Como funciona o código de barras EAN-13?

Perguntado por: Sandro Carvalho Araújo  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (2 avaliações)

O código de barras EAN (Número de Artigo Europeu, em tradução livre) é um sistema internacional criado para a identificação dos itens em pontos de venda de varejo. Esse código contém 13 dígitos divididos em 4 blocos, sendo 12 referentes aos produtos e o último, a um dígito verificador.

Como funciona o código EAN-13?

O código UPC-A/EAN13 é composto de 12 dígitos mais um último dígito verificador. Sua finalidade é conferir se o leitor (scanner ou caneta ótica) efetuou a leitura correta. A razão pela qual se tornou necessária a inclusão deste dígito foi a necessidade de precisão e autochecagem das leitoras.

Quantos dígitos tem o EAN-13?

Especificações:Como o seu nome implica, os códigos de barras EAN-13 armazenam um total de 13 dígitos, em oposição aos códigos UPC-A, que armazenam 12.

Como fazer código de barras EAN-13?

Como gerar o símbolo EAN 13

Labeljoy requer que introduza 12 dígitos para gerar o código de barras. Insira os 12 dígitos na caixa de texto e clique em “Pré-visualizar” para saber se a codificação do EAN 13 está correcta. O 13º dígito (ou dígito de verificação) é calculado automaticamente.

Como se funciona o código de barras?

O princípio por trás dos códigos de barra é o mesmo da computação em geral: o código binário. Dessa forma, as listras representam uma sequência de zeros e um. O resultado é a descrição exata do produto graças a uma base de dados consultada pelo equipamento leitor, que pode ser um computador comum ou um smartphone.

EXCEL - Código de barras EAN-13 - Atualizado 2020

33 questões relacionadas encontradas

Porque todo código de barras começa com o número 7?

As barras e seus respectivos algarismos não ficam alinhados – por isso o número 7 vem antes das barras de sinalização. Os três primeiros números (789) indicam que o produto foi cadastrado no Brasil, apesar de não necessariamente ter sido fabricado aqui. Cada país tem uma combinação própria.

Como criar código de barras EAN?

A forma correta de gerar um código EAN é se filiando à GS1, que é a Associação Brasileira de Automação. Você vai precisar informar seu CPF ou CNPJ e enviar a documentação da empresa pelos Correios. Existe uma taxa de inscrição para a filiação e também uma anuidade.

Como registrar código de barras EAN?

Como registrar um EAN? Caso você seja um fabricante, é possível fazer o registro do EAN dos seus produtos. A única organização responsável por atribuir a licença para codificação de itens comerciais é a Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil).

Como criar um código de barras gratuito?

Para criar um código de barras no PC sem precisar instalar nada, é só acessar um site “gerador de código de barras” ou “barcode generator”. O meu preferido é o do Invertexto, que é em português e bem simples.

Quantos dígitos tem o EAN?

Composição do EAN

Como pode ser visto a partir da disposição do código de barras acima, o tipo padrão possui somente 12 dígitos, incluindo o dígito de verificação. Porém, na verdade representa 13 dígitos de dados.

Quantos números tem o EAN?

Especificações: Os 8 dígitos do código de barras EAN-8 são divididos em dois conjuntos com quatro dígitos cada. Possui dois dígitos que indicam o país onde o código de barras foi emitido.

Como calcular o dígito verificador do EAN-13?

Cálculo do dígito verificador EAN 13

Multiplicam-se os dígitos do código por 1 e por 3, em sequência repetitiva de 1 e 3; 7 * 1 = 7 8 * 3 = 24 9 * 1 = 9 1 * 3 = 3 0 * 1 = 0 0 * 3 = 0 0 * 1 = 0 3 * 3 = 9 1 * 1 = 1 5 * 3 = 15 5 * 1 = 5 0 * 3 = 0 Somando o resultado das multiplicações encontra-se o total de 73.

Como validar EAN?

A forma mais fácil de validar o seu GTIN é olhar para o código no seu produto e conferir duas vezes o número de dígitos que ele tem: 8, 12, 13 e 14. Ainda assim, a fim de equiparar todos os números, todos os GTINs são colocados em um código de 14 dígitos, adicionando-se para isso 0s à esquerda.

Como implementar código de barras em uma empresa?

10 Passos para Implementação de Códigos de Barras
  1. 1 Passo 1: Obtenha o seu código de barras.
  2. 2 Passo 2: Atribua os números de cada produto.
  3. 3 Passo 3: Escolha um processo de impressão.
  4. 4 Passo 4: Escolha um ambiente primário para a leitura dos seus códigos de barras.
  5. 5 Passo 5: Escolha um tipo de código de barras.

Como verificar código EAN?

Chamado oficialmente de European Article Number, o EAN anda lado a lado com o código de barras. Trata-se da sequência numérica de 13 números que aparece logo abaixo da imagem das barras impressas na maioria dos produtos.

Como criar um código de barras para meu produto?

Existem duas formas de como fazer código de barras para produtos. A primeira delas é através da entidade de controle de código de barras, a GS1 Brasil. E a segunda é através de uma empresa terceirizada.

O que significa o primeiro número do código de barras?

Os números 1 são referentes às faixas pretas, e os números 0, às faixas brancas. Sendo assim, quando um computador realiza a leitura, ele identifica quais colunas possuem ou não cor e atribui os números binários a essas variações. O padrão utilizado para essa sequência é que dá sentido ao código.

Quais são os tipos de códigos de barras?

CÓDIGOS DE BARRAS: CONHEÇA OS 8 TIPOS EXISTENTES
  • EAN. Código de barras EAN. ...
  • Databar. Código de barras DataBar. ...
  • UPC. Código de barras UPC. ...
  • ITF-14. Código de barras ITF-14. ...
  • Código 128. Código de barras 128. ...
  • Código 25 intercalado. Código de barras 25 intercalado. ...
  • QR code. Código de barras QR code. ...
  • DataMatrix. Código de barras DataMatrix.

Quantos números tem um código de barras de boleto?

Os números do boleto bancário formam a chamada linha digitável, uma sequência de números que representa o código de barras. Essa linha é composta por 47 ou 48 dígitos que são distribuídos em 5 campos.

Como comprar um código de barras?

Por isso, o primeiro passo que você deve dar para adquirir um código de barras é filiar-se à GS1 do Brasil. Com tal procedimento, você receberá o Prefixo GS1 da empresa.

Como vender código de barras?

Para gerar um código de barras GTIN e vender em marketplaces de todo o mundo você precisa se filiar à GS1! Feito isso, a sua empresa terá acesso também a um prefixo da GS1 como identificação de marca.

Quais são os códigos de barra no Brasil?

Para os códigos de barras no Brasil utilizamos o padrão EAN-13, com 13 dígitos, seguindo o mesmo padrão Europeu. Este modelo é o mais comum é o aceito em todos os comércios do território brasileiro.

Como calcular o dígito verificador?

Cálculo do Dígito Verificador
  1. Multiplique cada algarismo principal pelo seu respectivo peso: ...
  2. Some os produtos obtidos para encontrar o total: ...
  3. Divida esse total pela constante "11" para obter o resto: ...
  4. Se o resto da divisão for igual a 1 ou 0, o primeiro dígito será igual a zero.

Como calcular o código verificador do código de barras?

Ache o múltiplo de 10 mais próximo da soma dos produtos, que seja maior ou igual a essa soma(171): Neste caso é 180. Subtraia desse múltiplo (180) a soma dos produtos (171): 180 – 171 = 9, que é o código verificador procurado. Assim, o código de barras completo é: 789 99999 1234 9. Pronto!

Artigo anterior
Quais vírus são RNA?
Artigo seguinte
Como não engordar tomando injeção?