Como funciona o CFOP 5922?

Perguntado por: Núria Anna de Martins  |  Última atualização: 28. Juni 2024
Pontuação: 4.7/5 (14 avaliações)

O que é o CFOP 5922? Conforme falamos antes, o CFOP 5922 significa “Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura”. Ou seja, o CFOP 5922 representa uma operação de venda de um produto que você vai entregar futuramente!

Quando devo usar o CFOP 5922?

5922 - Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura. Classificam-se neste código os registros efetuados a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura.

Como funciona a nota fiscal de entrega futura?

A venda para entrega futura consiste em uma modalidade de venda em que o contribuinte do ICMS efetua uma venda de uma determinada mercadoria, sem que ocorra, no entanto a entrega imediata desta mercadoria, ou seja, a venda é realizada, mas com a entrega efetiva da mercadoria em uma data posterior.

Como funciona o Simples faturamento?

SIMPLES FATURAMENTO

Desta forma, esta nota fiscal de “Simples Faturamento” serve apenas para demonstrar a existência de um negócio jurídico, não havendo de fato a efetiva circulação de mercadoria, razão pela qual a legislação tributária veda o destaque do valor do ICMS no referido documento fiscal.

Como fazer devolução de venda para entrega futura?

Como fazer cancelamento ou desfazimento de venda para entrega futura. O cancelamento de nota fiscal de venda para entrega futura deve ser tratada como desfazimento da venda, visto que de acordo com a lei, não podemos emitir nota fiscal simbólica de devolução por não ter ocorrido a efetiva saída de mercadoria.

Venda para Entrega Furuta: Qual o CFOP? Qual a tributação? Como funciona?

32 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença entre faturamento antecipado e venda para entrega futura?

Esta é a diferença essencial, pois na venda para entrega futura a mercadoria fica a disposição do adquirente, enquanto no faturamento antecipado isto não ocorre.

Qual a diferença do CFOP 5117 e 5922?

O CFOP 5117 somente tem sua utilização na seguinte situação: Quando as negociações forem feitas, mas a mercadoria ainda não foi nem produzida ou entregue para o comprador; No momento da saída dos devidos produtos negociados, o faturamento é classificado com o código 5.922.

Qual o CFOP de devolução de venda para entrega futura?

DEVOLUÇÃO CFOP 5922 – Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura – ICMS – .:: SEFAZ – MT ::.

Qual CFOP tributa 5922 ou 5117?

Uma empresa do simples nacional que faz a operação de venda para entrega futura, qual é a forma correta de recolher o ICMS, pelo CFOP 5922 ou 5117? Pois pela lei do simples nacional se recolheria pelo 5922 conforme vi outros foruns aqui.

Qual CFOP de venda para entrega futura?

Desse modo, caso o vendedor opte por emiti-la, deverá fazê-lo com a natureza de “Simples Faturamento - Venda para Entrega Futura”, com o CFOP: 5.922/6.922, que deverá ser escriturada pelo Destinatário do documento, no Livro Registro de Entradas, com o CFOP: 1.922/2.922.

O que é simples faturamento para entrega futura?

O que é a venda para entrega futura? Essa operação ocorre quando um faturamento é realizado de maneira antecipada à entrega. Isso ocorre em comum acordo com quem vende e quem compra. Nesse caso, portanto, ocorre uma compra, mas a circulação de mercadorias não acontece de fato, ainda.

Qual Csosn para CFOP 5922?

Resposta: Caso a empresa seja optante pelo SIMPLES NACIONAL o referido imposto deverá ser tributada da primeira nota fiscal (5.922 ou 6.922) com CSOSN 0900 e a segunda nota fiscal (5.116, 5.117 ou 6.116 e 6.117) sem tributação CSOSN 0400, exceto nos casos de mercadorias sujeitas ao ICMS ST, neste caso informar o CSON ...

Qual CFOP usar para faturamento antecipado?

Faturamento antecipado: Quando existe o recebimento dos valores acordados, mas não existe a disponibilidade do produto, fato que não caracteriza a operação de venda, logo a tributação dos imposto federais e do ICMS acontecerá na segunda operação com CFOP 5.117.

Quando emitir nota de simples faturamento?

Nesse material abordamos o que são e como emitir Notas de Simples Faturamento. Esse documento é utilizado sempre que é realizada a venda ou compra de uma mercadoria, que já esteja no consumidor final ou somente será entregue após a emissão da nota.

Para que serve a nota fiscal de simples faturamento?

• Nota Fiscal de Simples Faturamento

A emissão desta NF serve apenas para demonstrar a existência de um negócio jurídico, não havendo efetiva circulação de mercadoria. Razão pela qual a legislação tributária veda o destaque do valor do ICMS nessa nota.

Qual o CFOP do Simples Nacional?

CFOP 5949 SIMPLES NACIONAL – Simples Nacional – .:: SEFAZ – MT ::.

O que é remessa de faturamento antecipado?

A operação comumente denominada faturamento antecipado caracteriza-se com a emissão da Nota Fiscal de simples faturamento, por opção ou por exigência da legislação estadual, não tendo sido adquiridos ou produzidos as mercadorias ou os produtos vendidos.

Quando devo usar o CFOP 1922?

1922 - Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de compra para recebimento futuro. Classificam-se neste código os registros efetuados a título de simples faturamento decorrente de compra para recebimento futuro.

Qual o CFOP para nota fiscal de simples remessa?

O CFOP para simples remessa é o 5.949, e ele é utilizado para indicar operações em que não há a transferência de propriedade, como remessas para conserto, retorno de mercadorias em garantia, entre outros casos semelhantes.

Como fazer CFOP de devolução?

Para receber uma devolução de venda realizada, o CFOP iniciaria com:
  1. Código 1: entrada e/ou aquisições de serviços dentro do Estado;
  2. Código 2: entrada e/ou aquisições de serviços de outros Estados;
  3. Código 3: entrada e/ou aquisições de serviços do exterior.

Quando utilizar CFOP 5117?

Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento, quando da saída real da mercadoria, cujo faturamento tenha sido classificado no código “5.922 - Lançamento efetuado a título de simples faturamento ...

Qual CST para o CFOP 5117?

No momento seguinte, para a respectiva entrega da mercadoria, utilizou-se o CFOP 5117 e 6117, com CST 110.

O que é contrato de venda futura?

Para quem não conhece este tipo de contratação muito comum no mercado agrícola, trata-se basicamente de um compromisso de entrega futura do produto com preço fixado em data pretérita, visando uma garantia de não oscilação de valor do produto, tanto para quem compra, quanto para quem vende.

Qual nota emitir primeiro 5922 ou 5117?

Sempre é usado o CFOP 5922 primeiro, pois ela representa a venda da operação do CFOP 5117! Isto é, vamos sempre fazer a operação financeira com o CFOP 5922 e depois entregar a mercadoria com a operação do CFOP 5117. Essa é a ordem de emissão dessas operações fiscais.

Quando utilizar o CFOP 5115?

5115 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, recebida anteriormente em consignação mercantil Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, recebidas anteriormente a título de consignação mercantil.

Artigo anterior
Pode esquentar leite fórmula no microondas?
Artigo seguinte
Que dia vai acabar a novela Salve-se quem puder?