Como funciona o decaimento beta?

Perguntado por: Renata Erica de Andrade  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (63 avaliações)

Decaimento Beta (pósitron)
A condição para que um pósitron seja ejetado do núcleo, sendo o decaimento beta uma reação nuclear, é que ocorra decaimento de um próton em nêutron + pósitron + neutrino. No decaimento gama ocorre a emissão de ondas eletromagnéticas.

Como ocorre o decaimento beta menos?

Num núcleo estável, o nêutron não decai. Um nêutron livre, ou um em um núcleo que tem muito mais nêutrons do que prótons, pode decair emitindo uma partícula beta e um neutrino. O neutrino, não tem carga e tem massa praticamente nula, mas carrega uma apreciável quantidade de energia e de momento.

Como funciona a radiação beta?

A emissão de uma partícula beta (0-1β) é resultado do rearranjo do núcleo instável do átomo radioativo de modo a adquirir estabilidade. Para tanto, ocorre um fenômeno no núcleo, no qual um nêutron se decompõe originando três novas partículas: um próton, um elétron (partícula β) e um neutrino.

Quais são os produtos do decaimento beta?

O decaimento beta é a emissão de um elétron (e-) ou pósitron (e+) pelo núcleo. Existe também a captura eletrônica , que não será tratada neste texto. Neste tipo de decaimento, o número de massa A permanece constante e os números de prótons Z e de nêutrons N variam em uma unidade.

Como ocorre o decaimento?

O decaimento radioativo natural ocorre quando o núcleo do átomo de algum elemento químico é instável e, então, ele como que “se parte”, liberando radiações eletromagnéticas e desintegrando-se.

Sistema Isolamento Térmico pelo Exterior Beissier Therm

24 questões relacionadas encontradas

Como ocorre o processo de decaimento radioativo?

Um decaimento radioativo ocorre quando isótopos instáveis têm seus núcleos rompidos em razão da instabilidade atômica. Para entender por que um isótopo se desintegra é preciso nos atentar para o núcleo atômico. ... Diante disso, o núcleo se rompe, por não conseguir comportar essas cargas repelentes.

O que é um radionuclídeo?

Radionuclídeos ou radioisótopos são isótopos instáveis, ou seja, sujeitos ao processo de decaimento radioativo. Para entender melhor essa definição, vamos recordar as aulas de Química. Átomos são formados por partículas com carga positiva (prótons), neutra (nêutrons) e negativa (elétrons).

Onde é usada à radiação beta?

A radiação beta é uma forma de radiação ionizante emitida por certos tipos de núcleos radioativos. Como exemplo podem ser citados potássio-40, carbono-14, iodo-132, bário-126 entre outros. O decaimento beta é amplamente utilizado na medicina em fontes de braquiterapia para o tratamento de câncer e diagnósticos médicos.

Quais são os tipos de radiação beta?

Radiação beta (β): raios beta ou partículas beta, são elétrons, partículas negativas com carga – 1 e número de massa 0. Radiação Gama (γ): ou raios gama.

Quais são as principais características da radiação beta?

A radiação beta é a que possui carga negativa, por isso se assemelha aos elétrons. Os raios beta são mais penetrantes e menos energéticos que as partículas alfa, conseguem atravessar o papel alumínio, mas são facilmente barrados por pedaços de madeira.

O que é radiação beta positivo?

As partículas betas β têm carga negativa β ou positiva β+ e são elétrons e ou pósitrons e+ respectivamente. Pósitrons são anti-partículas dos elétrons. As partículas beta têm um espectro contínuo de energia com uma energia máxima característica.

Quando um elemento emite radiação beta?

Assim, quando um elemento radioativo emite uma partícula beta, ele se transforma em um isóbaro, isto é, elemento com mesmo número de massa (pois ele perdeu um nêutron, mas ganhou um próton) e com número atômico (número de prótons) maior 1 unidade.

Como funciona o processo de radiação?

A radiação de partículas ocorre quando um átomo instável (ou radioativo) se desintegra. A radiação eletromagnética (EM), por outro lado, não tem massa e viaja pelas ondas. A radiação EM pode variar de energia muito baixa para energia muito alta, e chamamos esse espaço de espectro eletromagnético.

Como é o processo de decaimento alfa?

A emissão alfa , desintegração alfa ou decaimento alfa é uma forma de decaimento radioativo que ocorre quando um núcleo atômico instável emite uma partícula alfa transformando-se em outro núcleo atômico com número atômico de duas unidades menor e número de massa 4 unidades menor.

Como um nêutron vira um próton?

Na radiação de partículas beta negativas, um nêutron no núcleo transforma-se em um próton, um elétron negativo e um neutrino. O elétron e o neutrino são emitidos no instante em que se formam, e o próton permanece no núcleo. Isto significa que o núcleo passa a conter mais um próton e menos um nêutron.

O que são partículas beta e alfa?

A radiação alfa possui massa e carga elétrica relativamente maior que as demais radiações. A radiação beta possui carga negativa, se assemelha aos elétrons. As partículas beta são mais penetrantes e menos energéticas que as partículas alfa, conseguem atravessar o papel alumínio, mas são barradas por madeira.

Quais são todos os tipos de radiação?

Existem três tipos de radiação: alfa, beta e gama. Becquerel, Ernest Rutherford, da Nova Zelândia, e Marie e Pierre Curie, da França, foram os responsáveis pela sua identificação.
...
Radiação Alfa
  • As partículas alfa são núcleos de hélio. ...
  • O núcleo do rádio, no qual prótons e nêutrons se unem para formar uma partícula alfa.

Quais são os tipos de radiação que existem?

As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.

Onde é utilizada a radiação alfa?

Apesar de ser altamente maléfica aos seres vivos, em determinadas doses, a radiação é utilizada para o tratamento de doenças, realização de diagnósticos, datação de fósseis e artefatos entre outros.

Onde se encontra a radiação alfa?

Os elementos radioativos são aqueles que possuem o núcleo muito instável e emitem radiações. As três emissões nucleares naturais são a alfa, a beta e a gama. A radiação alfa é emitida pelo núcleo com uma velocidade média de aproximadamente 20 000 km/s, o que representa 5% da velocidade da luz.

Qual o tipo de radiação mais forte?

Os raios gama possuem carga e massa nulas, emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica. As partículas gama percorrem dezenas de metros no ar e são mais perigosas quando emitidas por muito tempo podem causar má formação nas células.

O que é radioisótopos exemplos?

Radioisótopos é o nome dado aos isótopos radioativos, como, por exemplo, o urânio e o hidrogênio. Os Radioisótopos se referem a Isótopos que emitem radiação, ou seja, Isótopos radioativos. Isótopos são átomos com o mesmo número atômico e diferente número de massa, mas como saber se são radioativos?

O que são os rejeitos radioativos?

Rejeito nuclear radioativo é termo técnico para lixo nuclear que pode ter várias origens: material usado na medicina e na indústria; acidentes como o de Goiânia; combustível exaurido de reator nuclear.

O que é um exame de cintilografia?

O que é cintilografia? A cintilografia do miocárdio é um exame que tem finalidade de avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias que nutrem o músculo cardíaco, detectando possíveis falhas na irrigação de determinadas regiões do coração.

Para que serve o decaimento radioativo?

O processo de decaimento radioativo, sinônimo para tempo de meia-vida (t1/2) ou período de semidesintegração (P), é o fenômeno estatístico que permite prever por quanto tempo determinada quantidade de átomos produzirá emissões radioativas.

Artigo anterior
Como pagar o INSS Se você está desempregado?
Artigo seguinte
O que acontece se não pagar o certificado digital?