Como funciona o mecanismo de ação da insulina?

Perguntado por: Mia Morais Pires  |  Última atualização: 28. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (22 avaliações)

Mecanismo de ação: o efeito da insulina sobre a diminuição da glicose sangüínea deve-se à absorção facilitada de glicose, após a ligação da insulina aos receptores nos músculos e nas células gordurosas e da simultânea inibição da produção de glicose pelo fígado.

Qual a função da insulina e descreva seu mecanismo de ação a nível celular?

A insulina é um hormônio secretado pelas células β das ilhotas de Langerhans do pâncreas. A função primordial da insulina é transportar glicose para dentro das células, a qual será usada para produção de energia. Com isso, também a insulina é fundamental para o controle do nível da glicemia sanguínea.

Qual o principal mecanismo de resistência à ação da insulina?

A resistência à insulina envolve um aumento da secreção pancreática do hormônio, induzindo um estado hiperinsulinêmico, destinado a evitar o aumento da glicemia. O resultado é uma temporária tolerância normal à glicose.

Quais mecanismos colaboram para o desenvolvimento da resistência à insulina?

Os mecanismos responsáveis pelas síndromes de resistência à insulina resultam de características herdadas ou adquiridas. Nestas estão incluídos defeitos genéticos ou em células nas quais age a insulina, anticorpos contra insulina, e elevada degradação deste hormônio.

O que leva à resistência à insulina?

Quando uma pessoa se torna resistente à insulina, seu organismo tende a aumentar as taxas de açúcar (glicose) no sangue, podendo assim resultar em um estado de pré-diabetes ou mesmo em diabetes.

Mecanismo de Ação da Insulina

27 questões relacionadas encontradas

Qual é a função da insulina?

Você pode pensar nela como uma chave que destranca as portas das células, abrindo-as para absorver a glicose que será usada para dar energia ao seu corpo. A principal função da insulina é controlar a quantidade de glicose no sangue após a alimentação1. Ela informa as células de que a glicose deve ser absorvida.

Quais são as ações da insulina?

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, e tem como função metabolizar a glicose (açúcar no sangue) para produção de energia. Ela atua como uma "chave", abrindo as "fechaduras" das células do corpo, para que a glicose entre e seja usada para gerar energia.

Quais são as ações celulares e moleculares da insulina?

A ação da insulina na célula inicia-se pela sua ligação ao receptor de membrana plasmática, ligação que ocorre com alta especificidade e afinidade, provocando mudanças conformacionais que desencadeiam reações modificadoras do metabolismo da célula-alvo, constituindo assim uma resposta celular.

Quais as ações celulares da insulina?

A insulina regula a homeostase de glicose em vários níveis, reduzindo a produção hepática de glicose (via diminuição da gliconeogênese e glicogenólise) e aumentando a captação periférica de glicose, principalmente nos tecidos muscular e adiposo.

Que tipo de molécula é a insulina?

A molécula da insulina (C254H337N65O75S6) é formada por 2 cadeias polipeptídicas, sendo compostas por cadeias de 21 e 30 aminoácidos ligadas por pontes dissulfeto, cujo peso molecular é de 5.808.

Qual é a célula que a insulina age?

A insulina é necessária para quase todas as células do corpo, mas seus principais alvos são as células do fígado, células adiposas e células musculares.

São efeitos da insulina?

O principal efeito colateral de qualquer tipo de insulina é a hipoglicemia, que é a redução exagerada da glicose. Esta alteração provoca sintomas como tremores, tonturas, fraqueza, transpiração e nervosismo, e é muito perigosa, pois, se não for corrigida rapidamente, pode causar desmaio e até coma.

O que a insulina faz no fígado?

A insulina atua na síntese de glicogênio no fígado e nos músculos, reduzindo a quantidade de glicose no sangue. Esse hormônio age também no crescimento e diferenciação celular.

Quais os tipos de insulina e para que serve?

Para que serve a insulina

O pâncreas produz insulina de 2 tipos: Basal: é a secreção de forma contínua da insulina, para manter um mínimo constante ao longo do dia; Bolus: é quando o pâncreas libera grandes quantidades de uma vez, após cada alimentação, impedindo assim, que o açúcar dos alimentos se acumule no sangue.

Quem produz a insulina?

O açúcar entra nas células pela ação da insulina, hormônio que é produzido pelo pâncreas, sempre que o açúcar proveniente da alimentação entra na corrente sanguínea.

O que acontece com a falta de insulina no organismo?

A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, conseqüentemente, diabetes.

Qual é a função da insulina e do glucagon?

A ação do glucagon é estimular a produção de glicose pelo fígado, e a da insulina é bloquear essa produção, além de aumentar a captação da glicose pelos tecidos periféricos insulino-sensíveis. Com isso, eles promovem o ajuste, minuto a minuto, da homeostasia da glicose.

Qual a relação do fígado com a glicose?

O fígado desempenha um papel fundamental na regulação dos níveis de glicose plasmática, através de mecanismos como a gliconeogênese e a glicogenólise.

Quem tem diabetes tem problema no fígado?

A diabetes associa-se a mais complicações no fígado e maior resistência aos tratamentos; e quando associada a cirrose hepática alcoólica e infeção por vírus da hepatite B e C aumentam até 10 vezes o risco de hepatocarcinoma.

Como o fígado controla a glicose?

Quando nós ingerimos uma alta quantidade de glicose, o nosso organismo utiliza o que necessita e o excesso é enviado para o fígado, que transforma a glicose em glicogênio e ela fica armazenada em nosso fígado, aumentando a concentração de glicogênio.

São efeitos da insulina exceto?

São efeitos da insulina, EXCETO: Diminuição da concentração sanguínea de glicose.

Quem toma insulina engorda?

VERDADE. O uso de insulina pode trazer ganho de peso, ou ajuda o indivíduo a recuperar o peso perdido com a descompensação do diabetes, já que é um hormônio que transporta o excesso de glicose do sangue para dentro das células e também é responsável pelo armazenamento de gordura.

Por que a insulina engorda?

Responsável por controlar o nível de glicose (açúcar) no sangue, a insulina tem fama de ser uma grande vilã do ganho de peso. Isso porque o hormônio incentiva o estoque de gordura corporal, especialmente na região abdominal.

Qual a função das células alfa e beta?

Dentro dessas ilhotas, encontram-se quatro tipos de células: as células beta, responsáveis pela produção de insulina; as células alfa, produtoras de glucagon; as células delta, que liberam somatostatina; as células PP, que produzem peptídios pancreáticos.

O que são células alfa e beta?

As células beta do pâncreas produzem insulina, que estimula as células do corpo a extrair glicose da corrente sanguínea. Outras células do pâncreas, chamadas células alfa, produzem glucagon, que aumenta a quantidade de glicose que o fígado libera na corrente sanguínea.

Artigo anterior
Quem tem problema de coração pode usar gengibre?
Artigo seguinte
Quais cristais podem molhar?