Como se chamava o líder dos genos na Grécia da Antiguidade?

Perguntado por: William Cruz de Melo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (14 avaliações)

Tem mais depois da publicidade ;) No campo político, os genos eram comandados por um líder comunitário chamado pater, que exercia funções de caráter judicial, administrativo e religioso.

Quem era os genos na Grécia?

"raça, estoque, parentes"; plural: γένη - genē), na Grécia Antiga, era um tipo de organização social na qual alguns indivíduos alegavam descendência comum, referindo-se por um nome único (ver sânscrito "Ganá").

O que é um Geno?

Assim, os genos eram sociedades patriarcais, cujos membros compartilhavam laços consanguíneos. Nos genos, os bens eram comuns a todos os habitantes, ou seja, era baseado numa sociedade igualitária, donde seus membros (os gens) cultivavam as terras e criavam animais para o sustento de todos.

O que provocou a desagregação dos genos?

b) Os genos desagregaram-se porque: faziam uso de técnicas rudimentares que não acompanhavam o crescimento da população; passaram a utilizar terras menos férteis e a usar mão-de-obra suplementar; a terra começou a ser dividida em núcleos cada vez menores e insuficientes para exploração.

O que marcou o período homérico?

A arqueologia mostra que houve um colapso da civilização que habitava o mundo Mediterrâneo oriental durante esse período. Os grandes palácios e cidades dos micênicos foram destruídos ou abandonados. A civilização hitita entrou em colapso. Cidades inteiras foram destruídas, desde Troia até Gaza.

A formação da Grécia Antiga: dos genos as pólis gregas

43 questões relacionadas encontradas

Quais as principais características do período pré-homérico?

Características do Período Pré-homérico: Resumo

O período pré-homérico origina o desenvolvimento da civilização grega que fora constituída pela miscigenação de diversos povos da antiguidade que invadiram a região: cretenses, aqueus, jônios, eólios e dórios. Corresponde a uma fase inicial de povoamento da Grécia.

O que marcou o Período Arcaico?

O Período Arcaico da história da civilização grega, ocorrido entre os séculos VIII e VI a.C., foi caracterizado principalmente pelo fim da comunidade gentílica, que se formou no Período Homérico, e pelo fortalecimento da organização dos membros da sociedade em torno das pólis, as cidades-Estado, comandadas por uma ...

Como ocorreu a desintegração das comunidades Gentílicas?

O surgimento das cidades-Estado

Faltavam terras férteis e as técnicas de produção eram rudimentares. Em vista disso, houve a desintegração das comunidades gentílicas: seus membros, liderados pelo pater de sua submissão, resolveram partilhar as terras coletivas.

Qual é a diferença entre os genos e as polis gregas?

Antes da criação da polis (cidade-estado), os cidadãos gregos agrupavam-se em comunidades denominadas Genos; nessas comunidades patriarcais, quem tomava as decisões eram sempre os cidadãos mais velhos.

O que os genos faziam?

No campo político, os genos eram comandados por um líder comunitário chamado pater, que exercia funções de caráter judicial, administrativo e religioso. Mesmo com a divisão igualitária dos bens, o grau de parentesco com o chefe do genos era capaz de definir algumas distinções sociais.

Qual era a função dos Eupatridas?

Eupátridas: Eram os bem nascidos, membros da aristocracia ateniense, grandes proprietários de terras e escravos. Inicialmente, possuíam amplos poderes sobre o governo da pólis, mas depois de algumas reformas, em especial a de Sólon, o seu poder acabou se tornando mais limitado.

Qual é a religião dos gregos?

A religião grega era politeísta. Os deuses tinham formas humanas, virtudes e defeitos; eles apenas se diferenciavam dos homens por serem imortais. A vida humana e a natureza eram regidas pela vontade e determinação desses deuses; cada um deles representava algo nas atividades humanas ou da natureza.

Quem eram os escravos da Hélade?

Os escravos costumavam ser inicialmente capturados nas cercanias dos grandes centros (pólis), a algumas dezenas de quilómetros, uma vez que a Hélade (Grécia) não era uma agregação territorial, mas antes um conjunto de pólis autónomas. ...

O que significa a palavra Eupatridas?

[ História ] Que ou quem era membro das famílias aristocráticas que dominavam Atenas, na Antiguidade clássica.

O que eram as pólis gregas?

A polis era controlada por uma oligarquia aristocrática e possuía uma organização própria e, portanto, independência social, política e econômica. A organização social da polis era constituída basicamente por homens livres (os cidadãos gregos) nascidos na polis, mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos.

O que significa pólis grego?

A pólis grega ou cidade-Estado é um dos elementos fundamentais da civilização grega, resultante da conjugação de um conjunto variado de fatores.

Qual a diferença entre uma cidade-estado e uma pólis?

A palavra política deriva do termo grego pólis, sigificando o governo do território, ou Estado, neste caso. Há, na pólis, uma identificação do conjunto dos cidadãos do território com a noção de Estado: daí o termo cidade-estado. O Estado confundia-se com a comunidade que representava, mais do que com o território.

Como se desenvolvia a pólis grega?

O agrupamento das tribos e a influência dos Eupátridas determinaram a formação das primeiras Cidades-Estado, ou seja, as pólis gregas. Em muitas dessas pólis, vemos que a povoação se desenvolvia em torno da acrópole. Situada no ponto mais alto da cidade, esse espaço congregava os palácios e templos de uma pólis.

Quais foram as consequências da desintegração do sistema gentílico?

Entre as consequências da desintegração do sistema gentílico estão as desigualdades sociais e econômicas. Os parentes mais próximos do pater foram beneficiados, sendo conhecidos como eupátridas (bem-nascidos).

Por que as comunidades Gentílicas entraram em crise Qual foi o resultado de tal situação?

Nesses moldes, a terra tinha uso coletivo e as atividades eram organizadas pela figura do pater. Ao fim desse período, observamos que as comunidades gentílicas entraram em crise a partir do momento em que as técnicas de produção não conseguiam distribuir recursos iguais entre os integrantes da comunidade.

Qual foi a principal característica do Período Arcaico?

Principais características do período arcaico:

- Construção dos primeiros templos. - Gestação do sistema político democrático. Muitas pólis gregas eram governadas por reis (chamados de basileus) neste período. - Surgimento do alfabeto fonético grego.

O que marcou o período clássico?

O período clássico grego é marcado pela ascensão das cidades-Estado e o desenvolvimento de grandes conflitos. Compreendido entre os séculos V e IV a.C., o período clássico é entendido como uma das fases mais significativas da história grega para a civilização ocidental.

São características do Período Arcaico século?

São características do período arcaico (séculos VIII-VI a.C.), na Grécia Antiga: a) desenvolvimento dos oikos e expansão creto-micênica. b) desenvolvimento das póleis e expansão pelo Mediterrâneo. c) rivalidades entre Esparta e Atenas e Guerra do Peloponeso.

Quais as principais características do período helenístico?

Uma das principais características da cultura helenística foi a fusão entre a tradição grega e a cultura oriental que se expandiu e dominou várias regiões ao redor do mundo, sendo bastante influente na arte, na filosofia, nas ciências e na astronomia.

Quais as características da sociedade grega durante o Período Homérico?

Durante o período homérico, os povos gregos se organizavam predominantemente em genos, grandes famílias lideradas por um chefe, o páter, o que caracterizou as comunidades gentílicas como patriarcais. ... Este processo lento, ao longo do tempo, provocou algumas mudanças na organização da sociedade grega da época.

Artigo anterior
Quantos anos tem o Banco do Brasil?
Artigo seguinte
É preciso visto para entrar em Israel?