Como funciona o desconto da contribuição sindical?

Perguntado por: Gabriela Bianca Brito Leal Mota  |  Última atualização: 1. März 2025
Pontuação: 5/5 (22 avaliações)

Atualmente, os recursos da contribuição sindical são distribuídos da seguinte forma: 60% para os sindicatos, 15% para as federações, 5% para as confederações e 20% para a chamada “conta especial emprego e salário”, administrada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Quantas vezes é descontado a contribuição sindical?

Criada em 1940, a contribuição sindical, também conhecida como imposto sindical, é uma contribuição descontada da remuneração dos trabalhadores uma vez por ano.

Porque o sindicato é descontado na folha de pagamento?

Os valores são repassados aos sindicatos e usados para custear negociações coletivas, por exemplo. A contribuição não é obrigatória, mas trabalhadores não filiados a sindicatos terão que se opor formalmente para não ter seu salário descontado.

Sou obrigado a pagar a contribuição sindical?

Antes de 2017, a contribuição sindical era obrigatória, até mesmo para empregados não sindicalizados. Com a reforma trabalhista (Lei 13.467, de 2017), essa contribuição passou a ser facultativa para os não sindicalizados.

Qual é o valor do desconto da contribuição sindical?

Do total recolhido, 60% são destinados ao sindicato, 5% à Confederação, 15% à Federação e 20% ao Governo (artigo 589, inciso I da CLT).

Como não pagar a contribuição assistencial sindical, se você não quiser!

30 questões relacionadas encontradas

Como fazer o cálculo da contribuição sindical?

A contribuição sindical é paga pelo trabalhador uma vez por ano e corresponde à remuneração de um dia normal de trabalho (1/30 da remuneração mensal), sem inclusão de horas extras.

Como ficou o desconto sindical a partir da nova reforma trabalhista?

591 da CLT). A Lei 13.467/2017 (Lei da Reforma Trabalhista) alterou a CLT, estabelecendo que a contribuição sindical será facultativa, devendo o empregado requerer o desconto previamente ao empregador, autorizando de forma prévia (POR ESCRITO), voluntária, individual e expressa, conforme dispõe o art. 579 da CLT.

O que fazer para não descontar contribuição sindical?

Solicitação de cancelamento pode ser feita pelo portal Meu INSS. Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que notarem em seu extrato de pagamento o desconto não autorizado para entidades de classe, seja associação ou sindicato, podem pedir a exclusão dessa contribuição.

Como faço para cancelar o desconto do sindicato?

Se o trabalhador não quiser contribuir, deve seguir as seguintes etapas:
  1. Formalizar por escrito o exercício do direito de oposição;
  2. Fazer uma declaração na qual o empregado/trabalhador declara ao sindicato que não autoriza o desconto do valor da contribuição assistencial do seu salário;

Quanto é o desconto do sindicato 2024?

15% para a federação; 10% são destinados à Conta Especial Emprego e Salário (CEES); 10% para a central sindical; 5% são destinados à confederação correspondente.

Qual o valor da mensalidade do sindicato?

“Para as empresas ou entidades cujo capital social seja igual ou inferior a R$ 19.455,11 o valor para recolhimento da Contribuição Sindical mínima é de R$ 155,64, de acordo com o disposto no § 3º do art.

Sou obrigado a entregar carta de oposição para o sindicato?

A tradicional “cartinha de oposição” exigida por sindicatos profissionais, para que o empregado manifestasse seu desejo de não recolher a contribuição ao sindicato profissional, não é mais necessária e não deve ser exigida pela empresa.

Onde fica a contribuição sindical na carteira de trabalho?

Caso as páginas referentes aos registros da contribuição social estejam totalmente preenchidas, a contribuição sindical poderá ser anotada na seção “Anotações gerais”, presente em todas as carteiras de trabalho.

O que é contribuição sindical é para que serve?

A maior parte dos valores arrecadados pela contribuição sindical (60%) vai para os sindicatos. Essa verba permite que o sindicato exerça sua função de fortalecer a categoria profissional e defender os interesses dos trabalhadores que ele representa.

O que o sindicato não pode fazer?

O que o sindicato não pode fazer? Além de saber as atribuições do sindicato, é fundamental saber o que o sindicato não pode fazer para evitar confusão. Em primeiro lugar, o sindicato não pode obrigar o trabalhador a participar como filiado. Sendo assim, ele pode cancelar sua inscrição no sindicato.

É bom pagar o sindicato?

A contribuição sindical é importante porque é responsável por garantir que essas associações tenham recursos para apoiar e garantir que os direitos dos trabalhadores da categoria sejam atendidos. Além disso, há uma série de benefícios que fazem com que os colaboradores possam alcançar melhores condições de trabalho.

O que diz a nova lei sobre contribuição sindical?

"Os empregadores são obrigados a descontar da folha de pagamento de seus empregados relativa ao mês de março de cada ano a contribuição sindical dos empregados que autorizaram prévia e expressamente o seu recolhimento aos respectivos sindicatos", diz o artigo 582 da nova CLT.

Como cancelar a contribuição sindical mensal?

2. Prazos e Procedimentos de Cancelamento: A maioria das organizações tem procedimentos específicos para o cancelamento de mensalidades. Geralmente, é necessário notificar a entidade por escrito, indicando sua intenção de cancelar a associação e a contribuição mensal.

Foi aprovado o desconto sindical?

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou o projeto que proíbe a cobrança de contribuição sindical obrigatória, sem a prévia autorização do trabalhador (PL 2099/2023).

Como fazer uma carta para não pagar o sindicato?

setor __________, departamento _______, venho por meio desta comunicar que ME OPONHO ao desconto da contribuição assistencial, confederativa, negocial ou similar, estabelecida pelo Sindicato ________________________ na Convenção Coletiva de ____________, ou qualquer outra cobrança ou desconto salarial estabelecidos ...

Como funciona a carta de oposição ao sindicato?

Anteriormente à Reforma Trabalhista, era exigida por sindicatos profissionais a dita "carta de oposição", para que o empregado manifestasse seu desejo de não descontar a contribuição negocial, assistencial ou confederativa ao sindicato profissional.

Qual o valor do novo imposto sindical?

Quanto será o novo imposto sindical? A minuta do projeto, editada pelas centrais sindicais, fixa um teto para a nova taxa de até 1% do rendimento anual do trabalhador, a ser descontada na folha de pagamento. Segundo especialistas, esse valor corresponde a até três dias e meio de trabalho por ano.

Quando começa a valer o imposto sindical?

O tributo passou a ser opcional em 2017, mas o governo federal estuda sua volta em 2023, como forma de financiar os sindicatos, que perderam receita com a extinção do imposto obrigatório.

Quando é descontado a contribuição assistencial?

O desconto assistencial é uma taxa paga pelos trabalhadores sindicalizados ou não sindicalizados para ajudar a financiar as atividades do sindicato, como negociações coletivas, campanhas salariais e assistência jurídica.

Quem emite a carta sindical?

O Ministério do Trabalho e Previdência Social é o órgão competente para conceder o Registro Sindical à organização representativa de categoria econômica, profissional ou específica, com o fim precípuo de zelar pela unicidade sindical.

Artigo anterior
Quais são os meios de transporte no Brasil?
Artigo seguinte
Qual a importância do projeto de vida no ensino médio?