relax and tone your Shoulders, Neck and Spine - Franklin Method®

18 questões relacionadas encontradas

Quanto custa um Para-raio rural?

Fora a mão de obra, o preço pela instalação do para-raio irá depender do tamanho da cobertura e o modelo utilizado. Em média, cobra-se cerca de R$ 7,50/m².

Como montar um Para-raio na fazenda?

O para-raios deve ser instalado no ponto mais alto da propriedade e deve ser ligado à terra para que a corrente do raio seja levada para o chão e dissipada. É possível aproveitar postes de luz existentes no confinamento.

O que é é um SPDA tipo Franklin gaiola de Faraday é estrutural?

Tema de extrema importância, os Sistemas de Proteção de Descargas Atmosféricas (SPDA) são formados pelas gaiolas de Faraday ou pelos para-raios de Franklin, com o objetivo de propiciar a condução das descargas atmosféricas até a terra.

Como escolher o tipo de SPDA?

O tamanho da esfera deve ser proporcional ao nível de proteção desejado. É muito comum que o projeto de SPDA se baseie na combinação desses três tipos de sistemas de proteção contra Descargas Atmosféricas. A combinação é prevista pela norma NBR 5419, que regula a instalação de SPDAs no Brasil.

Qual o principal Sistemas com hastes mais comum em edifícios?

O sistema de proteção por Para-raios de Franklin é o mais conhecido e ainda é o mais comum, ele protege a estrutura em um formato de cone, por meio de uma haste metálica com captores, e fios condutores isolados para conduzir os raios até o solo. É uma espécie de aterramento, ideal para pequenos edifícios.

Qual a área de proteção de um Para-raio?

Um para-raios comum ponta Franklin – quando posicionado a uma altura de 5 metros acima do ponto mais alto de um prédio – gera um raio de proteção de 8,3 metros. E este engloba apenas a edificação. Já o para-raios ionizante Indelec modelo Prevectron na mesma situação pode proteger um raio de 79 metros ao seu redor.

Qual a melhor forma de se proteger dos raios?

PREVENÇÃO - RAIOS
  1. Durante as tempestades fique em casa.
  2. Saia somente se for absolutamente necessário.
  3. Não retire nem coloque roupa em estendedores (varais) de arame durante a tempestade.
  4. Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linha telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas.

Qual a diferença entre SPDA e aterramento?

O sistema de aterramento e SPDA são dois sistemas distintos, mas um cabe ao outro. O SPDA é dividido em três etapas: a primeira é a captação das descargas elétricas pela antena, esta por sua vez direciona as descargas para os fios condutores que os destinam ao aterramento.

O que é um Para-raios?

Os pára-raios são hastes metálicas que ficam conectadas a terra através de cabos condutores. Essas hastes são colocadas nos mais variados tipos de edifícios, criando um caminho para a passagem da descarga elétrica, ou seja, para a passagem do raio.

Quando é necessário instalar Para-raios?

O Corpo de Bombeiros exige então a instalação de para-raio em edificações com definições como:
  • Que contenha materiais inflamáveis;
  • Prédios com mais de 30 metros de altura;
  • Estruturas isoladas com mais de 25 metros de altura,
  • Entre outros requisitos.

Como funciona o Para-raio radioativo?

O para-raio radioativo dispõe de captadores em formato de discos sobrepostos, e por isso se destaca dos para-raios comuns, que possuem captadores em forma de hastes pontiagudas; sua fabricação se dá por intermédio do radioisótopos Américo-241.

Quais são os tipos de SPDA?

Tipos de SPDA
  • SPDA moderno com Para-Raios Ionizante. ...
  • SPDA pelo método de Gaiola de Faraday. ...
  • SPDA pelo método da Ponta Franklin. ...
  • SPDA pelo método das Esferas Rolantes.

Como escolher o nível de proteção do SPDA?

Deve ser sempre checada ao se mudar algum parâmetro. Em relação ao Nível de Proteção (NP), o DPS deve sempre ser calculado considerando o NP do SPDA, podendo ser igual ou melhor (de preferência) ao NP do SPDA, devido à corrente da descarga atmosférica que se espera para a estrutura em questão.

Como dimensionar sistema de SPDA?

O dimensionamento da área protegida pelo Método de Franklin é baseado em um cone imaginário, cuja aresta tem origem no topo da haste vertical (captor Franklin) considerada. Figura 1: Representação para um sistema SPDA do tipo Franklin: Fonte: SABER ELÉTRICA, 2017.

O que é SPDA estrutural?

Um sistema de para-raios pode oferecer, além de segurança, um ganho estético para a fachada das edificações, com redução de custos, se instalado ANTES do início das concretagens. Trata-se do SPDA Estrutural, uma solução tecnológica aperfeiçoada pela Termotécnica Para-raios.

O que é a gaiola de Faraday?

Gaiola de Faraday é o nome dado a um invólucro que é feito de material condutor e usado para blindar o seu interior de interferências eletromagnéticas externas.

O que é a gaiola de Faraday como ela funciona?

Uma superfície condutora isola um espaço impedindo descargas elétricas. Isso acontece porque um condutor carregado espalha cargas por todo o campo elétrico. Mas, em decorrência do efeito da repulsão das cargas, elas se distanciam entre elas e se alocam nos arredores desse campo elétrico.

Onde instalar o Para-raio?

O para-raios para poder cumprir a sua função, deve ser instalado sempre acima da parte mais elevada do edifício ou estrutura a proteger, deste modo captará a descarga elétrica do raio e permitirá um caminho seguro da corrente até à terra.

Quem faz instalação de Pára-raio?

Conhecidos popularmente no mercado como SPDA, os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, ou para-raios, são uma exigência do corpo de bombeiros, precisam ter a NBR-5419 da ABNT como norma regulamentada, e podem ser instalados em diversos estabelecimentos, como residências e indústrias em geral.

Artigo anterior
Qual o tamanho da mala para despachar?
Artigo seguinte
Quem é o dublador do Gaara?